Turma CS508 - Redes: Convergência e Sociedade - Turma A

Código / Turma

CS508 A

Nome

Redes: Convergência e Sociedade

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Cesar Baio

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos conceituais da convergência tecnológica digital. As questões técnicas e tecnológicas da convergência. As questões políticas, legislativas e mercadológicas na área de telecomunicações. Novos paradigmas de comunicação. O contexto educacional no Brasil e as tecnologias digitais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia geral da disciplina
(ver no programa a leitura específica de cada aula)

BACHELARD, Gaston Poética do Espaço. São Paulo: Martins Editora, 2008.
BEIGUELMAN, Giselle. Admirável Mundo Cíbrido. 2004. Disponível em:
https://www.academia.edu/3003787/Admir%C3%A1vel_mundo_c%C3%ADbrido.
Acesso em: 08 mar. 2019.
DAVIS, Douglas. Artand the future: a history – prophecy of collaboration between
Science, Technology and Art. New York: Praeger Publishers, 1973.
DUARTE, Fábio; QUANDT, Carlo; SOUZA, Queila. O tempo das redes. São Paulo:
Perspectiva, 2008.
FLUSSER, Vilém O mundo codificado - por uma filosofia do design e da comunicação.
São Paulo: Cosac e Naify, 2007.

Universidade Estadual de Campinas
Instituto de Artes

Departamento de Multimeios,

Mídia e Comunicação
GELERNTER, Mark Sources of Architectural Form: A Critical History of Western Design
Theory. Manchester: Manchester University Press, 1995.
GERE, Charlie Digital Culture. London: Reaktion Books, 2002.
HOWES, David (ed.) Empire of the senses - the sensual culture reader. Oxford: Berg,
2005.
KAHN, Douglas Noise Water Meat - A history of sound in the arts. Cambridge: MIT
Press, 2001.
KITTLER, Friedrich. A história dos meios de comunicação. In: LEÃO, Lúcia (org.). O chip
e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: Arquitetura e navegação no ciberespaço. São
Paulo: Iluminuras, 1999.
LEÃO, Lucia (org.) Interlab. Labirintos do pensamento contemporâneo. São Paulo:
Iluminuras/Fapesp, 2002.
LEMOS, André. Mídias Locativas e Territórios Informacionais. In: SANTAELLA, Lúcia.;
ARANTES, Priscila. (ed), Estéticas Tecnológicas: Novos Modos de Sentir., SP:
EDUC., pp. 207-230, 2007.
LEVIN, Thomas Y.; FROHNE, Ursula; WEIBEL, Peter (eds.) CTRL [SPACE] – Rhetorics of
Surveillance from Bentham to the Big Brother. Karlsruhe: ZKM / Massachussets: MIT
Press, 2002.
MANOVICH, Lev. Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições. In: LEÃO, Lúcia
(org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora
SENAC, 2005.
MULDER, Arjenand; BROUWER, Joke (eds) Interact or Die! ‘There is drama in the
networks.’. Rotterdam: V2 Publishing/NAiPublishing, 2007.
MINKER, Wolfgang; WEBER, Michael.; HAGRAS, Hani.; CALLAGAN, Victor.; KAMEAS,
Achilles(eds.) Advanced Intelligent Environments. New York: Springer, 2009.
OKADA, Alexandra. Cartografia Cognitiva. Cuiabá: Editora KCM, 2008.
PARENTE, André. Enredando o pensamento: redes de transformação e subjetividade. In:
PARENTE, André. (org.) Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004.
WEISER, Mark. Some computer science issues in ubiquitous computing.
Communications of the ACM. 1993, 36 (7): 75-84. Disponível em:
http://cseweb.ucsd.edu/~schulman/class/cse291_f18/docs/weiser_cacm.pdf. Acesso
em: 08 mar. 2019.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 2
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina busca desenvolver os fundamentos para a compreensão do fenômeno das redes e suas características de convergência. Abordaremos conceitos relativos ao design expandido e as mídias que utilizam as redes e os ambientes locativos que caracterizam a era da computação ubíqua, pervasiva, com vistas a uma compreensão crítica e ao fomento para o desenvolvimento de soluções inovadoras da sociedade das redes em constante transformação. Para tanto, estabelece um campo de discussão interdisciplinar a partir de estudos que tratam de modo crítico a origem e desenvolvimento da estéticas tecnológicas, inteligência coletiva e gestão do conhecimento em paralelo com a revolução digital. Discutiremos sobre trabalhos e conceitos que devem informar o design dos ambientes inteligentes, fixos e móveis, tais como interação,
imersão, instalação, controle, vigilância, acoplamento, prótese, mobilidade, nomadismo e robótica. A metodologia do curso envolve leitura de textos, discussões em classe, exercícios práticos, apresentação de seminários e elaboração de monografia.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação
A avaliação será realizada considerando:
Apresentação Audiovisual
Trabalho escrito

Trabalho prático 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Apresentação se seminários, realização de trabalhos em sala de aula.

Observação (Plano de Aula)

em branco