Turma AD040 - Técnica VI: Variação e Exploração - Turma A
AD040 A
Técnica VI: Variação e Exploração
Kelly Cristina Silva
20/06/2022 09:03
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Trabalhos enfatizando o registro dos movimentos em sequências e variações. Maior atenção na aplicação da memória espacial anteriormente construída através do trabalho de percepção tridimensional do corpo no espaço. Estudo da utilização do foco e sua projeção no movimento. Desenvolvimento das estruturas de movimento levando em consideração as complexidades rítmicas. Aprofundamento na dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Desconstrução de movimentos, uso da gravidade, espiral, trabalho de chão, estudos de seqüências de movimento, trabalho com a consciência e integração de respiração e frases de movimentos mais complexos. Exercicios de Yoga e seus conceitos também são elementos que são apresentados para auxiliar a liga dos movimentos, a respiração e a compreensão do corpo como um todo.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Martin, John, The Modern Dance, A. S. Barnes & Company, New York, 1933.
Cohen, Selma Jeanne, The Modern Dance: Seven Statements of Belief,
Wesleyan University, 1965.
Humphrey, Doris, The Art of Making Dances, Dance Horizons, Princeton Book Company, Princeton, New Jersey, 1959.
Feldenkrais, Moshe, The Potent Self, Harper and Row, San Francisco, 1985
Feldenkrais, Moshe, Awareness Through Movement, Harper and Row, 1972.
Cavrell, Holly, Dando Corpo à História, Tese de Doutorado, 2012, Unicamp.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver uma prática de treinamento para preparação corporal integrando conhecimento dos semestres experienciados pelos estudantes nas disciplinas de técnicas anteriores e criação.
Familiarizar o aluno com conceitos da dança moderna( espaço, tempo e peso) e como eles se transformaram na dança contemporânea. A questão não é mais o que o corpo pode, mas como. Através de métodos de Moishe Feldenkrais, e as técnicas de Doris Humphrey, Jose Limon e Martha Graham o corpo adquire uma dramaturgia, auxiliando o aluno com a percepção de presença no seu espaço cênico.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Aulas presenciais ambos com exercícios técnicas e improvisão
Discussões e leituras de textos
Dois Relatórios feitos no meio e final dos semestre
Cronograma (Plano de Aula)
agosto/ setembro/ outubro/ novembro/ dezembro
Metodologia (Plano de Aula)
- As aulas serão presenciais
- Utilização de notação e relatos das práticas;
- Aulas de discussão, baseada em alguns textos e com divisão de turmas, relacionmento dos textos com as vivências práticas;
- Clinicas onde os alunos trabalham em pares.
Observação (Plano de Aula)
As turmas A e B dseguirão o mesmo Programa de Disciplina