Turma CS301 - História do Rádio - Turma A

Código / Turma

CS301 A

Nome

História do Rádio

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

EMENTA: •Estudo do rádio, do ponto de vista da tecnologia, do mercado, das relações socioeconômicas e políticas, da linguagem, dos gêneros e da recepção. Enfoque histórico e teórico, por meio da reflexão conceitual e de experiências, partindo de seu surgimento, passando pelo "Período de Ouro", até sua convivência com a televisão e o atual período de convergência digital. A interação entre o rádio e as demais mídias: cinema, televisão e novas mídias. O rádio como um importante mediador da cultura brasileira e da cultura audiovisual.

DINÂMICA: 

Atividades Coletivas Remotas: Seminários pnline; Discussão de textos, Escuta crítica comentada e discutida; •Opção de Produção: Realização de Roteiro, Programas de Rádio e Drama Radiofônico, dentro da temática da História do Rádio no Brasil

Atividades Individuais: Realização de trabalhos práticos sobre Narrativa Sonora; Leitura, Escuta e Reflexão sobre Material de Apoio; Acompanhar as atividades, realizar tarefas e entregar resultados cf. definido e divulgado no GoogleClassroom. Opção de Trabalho escrito: Monografia

ATIVIDADES

•Videoaulas

•Atividades mediadas por videoconferência

•Seminários remotos

•Discussões de textos e escuta critica

•Trabalhos práticos

•Trabalhos individuais

•Trabalho prático criativo opcional em Grupo

AQUISIÇÕES: 

•Vivência e consciência de narrativas sonoras e paisagens sonoras – através de atividades práticas individuais;

•Prática de escuta critica;

•Técnicas de produção sonora aplicadas à produção radiofônica e radiodifusão;

•Pesquisa documental, elaboração de roteiro e produção em grupo de peça de radio – radio drama – abordando algum aspecto da história do Radio no Brasil – atividade em grupo

•Pesquisa documental e reflexão crítica em trabalho escrito em formato de Monografia – cf. TEMPLATE a ser disponibilizado durante o semestre.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

José Augusto Mannis

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo do rádio, do ponto de vista da tecnologia, do mercado, das relações socioeconômicas e políticas, da linguagem, dos gêneros e da recepção. Enfoque histórico e teórico, por meio da reflexão conceitual e de experiências, partindo de seu surgimento, passando pelo "Período de Ouro", até sua convivência com a televisão e o atual período de convergência digital. A interação entre o rádio e as demais mídias: cinema, televisão e novas mídias. O rádio como um importante mediador da cultura brasileira e da cultura audiovisual.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático:

  1. Apresentação da disciplina 02/03

Filme: A era do rádio (Woody Allen, 1987)

  1. A paisagem sonora: conceituação e ênfase nas sonoridades pós-Revolução Industrial e Eletrônica. 09/03

SCHAFER, R. M. Capítulos: A Revolução Industrial e A Revolução Elétrica. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora Unesp, 2001.p.107-147

  1. Teorias do rádio (áudio) 16/03

BRECHT, B. Teoria do rádio (1927-1932). In: MEDITSCH, E. Teorias do rádio: textos e contextos, volume 1. Florianópolis: Insular, 2005. P.35-98

  1. Os gêneros radiofônicos – ênfase na ficção 23/03

ALVES, W. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, E. Teorias do rádio: textos e contextos, volume 1. Florianópolis: Insular, 2005. p.303-326

5. Histórico do rádio no Brasil 30/03

CALABRE, L. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

  1. A experimentação artística: radioarte

a) Radio performance; b) Radio documentário; c) Rádio e cultura popular; d) Montagem e rádio

 

7. Laboratório de criação em rádio

Bibliografia (Catálogo da DAC)

•ALVES, W. A cozinha eletrônica. In: MEDITSCH, E. Teorias do rádio: textos e contextos, volume 1. Florianópolis: Insular, 2005. p.303-326

•BRECHT, B. Teoria do rádio (1927-1932). In: MEDITSCH, E. Teorias do rádio: textos e contextos, volume 1. Florianópolis: Insular, 2005.

