Turma CS404 - História do Cinema II - Turma A
CS404 A
História do Cinema II
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina apresenta um panorama abrangente da história do cinema, do Pós-Guerra em diante com a irrupção e estabelecimento do cinema moderno até o cinema contemporâneo. O método inclui o estudo de escolas e gêneros, análises de filmes e reflexões sobre a forma, o texto e o contexto de produção, bem como a inter-relação entre filme e outras artes e mídias.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aula 1. Discussão do programa e distribuição de tarefas
Introdução O cinema de autor e do neo-realismo italiano
Roberto Rosselini
Exibição de Roma cidade aberta
Aula 2. Vittorio de Sica
Lucchino Visconti
Exibição de Ladrões de bicicleta
Aula 3. Nouvelle Vague na França
Jean-Luc Godard
Exibição de O acossado
Aula 4. Fraçois Truffaut
Alain Resnais
Exibição de Os incompreendidos ou O ano passado em Mariembad
Aula 5. Cinema Novo Brasileiro
Nelson Pereira dos Santos Roberto Santos Glauber Rocha
Exibição de Rio 40 graus
Aula 6. O moderno cinema de Igmar Bergman
Exibição de O sétimo selo
Aula 7. O Novo Cinema Alemão
Werner Herzog, Fassbinder e Win wenders
Exibição de Aguirre, a cólera dos deuses
Aula 8. Reiner Fassbinder
Win Wenders
Exibição de O estado das coisas
Aula 9. Cinema Japonês -A Nouvelle Vague Japonesa
e a obra de Akira Korosawa
Exibição de Dodeskaden
Aula 10. Cinema espanhol dos 60 a 90
Luis Buñuel
Carlos Saura
Pedro Almodóvar
Exibição de O anjo exterminador
Aula 11. O cinema de Polonês - A escola de Lodd
Roman Polanski
Exibição de A faca n’água
Aula 12. O cinema Italiano dos anos 60
Federico Fellini
Píer Paolo Pasollini
Exibição de Teorema ou 8 ½
Aula 13. Francis Ford Coppola
Stanley Kubrik
Exibição de Laranja Mecânica ou O poderoso Chefão - 1
Aula 14. O Dogma Dinamarquês
Exibição de filme do movimento
Aula 15. O novo cinema do Oriente Médio
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ANDRADE, Lourdes & TURRENT, Tomás Pérez (org). Buñuel, México y el surrealismo.
Cidade do México, Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 1996
ALMEIDA, Manoel Faria de: Cinema Documental, Porto, Ed.Afrontamento, 1992
ARAÚJO, Inácio: Alfred Hitchcock (Coleção Encanto Radical 15), São Paulo, Brasiliense,
1984
BAECQUE, Antoine de (compilador): La política de los autores – Manifestos de una generación de cinéfilos, Barcelona, Paidos, 2003
BARCIA, José Rubia: Con Luis Buñuel en Holywood y después, A Coruña, Ediciós do
Castro, 1992
BAZIN, André: O cinema da crueldade, São Paulo, Martins Fontes, 1989
---------: O cinema: ensaios, São Paulo, Brasiliense, 1991
BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977
_____. O autor no cinema. São Paulo, Brasiliense, 1994
_____. Cinema brasileiro: Propostas para uma história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981
BRAGG, Melvyn, O sétimo selo, Rio de Janeiro, Rocco, 1995
BUÑUEL, Luis: Meu último suspiro, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982
CANEVACCI, Massimo: Antropologia do cinema: do mito à indústria cultural, São Paulo,
Brasiliense, 1984
DURGNAT, Raymondd: Luis Buñuel, London, Movie Magazine, 1970
EVANS, Peter William. Las películas de Luis Buñuel. Barcelona, Ediciones Paidós, 1995
FABRIS, Mariarosaria. O neo-realismo cinematográfico italiano. São Paulo, EDUSP, 1996
HENNEBELLE, Guy: Os cinemas nacionais contra Hollywood, Rio de Janeiro, Paz e Terra,
1978
HERNÁNDEZ, Marta: El aparato cinematográfico español, Madrid, Akal Editor, 1976
LAWSON, John Howard: El proceso creador del filme, La Habana, Editora Arte y
Literatura, 1986
LEAMING, Barbara: Orson Welles - uma biografia, Porto Alegre, L&PM, 1987
MONTEVERDE, josé ENRIQUE. Veinte años de cine español, 1973-1992. Barcelona,
Paidós, 1993
NAGIB, Lúcia. Em torno da nouvelle vague japonesa. Campinas, Ed.Unicamp,1993
PEÑULA CAÑIZAL, Eduardo (org). Um jato na contramào – Buñuel no México. São
Paulo, Ed. Perspectiva – Debates, 262, 1993
PEÑULA CAÑIZAL, Eduardo (org). Urdidura de sigilos – Ensaios sobre o cinema de
Almodovar. São Paulo, AnnaBlume, 1996
RAMIO, Joaquim Romaguera I; Thevenet, Homero Alsina (Eds.) – Textos y Manifestos del cine, Madrid, Catedra, 1989
SADOUL, Georges: Historia do cinema mundial, vols.1,2 e 3, Lisboa, Livros Horizonte,
1983
SANCHES VIDAL, Agustín: Luis Buñuel - obra cinematográfica, Madrid, Ed. J.C., 1984
SHUMANN, Peter B. Historia del cine latinoamericano. Buenos Aires, Ed. Legasa, 1987
SICLIER, Jacques: La nueva ola, Madrid, Ediciones Rialp, 1962
SIMÕES, Inimá. Roberto Santos – A hora e vez de um cineasta. São Paulo, Estação
Liberdade, 1997
SKLAR, Robert. História social do cinema americano. São Paulo, Cultrix, 1975
STRAUSS, Frédéric. Pedro Almodóvar – Un cine visceral. Madrid, Ediciones El País, 1995
VEILLON, Olivier-René. O cinema americano dos anos cinqüenta. São Paulo, Martins Fontes, 1993
WENDERS, Win, Emotion Pictures, Lisboa, Edições 70, 1986
ZÁTONYL, Marta (compiladora). Voces sobre Kieslowski, Buenos Aires, UBA, 2000
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
A disciplina apresenta um panorama abrangente da história do cinema, dos seus primórdios até a 2ª Guerra Mundial, ou seja, o momento em que tem origem o que se convencionou chamar de “cinema moderno”. O método inclui o estudo de escolas e gêneros, análises de filmes e reflexões sobre a forma, o texto e o contexto de produção, bem como a inter-relação entre filme e outras artes e mídias.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
em brancoCronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
A disciplina é desenvolvida através de aulas expositivas, seminários realizados pelos alunos e exibição de filmes. O recorte metodológico privilegia o enfoque do diretor como autor a partir das chamadas novas cinematografias, como por exemplo o Neo-realismo italiano, a Nouvelle Vague francesa, a Nouvelle Vague japonesa, o Cinema Novo brasileiro e o Novo Cinema Alemão.