Turma CS304 - História do Cinema I - Turma A

Código / Turma

CS304 A

Nome

História do Cinema I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Francisco Elinaldo Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina apresenta um panorama abrangente da história do cinema, da irrupção do "primeiro cinema" à formação e estabelecimento do cinema clássico. O método inclui o estudo de escolas e gêneros, análises de filmes e reflexões sobre a forma, o texto e o contexto de produção, bem como a inter-relação entre filme e outras artes e mídias.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conteúdo programático:

I - Da técnica à arte: a formação do primeiro cinema

     1. Perspectiva artificialis na pintura, na fotografia e no cinema;

     2. Primeira década (1895 a 1907): o cinema de atrações;

     3. Segunda década (1907 a 1915): o cinema de transição.

 

II – Cinema clássico e conquista da narratividade: a imagem-movimento

1. Estabelecimento dos três domínios do cinema nos anos de 1920: cinema ficcional, cinema documental e cinema experimental;

2. Hollywood e o sistema de estúdios;

3. Cinema de ficção versus cinema de realidade, nascimento do documentário: “tratamento poético das atualidades” (Grierson), “tomar a vida de improviso” (Vertov), “ponto de vista documentado’ (Vigo);

4. As sinfonias urbanas (Cavalcanti, Ruttman, Vertov, Ivens, Vigo);

5. Expressionismo alemão;

6. Impressionismo francês;

7. Montagem soviética;

8. Surrealismo;

9. A noção de gênero no cinema: western, musical, film noir;

10. Conclusão: o pós-guerra e a ruptura do cinema moderno, com o deslocamento da imagem-movimento para a imagem-tempo.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AUMONT, Jacques et al. – A estética do filme. Campinas, Papirus, 1995.

BURCH, Noel – Práxis de cinema. São Paulo, Perspectiva, 1995.

COSTA, Flávia C. – O primeiro cinema: Espetáculo, narração, domesticação. São Paulo, Azougue, 2ª edição, 2005.

DELEUZE, Gilles – A imagem-movimento. São Paulo, Brasiliense, 1985.

MACHADO, Arlindo – Pré-Cinemas & Pós-Cinemas. Campinas, Papirus, 1997.

MASCARELLO, Fernando (org.) – História do Cinema Mundial. Campinas, Papirus, 2006.

RAMIÓ, J. R. & THEVENET, H. A. (orgs.) – Fuentes y Documentos del Cine/La Estética, las Escuelas y los Movimientos. Barcelona, Fontamara, 1985.

XAVIER, Ismail – Sétima arte, um culto moderno. São Paulo, Perspectiva, 1978.

_____________ (org.) – A experiência do cinema. Rio de Janeiro, Graal/Embrafilme, 1983.

_____________ (org.) – O cinema do século. Rio de Janeiro, Imago, 1996.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 4
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

O propósito da disciplina é introduzir o aluno na história do cinema, recortando nesse momento dois períodos – primeiro cinema e cinema clássico – que se desdobrarão na disciplina seguinte, História do cinema II, em cinemas moderno e contemporâneo, munindo-o, assim, de uma visão crítica desta história, construída a partir de suas relações com heranças artísticas anteriores e de sua formação como arte por excelência da modernidade. 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será feita com base na frequência e participação nas aulas, nos seminários grupais e num texto individual de cada participante sobre o tema do seminário.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, com projeção de filmes e realização de seminários de textos específicos sobre os temas abordados.

Observação (Plano de Aula)