Turma AP112 - Teoria e Projeto II: Processo Criativo - Turma B

Código / Turma

AP112 B

Nome

Teoria e Projeto II: Processo Criativo

Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento
Atualizado em
21/06/2022 10:24
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Claudio Lima Ferreira

Ementa (Catálogo da DAC)

Percepção espacial: cor, escala, volume, espaço e ambiente. Composição: sintaxe visual, ritmo e harmonia. Processo de criação: metodologia de projeto e partido. Antropometria, modulação, analogias, tipologias, racionalidade construtiva e funcionalidade.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Teoria da Arquitetura. O processo criativo: métodos heurísticos de estímulos à criação no projeto. Lógica arquitetônica: elementos, formas, volumes e composição. Metodologia de projeto e partido: modulação, analogias, linguagens formais, tipologias, relações antropológicas, modelos teóricos da arquitetura no pensamento moderno: idealismo, ativismo, espontâneo, autoconsciente, intuitivo e lógico. Racionalidade construtiva. Flexibilidade. Processo de produção e industrialização. Exercícios de projeto.

 

Composição Modular em Artes Plásticas e Arquitetura - Estruturas compositivas.

Escala e Proporções Humanas: proporções e modulações – iniciação à antropometria e ergonometria aplicada ao pré-dimensionamento de espaços arquitetônicos. Proporção Áurea; Relações harmônicas: Leonardo Da Vinci e Le Corbusier (modulor).

Linguagem arquitetônica: Experimentos plásticos e sinestésicos aplicados na construção do espaço.

O desenho do Arquiteto. Representação e simulação do espaço. Pensar o projeto através do desenho.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica

ARNHEIM, Rudolf. A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Presença, 1988.

BIANCHI, Giovana. Métodos para estímulo à criatividade e sua aplicação em arquitetura. Dissertação Mestrado. Campinas: FEC UNICAMP, 2008.

CROSS, Nigel. Desenhante. Pensador do desenho. Santa Maria: sCHDs, 2004.

DERDYK, Edith (org.) Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Senac São Paulo, 2007.

DOCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites. Harmonias e proporções na Natureza, Arte & Arquitetura. São Paulo: Mercuryo, 1990.

GOUVEIA, Anna Paula Silva. O croqui do arquiteto e o ensino do desenho. Tese (Doutorado). São Paulo: FAU, 1998.

RINALDI, Ricardo Mendonça. A contribuição da comunicação visual para o design de superfície. Dissertação de Mestrado. Bauru: UNESP, 2009.

RUBIM, R. Desenhando a Superfície. São Paulo: Rosari, 2005.

TILLEY, Alvein R. As medidas do homem e da mulher – fatores humanos em design. Porto Alegre: Bookman, 2005.

WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Estimular a sensibilidade e a criatividade do aluno direcionando-as ao desenvolvimento da expressão individual aplicada ao projeto arquitetônico. Apresentar e debater a criação da forma através dos vários métodos de pensar o espaço arquitetônico.

Orientar a pesquisa de relações formais e antropológicas.

Desenvolver procedimentos metodológicos básicos do projeto de arquitetura enquanto processo de criação. Desenvolver a sintaxe visual (plana e tridimensional) aplicada ao projeto arquitetônico.

Fornecer subsídios para a percepção e avaliação sensório-analítica da forma em arquitetura no âmbito do: simbólico, funcional, técnico e estético.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas e aulas práticas: desenvolvimento de exercícios: projetos gráficos, plásticos, e arquitetônicos (desenhos, colagens, estruturas estereométricas e maquetes) individuais e em grupo desenvolvidos em sala com acompanhamento dos professores.

Leituras programadas e debates a partir de questões formuladas pelos professores.

Apresentação dos trabalhos pelos alunos. Avaliação e comentários em sala de aula sobre exercícios realizados.

Palestras e Oficinas com professores convidados.

Observação (Plano de Aula)

em branco