Turma AP104 - Desenho Artístico I - Turma A

Código / Turma

AP104 A

Nome

Desenho Artístico I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Rachel Zuanon Dias

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos da linguagem visual. Desenvolvimento da observação, percepção e apreensão por meio do desenho. A representação: formas e estruturas básicas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

O Desenho em suas múltiplas manifestações sensoriais:

- Introdução aos conceitos e a práxis do desenho: da especificidade do meio ao campo expandido;

- O Plano Bidimensional: Linha, contorno e preenchimento; Figura e fundo; Equilíbrio e peso; Movimento e ritmo;

- Desenho Sensorial: paisagem natural, paisagem urbana, e objetos.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora. Trad. Ivone Terezinha de Faria. São Paulo: Pioneira, USP, 1980.

DERDYK, Edith. O Desenho da Figura Humana. São Paulo: Scipione, 1990.

WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. Trad. Alvamar Helena Lamparelli. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

ZUANON, R.; BALAMINUTTI, L. D.; OLIVEIRA, M. B.; ZACCARIAS, V. O. V.; DE SALLES, F. M. Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos elementos compositivos "contraste, equilíbrio e peso" no desenho artístico. Revista Vazantes, v. 4, p. 153-167, 2020.

ZUANON, R.; LIMA JR., G.C. SEE BEYOND: contributions to the project-based practice of sighted and visually impaired students in the context of higher education in Design. DATJournal – Design, Art and Technology, 2018.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introduzir conceitos de desenho: Arte Moderna e Contemporânea:

  • Compreender e exercitar fundamentos básicos da linguagem visual.

  • Desenvolver o conhecimento sensorial, sensível e inteligível na práxis do desenho: observação e memória / percepção / intuição e consciência do mundo e de si mesmo. O desenho como pensamento e ação sensório-motora;

  • Compreender na ação do desenho os elementos formais da composição: representação de formas e de estruturas básicas;

  • Introduzir os conhecimentos básicos sobre materiais e técnicas presentes na tradição do desenho e propiciar experiências iniciais com materiais pós-industriais;

  • Introduzir noções de processo de criação.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas atividades propostas em sala de aula.

Cronograma (Plano de Aula)

07/03: Apresentação dos objetivos e conteúdo programático da disciplina.
14/03: Dinâmica Sensorial: linha, contorno e preenchimento. Paisagem natural, paisagem urbana, e objetos. Campo Expandido.
21/03: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘linha, contorno e preenchimento’.
28/03: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘linha, contorno e preenchimento’.
04/04: Dinâmica Sensorial: figura e fundo. Paisagem natural, paisagem urbana, e objetos. Campo Expandido.
11/04: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘figura e fundo’.
18/04: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘figura e fundo’.
25/04: Dinâmica Sensorial: movimento e ritmo. Paisagem natural, paisagem urbana, e objetos. Campo Expandido.
02/05: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘movimento e ritmo’.
09/05: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘movimento e ritmo’.
16/05: Dinâmica Sensorial: contraste, equilíbrio e peso. Paisagem natural, paisagem urbana, e objetos. Campo Expandido.
23/05: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘contraste, equilíbrio e peso.
30/05: Apresentação dos resultados alcançados na dinâmica sensorial ‘contraste, equilíbrio e peso.
06/06: Apresentações dos projetos finais da disciplina.
13/06: Apresentações dos projetos finais da disciplina.

 

Metodologia (Plano de Aula)

Abordagem prático-teórica do desenho (Método SEE BEYOND), mediada por tecnologia:

- Apresentação e discussão de conceitos e referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais) e teóricas;

- Desenvolvimento de dinâmicas práticas sensoriais;

- Apresentação sistemática dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes, por meio das práticas realizadas nas dinâmicas sensoriais;

- Feedbacks síncronos às apresentações dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes.

Observação (Plano de Aula)

em branco