Turma CS302 - História da TV e do Vídeo - Turma A

Código / Turma

CS302 A

Nome

História da TV e do Vídeo

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Gilberto Alexandre Sobrinho

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo dos processos de desenvolvimento da televisão, nos contextos mundial e nacional. A disciplina busca compreender a história da televisão do ponto de vista da evolução tecnológica, dos aspectos relativos à linguagem, em suas singularidades e convergências, e de questões de gênero e de recepção. A abordagem do meio contempla também uma visão sobre os determinantes econômicos, sociais e políticos no desenvolvimento da televisão e, por fim, busca estabelecer as diretrizes do papel da TV na definição de uma cultura audiovisual.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Apresentação da disciplina – Quais são os  grandes temas para pensar a TV e o Vídeo hoje?

I - A RADIODIFUSÃO TELEVISIVA

  1. O pensamento de Raymond Williams e a visão culturalista sobre tecnologia e TV. Fluxo e as características da programação televisiva: a grade televisiva, gêneros e formatos

Texto: Programação: Distribuição e fluxo, de Raymond Williams

  1. O fluxo e a programação na TV Aberta brasileira: o modelo radiodifusão na TV analógica e seus desdobramentos – (reunião com os grupos para orientação sobre os seminários)

Texto: Ana Paula Goulard e Igor Sacramento – A renovação estética da TV

  1. Apresentação dos seminários sobre grades de televisão.
  1. Os estudos culturais e a TV

Textos: Codificação/Decodificação, de Stuart Hall

  1. – A EMERGÊNCIA DO VÍDEO
  1. - O vídeo: história, estética e linguagem

Texto: Video revolutions: on the history of a medium, de Michael Newman

  1. – Expressões e narrativas do videoativismo

Textos: Vídeo e televisão independentes no Brasil e a realização de documentários e As imagens indisciplinadas do documentário em vídeo: panorama do analógico ao digital, todos de Gilberto Alexandre Sobrinho

  1. – A videoarte e outras expressões artísticas ligadas ao vídeo – Textos: Videoarte e Videoinstalação, de Michael Rush.

Entrega de questões para avaliação sobre tópicos em videoativismo e videoarte

IV– ECOSSISTEMAS DIGITAIS

  1. - Comunicação em redes: definindo a cultura da convergência

Textos: Introdução: Venere no altar da convergência: um novo paradigma para entender a transformação midiática, de Henry Jenkins, e As três ecologias, de Felix Guatarri.

*Devolução da prova escrita

  1. – A plataformização da comunicação audiovisual

 10 – As dinâmicas e efeitos da distribuição pós-digital

Textos: “Iterações ambientais: hábitats digitais e a construção de mundos de telas múltiplas”, de Dale Hudson, Claudia Pederson e Patricia Zimmermann. “As três ecologias”, de Felix Guattarri e “Making a revolution”, de Martin Curtin, Jennifer Holt e Kevin Sanson

11, 12 e 13: Seminários –

 Temas:

  1. Programas de auditório;
  2. Reality shows: formatos e recepção;
  3. Música e televisão: indústria fonográfica, videoclipe, shows etc.
  4. Serie narrativa ficcional mundial
  5. Série narrativa ficcional brasileira
  6. O documentário na televisão e no vídeo

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

CURTIN, Michael, HOLT, Jennifer, SANSON, Kevin. Distribution revolution: conversation about the digital future of film and television. Oakland: University of California Press, 2014.

ESQUENAZI, Jean-Pierre. As séries televisivas. Lisboa: Texto & Grafia, 2011. GUATTARI, Félix. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1990.

HALL, Stuart. Codificação/Decodificação. In: Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

HUDSON, Dale, PEDERSON, Claudia, ZIMMERMANN, Patricia. Iterações ambientais: habitats digitais e a construção de mundos de telas múltiplas. SOBRINHO, Gilberto Alexandre Sobrinho. Cinemas em redes: tecnologia, estética e política na era digital. Campinas: Papirus, 2016.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

NEWMAN, Michael Z. Video revolutions: on the history of a médium. Nova Iorque: Columbia Press, 2014.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Perspectiva, 2012.

PARENTE, Andre. (Org.) Imagem-máquina. A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeio: 34, 1993. RAMOS, José. M. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-

80. São Paulo: Annablume, 2004.

RIBEIRO, Ana Paula.Goulart. Et al. História da televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo: Contexto, 2010.

RUSH. Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. SOBRINHO, Gilberto Alexandre Vídeo e televisão independentes no Brasil e a produção de documentários. Lumina, Vol.8 • nº1 • junho 2014.

SOBRINHO, Gilberto Alexandre As imagens indisciplinadas do documentário em vídeo: panorama do analógico ao digital. Lumina, Vol.10 • nº3 • dezembro 2016.

SOUZA, José Carlos Aronchi. Gêneros e formatos na televisão brasileira. São Paulo: Summus, 2021.

WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. Belo Horizonte: Boitempo, 2016.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O objetivo da disciplina é oferecer um panorama crítico da história e das teorias da televisão e do vídeo, bem como instrumentalizar alunos e alunas teórico-criticamente em relação à programação televisiva e aos produtos televisivos (programas) e videográficos e suas interconexões. A abordagem destaca aspectos tecnológicos, socioculturais e de linguagem, e o foco das análises também sublinham questões de gênero, etnia, nação e de raça na programação televisiva e na obra de artivistas e artistas ligados ao vídeo. Busca, assim, oferecer ferramentas de compreensão e análise da TV e do Vídeo, nos âmbitos da cultura analógica e digital.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Atividades de leitura, presença nas discussões em sala de aula, seminários, provas escritas.

Cronograma (Plano de Aula)

Idem ao conteudo programático

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, visionamento e análises de filmes, discussões em sala de aula, leitura e
fichamento de textos acadêmicos.

Observação (Plano de Aula)

em branco