Turma CS204 - Comunicação, Cultura e Sociedade - Turma A
CS204 A
Comunicação, Cultura e Sociedade
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Privilegia-se as relações entre os meios audiovisuais, a cultura de massa, a arte contemporânea, notando de que maneiras tais relações redimensionam, historicamente, o imaginário social entre os séculos XIX - XXI. Estuda-se também os meios audiovisuais, por intermédio da produção, difusão, reapropriação, interpretação e ressignificação das imagens na sociedade.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Cultura e Ideologia: comunicação, cultura e sociedade
- O mundo moderno e a comunicação mediada
- A reprodutibilidade técnica, a ascensão das “massas” e a crise da cultura
- A Economia das trocas simbólicas
- O Centro de Estudos em Cultura Contemporânea de Birmingham
- Teoria das Mediações e as Culturas Híbridas
- O consumo cultural e os intermediários culturais
- A modernidade líquida e a hipermodernidade
- Sociedades Disciplinares e Sociedades de Controle
- Sociedades em Rede
- As tecnologias digitais como formas culturais: o imaginário numérico
- Esfera pública moderna, redes e a esfera pública interconectada
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. 13ª. Reimpressão. São Paulo: Cia das Letras, 1996
BOLTANSKI, Luc, CHIAPELO, Ève. O Novo Espírito do Capitalismo, São Paulo: Martins Fontes, 2009
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas Campinas/SP: Papirus, 1997
_______________. O Campo Econômico. Campinas/SP: Papirus, 2000
BROWN, John S., DUGUID, Paul. A Vida Social da Informação. São Paulo: Makron Books, 2001.
BURKE, Peter. Hibridismo cultural. Vale do Rio dos Sinos-RS: Editora UNISINOS, 2008.
CANCLINI, Nestor G. Consumidores e cidadãos. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
_________________. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em rede – vol I.São Paulo: paz e Terra, 1999 ________________. A Galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003
CEVASCO, Maria Elisa. Para ler Raymond Williams.São Paulo: Paz e Terra, 2001
___________________. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo, 2003.
COSTA, Rogério da. Inteligência afluente e cibercultura. In: LEÃO, Lúcia (org.) Derivas: cartografias do ciberespaço. São Paulo; annablume, 2004.
DELEUZE, Giles. Conversações. São Paulo: editora 34, 1992
DUARTE, Fábio, QUANDT, Carlos, SOUZA, Queila. O Tempo das Redes. São Paulo: Perspectiva, 2008
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 1991.
________________.Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor, 2002
GIRARDI Jr. Liráucio. Pierre Bourdieu: questões de sociologia e comunicação. São Paulo: Annablume/Fapesp, 2007
HALL, Stuart A. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
______________. Identidades culturais na pós-modernidade. Trad. Tomaz. T. da Silva e Guacira Louro. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A Ed., 1998.
HARVEY, David. A Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992
GODBOUT, Jacques T. O Espírito da Dádiva. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999
HARVEY, David. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.
MAIGRET, Éric. A Sociologia da Comunicação e das Mídias. São Paulo: Editora Senac, 2010
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. 2 ed. Rio de janeiro: Ed. UFRJ, 2001.
ORTIZ, Renato. Mundialização e Cultura. São Paulo: brasiliense, 1994
____________. (org) Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 198
SOUSA, Mauro Wilton de. (org). Recepção Midiática e Espaço Público: novos olhares. São Paulo: SEPAC/Paulinas, 2006
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo : Paulus, 2007
SASSEN, Saskia. Sociologia da Globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010
SLATER, Don. Cultura de Consumo e Modernidade. São Paulo: Nobel, 2002.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a Mídia? São Paulo: Loyola, 2002
THOMPSON, John. B. A mídia e a modernidade. Uma teoria social da mídia. 12 ed. Rio de Janeiro, Vozes, 2011.
VVAA. Esfera Pública, Redes e Jornalismo. Rio de Janeiro: E-Papers, 2009
WILLIAMS, Raymond. Cultura e Sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1969.
_________________.Television: technology and cultural form. London: Routledge, 1994 (reprinted)
_________________. Palavras-Chave. São Paulo: Boitempo, 2007
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Identificar de que modo as transformações sociais, políticas e culturais modernas relacionam-se com a composição do gosto e dos estilos de vida e com os processos de fruição cultural e de comunicação.
- Desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre o consumo cultural e a comunicação tanto do ponto de vista histórico quanto conceitual.
- Reposicionar a questão da técnica e da tecnologia como formas culturais.
- Reconhecer algumas propriedades gerais dos campos sociais
- Analisar o modo pelo qual os novos ambientes de comunicação e as práticas sociais reconfiguram as experiências sociais, culturais e políticas no mundo contemporâneo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A composição da nota será fundamentada na apresentação e participação nos seminários e pelo trabalho final. Para o trabalho final, os alunos, divididos em grupos, deverão desenvolver uma peça audiovisual e um artigo científico, que discuta de forma crítica alguma das questões trabalhadas em sala de aula. Os grupos deverão se valer de outras referências além das apresentadas em sala e poderão utilizar qualquer tipo de material (arquivo, entrevistas, áudio, entre outros).
Cronograma (Plano de Aula)
Especificado junto ao Conteúdo Programático
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será conduzida através de aulas expositivo-dialogadas, realização de estudos dirigidos; tendo o professor como um catalizador do processo de aprendizagem pelo aluno; apresentação de seminários; realização de estudos de caso; e, realização de debates