Turma AP110 - Modelagem I - Turma A

Código / Turma

AP110 A

Nome

Modelagem I

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Semestre com duas turmas em dias diferentes para resolver o represamento de alunos no período da pandemia

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ivanir Cozeniosque Silva

Ementa (Catálogo da DAC)

Modelagem e Moldagem em materiais diversos. Aplicação de escala para o projeto artístico. Elaboração de modelos maquetes em materiais diversos. Apresentação e elaboração de seminários e pesquisas de campo referentes ao universo próprio da criação artística. 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: pesquisa na relação entre materiais, forma e processos na produção da obra.
Elementos investigativos da escultura e cerâmica: procedimentos tradicionais e procedimentos híbridos aliados a um olhar contemporâneo na compreensão espacial.
Abordagem da sintaxe visual tendo como base o desenho, a representação geométrica, a abstração e os contrastes formais.

1 - Conceito do Módulo e sub-módulo a partir de objetos temáticos, modulares (Gestalt) - corte e dobradura. Referência do processo em Amilcar de Castro
Criação de um módulo visual a partir de figuras geométricas.
Estudos de possibilidades construtivas por justaposição, sobreposição e intersecção
Experimentação, anamorfoses e noções de tensões através das formas irregulares

2- Luminoteca
Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (chapas de metal, plásticos, papéis, vidro, espelho, etc.)

Referência pedagógica:
Moholly Nagy, Bruno Munari e Abraão Palatinik

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia Básica
- ARGAN, Carlo Giulio. El Arte Moderna. Tomo II Valência, Ed. Ando Torres, 1975.
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção. São Paulo, EDUSP, 1980.
- CHIARELLI, Tadeu. Amilcar de Castro: Corte e Dobra. São Paulo, CosacNaify,
2003.
- CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna; trad. Walter Dutra - São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1988.
- DONDES, D.A. La Sintaxis de la Imagen. Barcelona, Ed. Gustavo Gilli, 1976.
- KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.
- MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
- WONG, Wucius. Princípios da forma e desenho. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 16
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 24
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 10
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver uma compreensão dos elementos espaciais via uma linha do tempo de obras do século XX.
Adquirir um olhar sensível para o entendimento das construções poéticas: o modelatto e os processos de fundição.
Abrir caminhos para uma pesquisa da modelagem e estimular a vivência com os materiais, suas qualidades expressivas e técnicas.
Pesquisar e construir objetos estruturais, formais e informais, utilizando conceitos, materiais e ferramentas adequadas.
Estimular a capacidade expressiva, técnica e formal da investigação tridimensional.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

O aluno será avaliado conforme as normas do regimento interno dando ênfase à assiduidade, reflexão participativa, adequação, sensibilidade e criatividade na resolução da pesquisa
tridimensional proposta.
Outros critérios são avaliados: qualidade dos trabalhos, desempenho nas aulas online, apresentação do seminário.
As propostas apresentadas serão verificados partir dos conteúdos desenvolvidos no semestre, (nota de 0,0 a 10,0).

Cronograma (Plano de Aula)

A abordagem conceitual da pesquisa explora de início o desenho, a composição, a representação geométrica e estrutural, com elementos da natureza, abstração e estudos de formas pertencentes às linguagens da escultura, arquitetura, cenografia e designer.

Módulo e sub-módulo

Objetos temáticos, modulares (Gestalt) - corte e dobradura- estudos diversos para pré-projeto, harmonia, dinâmica visual. Criação de um módulo visual a partir de figuras geométricas. Estudos de possibilidades construtivas por justaposição, sobreposição e intersecção. Trabalho em escala definitiva em diversos materiais: acrílico, papel, compensado, poliestireno, madeira balsa, chapa de zinco, cobre, latão e outros.

Formas Espaciais

Forma e expressão-Análise comparativa e compositiva 3D da representação do plano, da linha, da cor e da materialidade no espaço levando-se em consideração os atributos de contrastes, transparências, opacidades, proporção, escala, contornos, simetria, equilíbrio, associação e dissociação do fundo e figura e anamorfoses. Definição por uma unidade modular industrializada. Construção de uma forma visando a estrutura e qualidades expressivas do material. Ex.: textura, flexibilidade, rigidez, cor, opacidade, brilho etc.

Formas irregulares

Estudo de formas orgânicas e noções de tensões através das formas irregulares .

Luminoteca –Modularidade

Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (Chapas de metal, plásticos, papéis, policarbonato, acrílico, vidro, etc.) Referencia pedagógica: Moholli Nagy, Bruno Munari.

Metodologia (Plano de Aula)

 

Aulas expositivas com abordagem teórica sobre a questão do conceito de moldar, modelar, modelagem e fundição artística numa pequena amostragem das obras mais relevantes para a historia da escultura e cerâmica; discussão com a participação dos discentes.

Uso de recursos visuais de livros de arte, slides, desenhos, fotografias, filmes nas aulas presenciais e para a plataforma do meet.google no classroom.

Indicação de download de livros, textos,  reforçando a necessidade das consultas online à coleções/exposições em museus internacionais e nacionais.

Exercícios de construções tridimensionais, acompanhados de projeto via assessoria remota.

Acompanhamento por vídeo online dos exercícios desenvolvidos individualmente, trazendo discussões apoiadas em abordagens teóricas e sob a orientação do professor e um monitor PAD em laboratório.

Realização de desenhos de observação a partir dos projetos construídos.

Pesquisas para o seminário, dando subsídios às idéias propostas com escolha de um artista.

Observação (Plano de Aula)

Semestre com duas turmas em dias e docentes diferentes para resolver o represamento de alunos no período da pandemia

As turmas terão um PED e dois PADs como bolsistas em cada turma para ajudar na organização da disiciplina