Turma CS404 - História do Cinema II - Turma A

Código / Turma

CS404 A

Nome

História do Cinema II

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
20/06/2022 09:03
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Francisco Elinaldo Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina apresenta um panorama abrangente da história do cinema, do Pós-Guerra em diante com a irrupção e estabelecimento do cinema moderno até o cinema contemporâneo. O método inclui o estudo de escolas e gêneros, análises de filmes e reflexões sobre a forma, o texto e o contexto de produção, bem como a inter-relação entre filme e outras artes e mídias.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aula 1. Discussão do programa e distribuição de tarefas

Introdução O cinema de autor e do neo-realismo italiano

Roberto Rosselini

Exibição de Roma cidade aberta

 

Aula 2. Vittorio de Sica

Lucchino Visconti

Exibição de Ladrões de bicicleta

 

Aula 3. Nouvelle Vague na França

Jean-Luc Godard

Exibição de O acossado

 

Aula 4. Fraçois Truffaut

Alain Resnais

Exibição de Os incompreendidos ou O ano passado em Mariembad

 

Aula 5. Cinema Novo Brasileiro

Nelson Pereira dos Santos Roberto Santos Glauber Rocha

Exibição de Rio 40 graus

 

Aula 6. O moderno cinema de Igmar Bergman

Exibição de O sétimo selo

 

Aula 7. O Novo Cinema Alemão

Werner Herzog, Fassbinder e Win wenders

Exibição de Aguirre, a cólera dos deuses

 

Aula 8. Reiner Fassbinder

Win Wenders

Exibição de O estado das coisas

 

Aula 9. Cinema Japonês -A Nouvelle Vague Japonesa

e a obra de Akira Korosawa

Exibição de Dodeskaden

 

Aula 10. Cinema espanhol dos 60 a 90

Luis Buñuel

Carlos Saura

Pedro Almodóvar

Exibição de O anjo exterminador

 

Aula 11. O cinema de Polonês - A escola de Lodd

Roman Polanski

Exibição de A faca n’água

 

Aula 12. O cinema Italiano dos anos 60

Federico Fellini

Píer Paolo Pasollini

Exibição de Teorema ou 8 ½

 

Aula 13. Francis Ford Coppola

Stanley Kubrik

Exibição de Laranja Mecânica ou O poderoso Chefão - 1

 

Aula 14. O Dogma Dinamarquês

Exibição de filme do movimento

 

Aula 15. O novo cinema do Oriente Médio 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ANDRADE, Lourdes & TURRENT, Tomás Pérez (org). Buñuel, México y el surrealismo.

Cidade do México, Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 1996

ALMEIDA, Manoel Faria de: Cinema Documental, Porto, Ed.Afrontamento, 1992

ARAÚJO, Inácio: Alfred Hitchcock (Coleção Encanto Radical 15), São Paulo, Brasiliense,

1984

BAECQUE, Antoine de (compilador): La política de los autores – Manifestos de una generación de cinéfilos, Barcelona, Paidos, 2003

BARCIA, José Rubia: Con Luis Buñuel en Holywood y después, A Coruña, Ediciós do

Castro, 1992

BAZIN, André: O cinema da crueldade, São Paulo, Martins Fontes, 1989

---------: O cinema: ensaios, São Paulo, Brasiliense, 1991

BERNARDET, Jean-Claude. Brasil em tempo de cinema. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977

_____. O autor no cinema. São Paulo, Brasiliense, 1994

_____. Cinema brasileiro: Propostas para uma história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981

BRAGG, Melvyn, O sétimo selo, Rio de Janeiro, Rocco, 1995

BUÑUEL, Luis: Meu último suspiro, Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982

CANEVACCI, Massimo: Antropologia do cinema: do mito à indústria cultural, São Paulo,

Brasiliense, 1984

DURGNAT, Raymondd: Luis Buñuel, London, Movie Magazine, 1970

EVANS, Peter William. Las películas de Luis Buñuel. Barcelona, Ediciones Paidós, 1995

FABRIS, Mariarosaria. O neo-realismo cinematográfico italiano. São Paulo, EDUSP, 1996

HENNEBELLE, Guy: Os cinemas nacionais contra Hollywood, Rio de Janeiro, Paz e Terra,

1978

HERNÁNDEZ, Marta: El aparato cinematográfico español, Madrid, Akal Editor, 1976

LAWSON, John Howard: El proceso creador del filme, La Habana, Editora Arte y

Literatura, 1986

LEAMING, Barbara: Orson Welles - uma biografia, Porto Alegre, L&PM, 1987

MONTEVERDE, josé ENRIQUE. Veinte años de cine español, 1973-1992. Barcelona,

Paidós, 1993

NAGIB, Lúcia. Em torno da nouvelle vague japonesa. Campinas, Ed.Unicamp,1993

PEÑULA CAÑIZAL, Eduardo (org). Um jato na contramào – Buñuel no México. São

Paulo, Ed. Perspectiva – Debates, 262, 1993

PEÑULA CAÑIZAL, Eduardo (org). Urdidura de sigilos – Ensaios sobre o cinema de

Almodovar. São Paulo, AnnaBlume, 1996

RAMIO, Joaquim Romaguera I; Thevenet, Homero Alsina (Eds.) – Textos y Manifestos del cine, Madrid, Catedra, 1989

SADOUL, Georges: Historia do cinema mundial, vols.1,2 e 3, Lisboa, Livros Horizonte,

1983

SANCHES VIDAL, Agustín: Luis Buñuel - obra cinematográfica, Madrid, Ed. J.C., 1984

SHUMANN, Peter B. Historia del cine latinoamericano. Buenos Aires, Ed. Legasa, 1987

SICLIER, Jacques: La nueva ola, Madrid, Ediciones Rialp, 1962

SIMÕES, Inimá. Roberto Santos – A hora e vez de um cineasta. São Paulo, Estação

Liberdade, 1997

SKLAR, Robert. História social do cinema americano. São Paulo, Cultrix, 1975

STRAUSS, Frédéric. Pedro Almodóvar – Un cine visceral. Madrid, Ediciones El País, 1995

VEILLON, Olivier-René. O cinema americano dos anos cinqüenta. São Paulo, Martins Fontes, 1993

WENDERS, Win, Emotion Pictures, Lisboa, Edições 70, 1986

ZÁTONYL, Marta (compiladora). Voces sobre Kieslowski, Buenos Aires, UBA, 2000

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina apresenta um panorama abrangente da história do cinema, dos seus primórdios até a 2ª Guerra Mundial, ou seja, o momento em que tem origem o que se convencionou chamar de “cinema moderno”. O método inclui o estudo de escolas e gêneros, análises de filmes e reflexões sobre a forma, o texto e o contexto de produção, bem como a inter-relação entre filme e outras artes e mídias.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina é desenvolvida através de aulas expositivas, seminários realizados pelos alunos e exibição de filmes. O recorte metodológico privilegia o enfoque do diretor como autor a partir das chamadas novas cinematografias, como por exemplo o Neo-realismo italiano, a Nouvelle Vague francesa, a Nouvelle Vague japonesa, o Cinema Novo brasileiro e o Novo Cinema Alemão.

Observação (Plano de Aula)

em branco