Turma AP104 - Desenho Artístico I - Turma A
AP104 A
Desenho Artístico I
Google Classroom, WhatsApp
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Fundamentos da linguagem visual. Desenvolvimento da observação, percepção e apreensão por meio do desenho. A representação: formas e estruturas básicas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O Desenho em suas múltiplas manifestações sensoriais:
- Introdução aos conceitos e a práxis do desenho: da especificidade do meio ao campo expandido;
- O Plano Bidimensional: Linha, contorno e preenchimento; Figura e fundo; Equilíbrio e peso; Movimento e ritmo;
- Desenho Sensorial: paisagem natural, paisagem urbana, e objetos.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. Trad. Ivone Terezinha de Faria. São Paulo: Pioneira, USP, 1980.
DERDYK, Edith. O Desenho da Figura Humana. São Paulo: Scipione, 1990.
WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. Trad. Alvamar Helena Lamparelli. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
ZUANON, R.; BALAMINUTTI, L. D.; OLIVEIRA, M. B.; ZACCARIAS, V. O. V.; DE SALLES, F. M. Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos elementos compositivos "contraste, equilíbrio e peso" no desenho artístico. Revista Vazantes, v. 4, p. 153-167, 2020.
ZUANON, R.; LIMA JR., G.C. SEE BEYOND: contributions to the project-based practice of sighted and visually impaired students in the context of higher education in Design. DATJournal – Design, Art and Technology, 2018.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Introduzir conceitos de desenho: Arte Moderna e Contemporânea:
-
Compreender e exercitar fundamentos básicos da linguagem visual.
-
Desenvolver o conhecimento sensorial, sensível e inteligível na práxis do desenho: observação e memória / percepção / intuição e consciência do mundo e de si mesmo. O desenho como pensamento e ação sensório-motora;
-
Compreender na ação do desenho os elementos formais da composição: representação de formas e de estruturas básicas;
-
Introduzir os conhecimentos básicos sobre materiais e técnicas presentes na tradição do desenho e propiciar experiências iniciais com materiais pós-industriais;
-
Introduzir noções de processo de criação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas atividades propostas em sala de aula.
Cronograma (Plano de Aula)
07/03: Apresentação dos objetivos e conteúdo programático da disciplina.
14/03: Dinâmica Sensorial: linha, contorno e preenchimento. Paisagem natural, paisagem urbana, e objetos. Campo Expandido.
21/03: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘linha, contorno e preenchimento’.
28/03: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘linha, contorno e preenchimento’.
04/04: Dinâmica Sensorial: figura e fundo. Paisagem natural, paisagem urbana, e objetos. Campo Expandido.
11/04: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘figura e fundo’.
18/04: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘figura e fundo’.
25/04: Dinâmica Sensorial: movimento e ritmo. Paisagem natural, paisagem urbana, e objetos. Campo Expandido.
02/05: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘movimento e ritmo’.
09/05: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘movimento e ritmo’.
16/05: Dinâmica Sensorial: contraste, equilíbrio e peso. Paisagem natural, paisagem urbana, e objetos. Campo Expandido.
23/05: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘contraste, equilíbrio e peso.
30/05: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘contraste, equilíbrio e peso.
06/06: Apresentações dos projetos finais da disciplina.
13/06: Apresentações dos projetos finais da disciplina.
Metodologia (Plano de Aula)
Abordagem prático-teórica do desenho (Método SEE BEYOND), mediada por tecnologia:
- Apresentação e discussão de conceitos e referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais) e teóricas;
- Desenvolvimento de dinâmicas práticas sensoriais;
- Apresentação sistemática dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes, por meio das práticas realizadas nas dinâmicas sensoriais;
- Feedbacks síncronos às apresentações dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes.