Turma CS400 - Computação Gráfica - Turma A

Código / Turma

CS400 A

Nome

Computação Gráfica

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Cesar da Silva Teles

Ementa (Catálogo da DAC)

Conceitos básicos de produção em Computação Gráfica voltada à finalização de produtos audiovisuais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Plataformas digitais: digitalização, produção e geração de imagens. Exercícios básicos de digitalização, arquivamento e desenhos bi-dimensionais em software disponível;

- Interfaces gráficas bi-dimensionais (2D): ordenação de “camadas” (layers), diagramação; e vetorização. Exercícios práticos em estações de trabalho e softwares disponíveis;

- Princípios de animação digital: stop-motion (desenhos e fotografias) X interpolação digital; key-frames; Exercícios práticos de movimentos expressivos com imagens recortadas, desenhos e textos em estações de trabalho e softwares disponíveis;

- Interfaces gráficas para desenho e animação tridimensional (3D): princípios de geometria espacial; multi-planificação e iluminação virtual a partir de vistas frontais, laterais e “de topo”; modelagem (polional e nurbs) e texturização; animação (transformação e locomoção de objetos e câmeras virtuais) a partir dos eixos de altura, largura e profundidade.

- Expressividade e narratividade em computação gráfica: simulação, emulação e videografismos;

- Sonorização e sincronismo: o impacto sonoro em animações e videografismos digitais: exemplos de estilos, exercícios e realização em estação de trabalho;

- Pós-produção e efeitos digitais: exercícios e realização em estações de trabalho;

- Edição e finalização: conceitos, exercícios e realização em estações de trabalho;

- Masterização e compressão (CODECS) para diferentes formatos digitais: DVD, computadores (desktops e laptops); mídias portáteis (celulares, i-pods,palm-tops, etc.) mídias “interiores” e exteriores (monitores e telas instalados em locais públicos);

- Realização de experimentos e produtos.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADOBE TEAM. After Effects. Guia Autorizado Adobe. Rio de Janeiro: Ed.Campus.

ETTEDGUI, P. (1999) Production design &art direction - screencraft. Woburn: Focal Press.

FINCH, M. (2000) Art in motion. Sidney: John Libbery & Company Limited.

TANAKA, Edson.(2004) Adobe Illustrator CS. São Paulo: Elsevier Editora.

 

COMPLEMENTAR

 

BUGGAY, E. (1999) After Effects. Florianópois: BookStore

HUMO. e RAUNHEITTE, L. (2004) Processamento e compressão digital de imagens. São Paulo: Ed. Mackenzie.

LIMA, A. (2007) Desenvolvendo personagens em 3d com 3ds Max. Rio de Janeiro. Ed. Ciência Moderna.

NOLAN, M. e LeVinter R. (1998) Fine art: Lições em Photoshop de desenho e pinturas digitais.São Paulo: Ed. Quark.

OLIVEIRA, A. (2007) Estudo dirigido de 3ds Max 9. São Paulo. Ed. Érica Ltda.

VALIENTE, R. (2008) Arte e tecnica de la animación: clásica, corpórea, computada, para juegos y interactiva. Buenos Aires: Ediciones de la Flor. 

WELLS, P. (2002) Understanding amination. London and New York: Routedge.

WONG,L e WONG, B. (2001) Visual design on the computer. New York: W. W. Norton & Company.

BIBLIOGRAFIA ELETRÔNICA 

http://library.creativecow.net/tutorials  acessado em 25/02/2010.

http://naldzgraphics.net/tutorials/50-most-amazing-adobe-after-effects-tutorials-you-need-to-learn/ acessado em 25/02/2010.

http://tv.adobe.com/ acessado em 25/02/2010.

http://www.allanbrito.com/ acessado em 25/02/2010.

http://www.video-tutes.com/packages/AfterDesign1.php acessado em 25/02/2010.  acessado em 25/02/2010.

http://www.my3dtutorials.com acessado em 25/02/2010.

http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutoriais.htm acessado em 25/02/2010.

http://www.3d-tutorial.com/ acessado em 25/02/2010.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 1
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Tornar o aluno apto a realizar produtos audiovisuais a partir de conceitos e intrumentalizações básicos, de natureza técnica e expressiva. em Computação Gráfica .

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Trabalhos apresentados,

 

Cronograma (Plano de Aula)

- Plataformas digitais: digitalização, produção e geração de imagens. Exercícios básicos de digitalização, arquivamento e desenhos bi-dimensionais em software disponível;

- Interfaces gráficas bi-dimensionais (2D): ordenação de “camadas” (layers), diagramação; e vetorização. Exercícios práticos em estações de trabalho e softwares disponíveis;

- Princípios de animação digital: stop-motion (desenhos e fotografias) X interpolação digital; key-frames; Exercícios práticos de movimentos expressivos com imagens recortadas, desenhos e textos em estações de trabalho e softwares disponíveis;

- Interfaces gráficas para desenho e animação tridimensional (3D): princípios de geometria espacial; multi-planificação e iluminação virtual a partir de vistas frontais, laterais e “de topo”; modelagem (polional e nurbs) e texturização; animação (transformação e locomoção de objetos e câmeras virtuais) a partir dos eixos de altura, largura e profundidade.

- Expressividade e narratividade em computação gráfica: simulação, emulação e videografismos;

- Sonorização e sincronismo: o impacto sonoro em animações e videografismos digitais: exemplos de estilos, exercícios e realização em estação de trabalho;

- Pós-produção e efeitos digitais: exercícios e realização em estações de trabalho;

- Edição e finalização: conceitos, exercícios e realização em estações de trabalho;

- Masterização e compressão (CODECS) para diferentes formatos digitais: DVD, computadores (desktops e laptops); mídias portáteis (celulares, i-pods,palm-tops, etc.) mídias “interiores” e exteriores (monitores e telas instalados em locais públicos);

- Realização de experimentos e produtos.

Metodologia (Plano de Aula)

Explanações em ambientes virtuais ao vivo e gravadas, realizações exemplificadoras, exercícios técnicos com softwares específicos, fomento ao exercício criativo, orientações individuais, acompanhamento nas etapas de criação, produção e pós-produção. Fomento à realização interdisciplinar.

- Provocação, diálogo, leituras críticas, contatos audiovisuais, pesquisas de campo (quando for o caso), realização de trabalhos monográficos (individuais e em grupos) e/ou audiovisuais.

 

Observação (Plano de Aula)