Turma AC666 - Projeto Integrado de Criação Cênica II - Turma B
AC666 B
Projeto Integrado de Criação Cênica II
Google Classroom
Kelly Cristina Silva
29/06/2022 14:49
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercício cênico a partir de texto da tradição dramatúrgica com ênfase na narratividade. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdos gerais:
- Arquétipo, Tipo e Personagem : o caráter da personagem no teatro clássico e no épico enquanto linguagem cênica.
- Narrativa cênica e ação dramática; unidades de ação.
- Efeitos de distanciamento e hibridez de linguagens.
- Estudos sobre o autor selecionado: sua poética e contexto histórico.
- Temas centrais da obra selecionados.
- Conteúdos Específicos do Projeto Encenado : autor e obra, contexto poético da obra.
- Diálogo temporal: esta obra e o momento e lugar de sua encenação.
- Análise das características de teatralidade do texto a ser encenado.
- Exercícios de criação de personagens arquetípicas/típicas.
- Ação coral – exercícios de plateau e campo de visão.
- Criação de cenas e discussão de seus aspectos narrativos.
- O processo de criação e a dinâmica entre visualidades e encenação.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARTAUD, Antonin: O Teatro e seu duplo, Max Limonad, SP, 1984
: Linguagem e Vida, Perspectiva, SP, 1995
BENJAMIM, Walter: Ensaios sobre Brecht, Boitempo, SP,2017
BOGART, Anne: A Preparação do Diretor: 7 ensaios sobre arte e teatro, Martins Fontes, SP, 2011
BRECHT, Bertold: Escritos sobre Teatro, Nova Fronteira, RJ, 1978
BROOK, Peter: O teatro e seu espaço, Vozes, RJ, 1970
--------------------There are no secrets, Methuen Drama, London, 1995
CHEKHOV, Mikhail. Para o Ator. Martins Fontes, São Paulo, 1986
SARRAZAC, Jean Pierre: Sobre a Fábula e o Desvio, 7 Letras, RJ, 2017
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo Geral: Realizar um exercício cênico de montagem de um texto dramático clássico ou teatro épico
Objetivos Específicos:
Estudar os elementos da narrativa no discurso e na cena teatral.
Investigar a criação de personagens arquetípicos/típicos
Trabalhar a elocução do texto poético.
Exercitar a percepção da encenação como um todo articulado: texto, atuação e visualidades
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas aulas.
Contribuição no projeto de criação.
Participação ativa no exercício cênico final.
Apresentação pública.
Cronograma (Plano de Aula)
agosto- discussões iniciais sobre o caráter clássico e o épico enquanto linguagem cênica- exercícios sobre arquétipos e tipos
setembro- estudo do texto e improvisos iniciais - noção de narração , desenvolvimento da ação- exercícios de unidades de ação
outubro- primeiro rascunho do encadeamento das cenas
novembro- finalização, ensaios e apresentação
Metodologia (Plano de Aula)
- Leitura de textos teóricos e teatrais do autor a ser encenado
- Laboratórios improvisacionais a partir das unidades de ação do texto escolhido
- Criação de cenas, performances e discussão de seus aspectos conceituais, narrativos e gestuais.
- Divisão de papéis e funções.
- Montagem do espetáculo a partir das discussões iniciais