Turma CS303 - Edição de Produtos Audiovisuais - Turma A
CS303 A
Edição de Produtos Audiovisuais
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A montagem ou edição é uma das etapas principais na produção do sentido na produção audiovisual e sua realização implica em uma análise minuciosa de todo material de imagem e som que deverá compor o produto final. É o momento final da criação, quando se determina a articulação das imagens, entre elas e sua relação com o som. Objetiva fornecer um instrumental, técnico e crítico para a concepção e realização dos procedimentos editoriais. Enfoca as questões de produção de sentido nos diversos meios de comunicação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
A montagem fílmica no cinema silencioso: de Lumière e Méliès à narrativa decupada multiplanar de Griffith.
2. A montagem na desconstrução na narrativa cinematográfica no cinema silencioso: a montagem intelectual, o surrealismo, o expressionismo e as abstrações experimentais.
3. “Fragmentos da verdade”: as experiências de Kuleshov, a montagem poético-autoral de D. Vertov e as colagens de J.L. Godard.
4. A arte e a técnica das inserções de ruídos, músicas incidentais, silêncio e diálogos na construção sonora audiovisual.
5. A introdução e o papel das cores na produção e na finalização cinematográfica.
6. A edição multiplanar em tempo real: aspectos narrativos, tecnológicos e conjunturais da linguagem televisiva ao vivo e seus desdobramentos contemporâneos.
7. Características genéricas das produções seriadas para televisão e novas mídias: heranças radiofônicas e cinematográficas.
8. Videoarte, videoclipes, home videos e plataformas on-line: aspectos comparativos e transformadores entre a produção de vídeos analógicos e digitais.
9. Edição e pós-produção: plataformas digitais e os desafios da pós-produção transmídia, cross-media em múltiplas telas.
10. Aspectos hiper-narrativos de produtos interativos em realidades virtuais e aumentadas: arquiteturas sistêmicas e agenciamento sob perspectivas narratológicas e ludológicas.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AUMONT, Jacques. A estética do filme. 5 a. Ed. Campinas/SP: Papirus, 2007 (Coleção Ofício de Arte e Forma).
BORDWELL, David; KRISTIN THOMPSON. A arte do cinema: uma introdução. Campinas e São Paulo: Editora da UNICAMP e EDUSP, 2013.
BUSHOFF, Nrunhild (Ed.) Developing interactive narrative content. Munique: Sagas Sagasnet Reader, 2002.
CHION, Michel. A Audiovisão. Lisboa: Texto & Grafia, 2008.
DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo – história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
EISENSTEIN, Serguei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
___________. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
KULECHOV, Leon. Tratado de la realización cinematográfica. Editora Futuro: Buenos Aires, 1947.
LEONE, Eduardo. Reflexões sobre a montagem cinematográfica. Belo Horizonte: Editora
UFMG/Mídia@rte, 2005.
MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: SENAC, 2000
__________. A arte do vídeo. São Paulo: Brasiliense, 1988.
__________. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
MURRAY, Janet. Hamlet no hollodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Unesp / Itaú Cultural, 2003.
MURCH, Walter. Num piscar de olhos – a edição sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
REISZ, Karel e MILLAR, Gavim. A técnica da montagem cinematográfica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme, 1978.
RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.
RYAN, Marie-Laure. Narrative as virtual reality. Baltimore / London, 2001.
SAMADA, Yuri; SAMADA, Vera. Vídeo digital. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Fundamentar e instrumentalizar técnica e criticamente à prática da edição de som e imagens nas diferentes e contemporâneas inferfaces de veiculação de conteúdo audiovisual.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação da capilaridade dos trabalhos práticos realizados com os objetivos da disciplina.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Disponibilização de conteúdo EaD (textos em PDF, vídeos e links de conteúdo disponível na Internet selecionado para referências.
Aulas expositivas ao vivo e gravadas.
Execução de exercícios práticos individuais (sujeito à disponibilidasde tecnológica).
Rodas de comversa em ambiente virtual para orientações e retorno crítico (feedback) dos trabalhos realizados.