Turma AC315 - Teatro Brasileiro I - Turma A
AC315 A
Teatro Brasileiro I
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
Oferecimento presencial
29/06/2022 13:38
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo de dramaturgia, espetáculos e teorias fundamentais na história do teatro brasileiro.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Introdução à ideia de Drama a partir de Peter Szondi e contextualização do drama dentro do teatro brasileiro
- Teatro Romântico
- Teatro Realista
- Teatro Musical/musicado
- Comédias
- Início da crise do drama no Brasil
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AREAS, Vilma. Iniciação à comédia. São Paulo: Kahar, 1990.
FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / SESC -SP – vol. 1. 2013
MEDEIROS, Elen. Formulações estéticas e tentativas de modernização: a crise do drama brasileiro. Letra e Ato, Campinas, vol. 1, jul. 2011. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/letraeato/article/view/209/0
NEVES, Larissa de Oliveira. A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera, Minas Gerais, vol.1, n.1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/1662
PRADO, Décio de Almeida. O Drama Romântico Brasileiro. São Paulo: perspectiva, 1996.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991
AREAS, Vilma. Iniciação à comédia. São Paulo: Kahar, 1990.
FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / SESC -SP – vol. 1. 2013
MEDEIROS, Elen. Formulações estéticas e tentativas de modernização: a crise do drama brasileiro. Letra e Ato, Campinas, vol. 1, jul. 2011. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/letraeato/article/view/209/0
NEVES, Larissa de Oliveira. A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera, Minas Gerais, vol.1, n.1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/1662
PRADO, Décio de Almeida. O Drama Romântico Brasileiro. São Paulo: perspectiva, 1996.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991
AREAS, Vilma. Iniciação à comédia. São Paulo: Kahar, 1990.
FARIA, João Roberto (dir.) História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / SESC -SP – vol. 1. 2013
MEDEIROS, Elen. Formulações estéticas e tentativas de modernização: a crise do drama brasileiro. Letra e Ato, Campinas, vol. 1, jul. 2011. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/letraeato/article/view/209/0
NEVES, Larissa de Oliveira. A opereta francesa: alguns apontamentos para compreender sua história. Ephemera, Minas Gerais, vol.1, n.1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/1662
PRADO, Décio de Almeida. O Drama Romântico Brasileiro. São Paulo: perspectiva, 1996.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). Trad. Luís Sérgio Repa. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001
VENEZIANO, Neyde. O Teatro de Revista no Brasil: dramaturgia e convenções. Campinas: Pontes: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1991
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Apresentar a ideia de drama no teatro brasileiro dito oficial;
- Identificar os principais períodos, linguagens e gêneros dramáticos entre o século XVIII e a primeira metade do XX;
- Localizar historicamente as principais figuras, grupos, e espetáculos deste período
- Analisar as estruturas dramáticas da época.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas aulas.
Leitura das peças.
Entrega dos trabalhos escritos: o primeiro no meio do período e o segundo ao final da disciplina. Os trabalhos deverão apresentar um olhar crítico para a análise das peças/espetáculos estudados em aula e a sua contextualização histórica.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas teóricas de caráter expositivo, que apresentem a historiografia do teatro brasileiro oficial desde o século XVIII até a primeira metade do século XX, enfatizando as principais linguagem, poéticas, artistas e companhias deste período. Introdução à análise e ao debate dramatúrgico através do estudo de peças que traduzam e/ou representem os principais movimentos. Palestras com convidados pesquisadores e pesquisadoras.