Turma AC666 - Projeto Integrado de Criação Cênica II - Turma B

Código / Turma

AC666 B

Nome

Projeto Integrado de Criação Cênica II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
29/06/2022 14:49
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Maria Alice Possani

Marcelo Onofri

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercício cênico a partir de texto da tradição dramatúrgica com ênfase na narratividade. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdos gerais:

- Arquétipo, Tipo e Personagem : o caráter da personagem no teatro clássico e no épico enquanto linguagem cênica.

- Narrativa cênica e ação dramática; unidades de ação.

- Efeitos de distanciamento e hibridez de linguagens.

- Estudos sobre o autor selecionado: sua poética e contexto histórico.

- Temas centrais da obra selecionados.

- Conteúdos Específicos do Projeto Encenado : autor e obra, contexto poético da obra. 

- Diálogo temporal: esta obra e o momento e lugar de sua encenação.

- Análise das características de teatralidade do texto a ser encenado.

- Exercícios de criação de personagens arquetípicas/típicas.

- Ação coral – exercícios de plateau e campo de visão.

- Criação de cenas e discussão de seus aspectos narrativos.

- O processo de criação e a dinâmica entre visualidades e encenação.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARTAUD, Antonin: O Teatro e seu duplo, Max Limonad, SP, 1984

                             : Linguagem e Vida, Perspectiva, SP, 1995

BENJAMIM, Walter: Ensaios sobre Brecht, Boitempo, SP,2017

BOGART, Anne: A Preparação do Diretor: 7 ensaios sobre arte e teatro, Martins Fontes, SP, 2011

BRECHT, Bertold: Escritos sobre Teatro, Nova Fronteira, RJ, 1978

BROOK, Peter: O teatro e seu espaço, Vozes, RJ, 1970

 --------------------There are no secrets, Methuen Drama, London, 1995

CHEKHOV, Mikhail.  Para o Ator.  Martins Fontes, São Paulo, 1986

SARRAZAC, Jean Pierre: Sobre a Fábula e o Desvio, 7 Letras, RJ, 2017

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 8
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo Geral: Realizar um exercício cênico de montagem de um texto dramático clássico ou teatro épico

Objetivos Específicos:

Estudar os elementos da narrativa no discurso e na cena teatral.

Investigar a criação de personagens arquetípicos/típicos

Trabalhar a elocução do texto poético.

Exercitar a percepção da encenação como um todo articulado: texto, atuação e visualidades

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas aulas.

Contribuição no projeto de criação.

Participação ativa no exercício cênico final.

Apresentação pública.

Cronograma (Plano de Aula)

agosto- discussões iniciais sobre o caráter clássico e o épico enquanto linguagem cênica- exercícios sobre arquétipos e tipos

setembro- estudo do texto e improvisos iniciais - noção de narração , desenvolvimento da ação- exercícios de unidades de ação

outubro- primeiro rascunho do encadeamento das cenas 

novembro- finalização, ensaios e apresentação

 

Metodologia (Plano de Aula)

- Leitura de textos teóricos e teatrais do autor a ser encenado

- Laboratórios improvisacionais a partir das unidades de ação do texto escolhido

- Criação de cenas, performances e discussão de seus aspectos conceituais, narrativos e gestuais.

- Divisão de papéis e funções.

- Montagem do espetáculo a partir das discussões iniciais

Observação (Plano de Aula)

em branco