•BRIGGS, A., BURKE, P. Uma história social da mídia. Rio de Janeiro: 2004.

•CALABRE, Lia. A era do radio. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar

•COLLACO, Vera. Radioteatro e o direito de sonhar In.: Congreso Internacional de Teatro Iberoamericano y Argentino, 2008. Anais… Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires

•CROOK, Tim. Radio Drama: theory and practice. London: Routledge, 1999.

•DE PAULA, Julio. No Ar On Line. 2011

•ESSLIN, M. Uma anatomia do drama. Trad. B. Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

•FERRARETTO - KLOCKNER E_o_radio EdiPUCRS, 2010 Disponivel em: < E o rádio?: novos horizontes midiáticos (pucrs.br) >

•KOPETZKY, Helmut  Vamos ouvir novamente
KOPETZKY, Helmut. Auf der inneren Leinwand. Feature-Workshop publicado pela revista Cut, ago. 2000.

•< Auf der inneren Leinwand | Helmut Kopetzky (helmut-kopetzky.de) >

•LEDOS J.-J. Petite contribution à l’histoire de la radio Paris: L’Harmattan, 2012

•MANZANO. Ouvido-reporter - jornalismo acústico INTERCOM 2002

•McLEISH, Robert. Produção de Rádio. Trad. Mauro Silva. São Paulo: Summus, 2001.

•MEDEIROS, Ricardo. Radioteatro: entre dois amores. UFSC. Disponível em: < R0938-1 (intercom.org.br) >

•NOISEAU, 2003 Le documentaire_radio INSAS FR. Disponvel em: < documentaire_Noiseau.PDF (lesonbinaural.fr) >

•SCHACHT - BESPALHOK “O feature radiofônico” UEL Disponível em: < R1184-2.PDF (intercom.org.br) >

•SCHAFER, R. M. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

•SILVA, Júlia L. De O. Albano. Rádio: oralidade mediatizada. São Paulo: Annablume, 1999.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Estudo teórico e prático das formas, técnicas, das ideias e dos conceitos do rádio, suas relações com outras mídias e seu papel na construção de paisagens sonoras.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Atividades de leitura e discussão de textos em sala de aula e trabalho final.

 

AVALIAÇÃO

Opção por TRABALHO Criativo EM GRUPO

Opção por Trabalho Escrito Individual

Nota N 

Media Final = N

Cronograma (Plano de Aula)

PROGRAMA

•A Historia do Rádio;

•Tecnologia do Rádio;

•A Historia do Radio no Brasil

–A era do Radio – L. A. CALABRE / Documentarios BBC

•Teorias do Rádio

•Gêneros radiofônicos:

–Drama radiofônico;

–Documentário sonoro;

–Rádio como Arte – A. COHEN

–A cozinha eletrônica – W. ALVES

•Seminários com Radialistas e Pesquisadores convidados;

•Exercícios individuais de Narrativa Sonora com recursos técnicos alternativos;

•Opção 1: Criação em grupo de um drama radiofônico relacionado a algum aspecto da História do Rádio no Brasil;

•Opção 2: Trabalho escrito de aprofundamento sobre algum dos assuntos abordado durante o semestre nesta disciplina.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, seminários, discussões de textos, audições comentadas e discutidas , trabalhos praticos e trabalho final.

 

•Videoaulas

•Seminários

•Trabalhos práticos

•Escuta comentada e discutida de produções radiofônicas

•Leitura e discussão de textos em sala de aula.

•Pesquisa Documental

•Opção1: Produção de um rádiodrama relacionado à História do Rádio no Brasil

•Opção 2: Realização de Trabalho escrito – Monografia – aprofundamento e reflexão critica sore assuntos abordados em aula

Observação (Plano de Aula)