Turma AC129 - Formas Espetaculares e Cultura Popular Brasileira I - Turma A
AC129 A
Formas Espetaculares e Cultura Popular Brasileira I
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das relações existentes entre a cultura popular brasileira, especialmente os folguetos ou danças dramáticas, e o teatro enquanto forma espetacular e enquanto arte que auxiliou na configuração da nacionalidade brasileira.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo programático:
1- A formação do povo brasileiro segundo seus cantos, danças e músicas.
2- A cultura da rua, a cultura popular.
3- Patrimônio imaterial e políticas públicas de preservação cultural.
4 – Folclore, teatro folclórico, folguedos, brincadeiras: conceitos.
5- Performances populares brasileiras: Danças dramáticas, folguedos, festas e encenações.
6 – A contribuição dos folguedos para a formação do teatro brasileiro e suas relações com a dramaturgia escrita.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ABREU, Martha. Cultura Popular. Um conceito e várias histórias. In. ABREU, Martha e SOIHET, Rachel. (Org.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Faperj/Casa da Palavra, 2003, p. 83-102.
Abreu, Martha Campos, “O Império do Divino”: festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro (1830 – 1900). Tese de Doutorado em História – IFCH – Unicamp, 1996.
ANDRADE, Mário. Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia/INL, 3 vol. 1983.
BAKTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média no contexto de François Rabelais. São Paulo: HUCITEC, 1987.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 385p.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2000, 9ª ed. revista, atualizada e ilustrada. 768p.
DOMINGUES, Petrônio. Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica. História vol.30 no.2 Franca Dec. 2011.
HALL, Stuart. Notas sobre la desconstrucción de «lo popular». Publicado en SAMUEL, Ralph (ed.). Historia popular y teoría socialista, Crítica, Barcelona, 1984
MARTINS, Leda Maria, Afrografias da memória: o reinado do Rosário no Jatobá. Sâo Paulo: Perspectiva, 2021
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 476p.
SIMAS, Luiz Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019
SODRÉ, Muniz. Um imaginário ativo na cultura nacional (Texto apresentado no X Seminário Internacional de Comunicação, PUCRS, novembro de 2009)
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Estudar as origens e a natureza das principais formas espetaculares no Brasil.
- Estudar as relações entre as formas espetaculares e o contexto social, histórico, cultural e, principalmente, teatral.
- Investigar, na cena e na dramaturgia brasileiras, a presença das formas espetaculares estudadas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação em sala
Avaliação escrita
Seminário
Cronograma (Plano de Aula)
Será divulgado no primeiro dia de aula.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas
Exibição de vídeos
Seminários