Turma AC315 - Teatro Brasileiro I - Turma A

Código / Turma

AC315 A

Nome

Teatro Brasileiro I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Oferecimento presencial

Atualizado em
29/06/2022 13:38
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Isa Etel Kopelman

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo de dramaturgia, espetáculos e teorias fundamentais na história do teatro brasileiro.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

 

- Introdução à ideia de Drama a partir de Peter Szondi e contextualização do drama dentro do teatro brasileiro

- Teatro Romântico

- Teatro Realista

- Teatro Musical/musicado

- Comédias

- Início da crise do drama no Brasil

 

 

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AREAS, Vilma. Iniciação à comédia. São Paulo: Kahar, 1990.

FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / SESC -SP – vol. 1. 2013

MEDEIROS, Elen. Formulações estéticas e tentativas de modernização: a crise do drama brasileiro. Letra e Ato, Campinas, vol. 1, jul. 2011. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/letraeato/article/view/209/0

NEVES, Larissa de Oliveira.  A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera, Minas Gerais, vol.1, n.1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/1662

PRADO, Décio de Almeida. O Drama Romântico Brasileiro. São Paulo: perspectiva, 1996.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991

AREAS, Vilma. Iniciação à comédia. São Paulo: Kahar, 1990.

FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / SESC -SP – vol. 1. 2013

MEDEIROS, Elen. Formulações estéticas e tentativas de modernização: a crise do drama brasileiro. Letra e Ato, Campinas, vol. 1, jul. 2011. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/letraeato/article/view/209/0

NEVES, Larissa de Oliveira.  A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera, Minas Gerais, vol.1, n.1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/1662

PRADO, Décio de Almeida. O Drama Romântico Brasileiro. São Paulo: perspectiva, 1996.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991

AREAS, Vilma. Iniciação à comédia. São Paulo: Kahar, 1990.

FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / SESC -SP – vol. 1. 2013

MEDEIROS, Elen. Formulações estéticas e tentativas de modernização: a crise do drama brasileiro. Letra e Ato, Campinas, vol. 1, jul. 2011. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/letraeato/article/view/209/0

NEVES, Larissa de Oliveira.  A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera, Minas Gerais, vol.1, n.1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/1662

PRADO, Décio de Almeida. O Drama Romântico Brasileiro. São Paulo: perspectiva, 1996.

SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001

VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Apresentar a ideia de drama no teatro brasileiro dito oficial;

- Identificar os principais períodos, linguagens e gêneros dramáticos entre o século XVIII e a primeira metade do XX;

- Localizar historicamente as principais figuras, grupos, e espetáculos deste período

- Analisar as estruturas dramáticas da época.

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas aulas.

Leitura das peças.

Entrega dos trabalhos escritos: o primeiro no meio do período e o segundo ao final da disciplina. Os trabalhos deverão apresentar um olhar crítico para a análise das peças/espetáculos estudados em aula e a sua contextualização histórica.

 

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas teóricas de caráter expositivo, que apresentem a historiografia do teatro brasileiro oficial desde o século XVIII até a primeira metade do século XX, enfatizando as principais linguagem, poéticas, artistas e companhias deste período. Introdução à análise e ao debate dramatúrgico através do estudo de peças que traduzam e/ou representem os principais movimentos. Palestras com convidados pesquisadores e pesquisadoras.

 

 

 

Observação (Plano de Aula)

em branco