Turma AC129 - Formas Espetaculares e Cultura Popular Brasileira I - Turma A

Código / Turma

AC129 A

Nome

Formas Espetaculares e Cultura Popular Brasileira I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa de Oliveira Neves Catalão

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das relações existentes entre a cultura popular brasileira, especialmente os folguetos ou danças dramáticas, e o teatro enquanto forma espetacular e enquanto arte que auxiliou na configuração da nacionalidade brasileira.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático:

1- A formação do povo brasileiro segundo seus cantos, danças e músicas.

2- A cultura da rua, a cultura popular.

3- Patrimônio imaterial e políticas públicas de preservação cultural. 

4 – Folclore, teatro folclórico, folguedos, brincadeiras: conceitos.

5- Performances populares brasileiras: Danças dramáticas, folguedos, festas e encenações. 

6 – A contribuição dos folguedos para a formação do teatro brasileiro e suas relações com a dramaturgia escrita.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ABREU, Martha. Cultura Popular. Um conceito e várias histórias. In. ABREU, Martha e SOIHET, Rachel. (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Faperj/Casa da Palavra, 2003, p. 83-102.

Abreu, Martha Campos, “O Império do Divino”: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830 – 1900). Tese de Doutorado em História – IFCH – Unicamp, 1996.

ANDRADE, Mário.  Danças  dramáticas do Brasil.  Belo  Horizonte:   Itatiaia/INL, 3 vol. 1983.

BAKTIN, Mikhail.   A  cultura  popular  na  Idade  Média  no contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987.

BURKE, Peter.  Cultura  Popular   na   Idade  Moderna:  Europa,  1500-1800.  São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 385p.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global,       2000, 9ª ed. revista, atualizada e ilustrada. 768p.      

DOMINGUES, Petrônio. Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica. História vol.30 no.2 Franca Dec. 2011.

HALL, Stuart. Notas sobre la desconstrucción de «lo popular». Publicado en SAMUEL, Ralph (ed.). Historia popular y teoría socialista, Crítica, Barcelona, 1984 

MARTINS, Leda Maria, Afrografias da memória: o reinado do Rosário no Jatobá. Sâo Paulo: Perspectiva, 2021

RIBEIRO, Darcy.  O  Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 476p. 

SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019

SODRÉ, Muniz. Um imaginário ativo na cultura nacional (Texto apresentado no X Seminário Internacional de Comunicação, PUCRS, novembro de 2009)

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 30
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 2
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 2

Objetivo (Plano de Aula)

- Estudar as origens e a natureza das principais formas espetaculares no Brasil.

- Estudar as relações entre as formas espetaculares e o contexto social, histórico, cultural e, principalmente, teatral.

- Investigar, na cena e na dramaturgia brasileiras, a presença das formas espetaculares estudadas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação em sala

Avaliação escrita

Seminário

Cronograma (Plano de Aula)

Será divulgado no primeiro dia de aula.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas

Exibição de vídeos

Seminários

Observação (Plano de Aula)

em branco