Turma AP110 - Modelagem I - Turma A
AP110 A
Modelagem I
Newton da Silva
Semestre com duas turmas em dias diferentes para resolver o represamento de alunos no período da pandemia
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Modelagem e Moldagem em materiais diversos. Aplicação de escala para o projeto artístico. Elaboração de modelos maquetes em materiais diversos. Apresentação e elaboração de seminários e pesquisas de campo referentes ao universo próprio da criação artística.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aspectos conceituais da linguagem tridimensional: pesquisa na relação entre materiais, forma e processos na produção da obra.
Elementos investigativos da escultura e cerâmica: procedimentos tradicionais e procedimentos híbridos aliados a um olhar contemporâneo na compreensão espacial.
Abordagem da sintaxe visual tendo como base o desenho, a representação geométrica, a abstração e os contrastes formais.
1 - Conceito do Módulo e sub-módulo a partir de objetos temáticos, modulares (Gestalt) - corte e dobradura. Referência do processo em Amilcar de Castro
Criação de um módulo visual a partir de figuras geométricas.
Estudos de possibilidades construtivas por justaposição, sobreposição e intersecção
Experimentação, anamorfoses e noções de tensões através das formas irregulares
2- Luminoteca
Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (chapas de metal, plásticos, papéis, vidro, espelho, etc.)
Referência pedagógica:
Moholly Nagy, Bruno Munari e Abraão Palatinik
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Bibliografia Básica
- ARGAN, Carlo Giulio. El Arte Moderna. Tomo II Valência, Ed. Ando Torres, 1975.
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção. São Paulo, EDUSP, 1980.
- CHIARELLI, Tadeu. Amilcar de Castro: Corte e Dobra. São Paulo, CosacNaify,
2003.
- CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna; trad. Walter Dutra - São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1988.
- DONDES, D.A. La Sintaxis de la Imagen. Barcelona, Ed. Gustavo Gilli, 1976.
- KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1998.
- MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
- WONG, Wucius. Princípios da forma e desenho. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver uma compreensão dos elementos espaciais via uma linha do tempo de obras do século XX.
Adquirir um olhar sensível para o entendimento das construções poéticas: o modelatto e os processos de fundição.
Abrir caminhos para uma pesquisa da modelagem e estimular a vivência com os materiais, suas qualidades expressivas e técnicas.
Pesquisar e construir objetos estruturais, formais e informais, utilizando conceitos, materiais e ferramentas adequadas.
Estimular a capacidade expressiva, técnica e formal da investigação tridimensional.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno será avaliado conforme as normas do regimento interno dando ênfase à assiduidade, reflexão participativa, adequação, sensibilidade e criatividade na resolução da pesquisa
tridimensional proposta.
Outros critérios são avaliados: qualidade dos trabalhos, desempenho nas aulas online, apresentação do seminário.
As propostas apresentadas serão verificados partir dos conteúdos desenvolvidos no semestre, (nota de 0,0 a 10,0).
Cronograma (Plano de Aula)
A abordagem conceitual da pesquisa explora de início o desenho, a composição, a representação geométrica e estrutural, com elementos da natureza, abstração e estudos de formas pertencentes às linguagens da escultura, arquitetura, cenografia e designer.
Módulo e sub-módulo
Objetos temáticos, modulares (Gestalt) - corte e dobradura- estudos diversos para pré-projeto, harmonia, dinâmica visual. Criação de um módulo visual a partir de figuras geométricas. Estudos de possibilidades construtivas por justaposição, sobreposição e intersecção. Trabalho em escala definitiva em diversos materiais: acrílico, papel, compensado, poliestireno, madeira balsa, chapa de zinco, cobre, latão e outros.
Formas Espaciais
Forma e expressão-Análise comparativa e compositiva 3D da representação do plano, da linha, da cor e da materialidade no espaço levando-se em consideração os atributos de contrastes, transparências, opacidades, proporção, escala, contornos, simetria, equilíbrio, associação e dissociação do fundo e figura e anamorfoses. Definição por uma unidade modular industrializada. Construção de uma forma visando a estrutura e qualidades expressivas do material. Ex.: textura, flexibilidade, rigidez, cor, opacidade, brilho etc.
Formas irregulares
Estudo de formas orgânicas e noções de tensões através das formas irregulares .
Luminoteca –Modularidade
Apropriações experimentais de elementos da “projeção-cor-luz”- pesquisa com diversos materiais (Chapas de metal, plásticos, papéis, policarbonato, acrílico, vidro, etc.) Referencia pedagógica: Moholli Nagy, Bruno Munari.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas com abordagem teórica sobre a questão do conceito de moldar, modelar, modelagem e fundição artística numa pequena amostragem das obras mais relevantes para a historia da escultura e cerâmica; discussão com a participação dos discentes.
Uso de recursos visuais de livros de arte, slides, desenhos, fotografias, filmes nas aulas presenciais e para a plataforma do meet.google no classroom.
Indicação de download de livros, textos, reforçando a necessidade das consultas online à coleções/exposições em museus internacionais e nacionais.
Exercícios de construções tridimensionais, acompanhados de projeto via assessoria remota.
Acompanhamento por vídeo online dos exercícios desenvolvidos individualmente, trazendo discussões apoiadas em abordagens teóricas e sob a orientação do professor e um monitor PAD em laboratório.
Realização de desenhos de observação a partir dos projetos construídos.
Pesquisas para o seminário, dando subsídios às idéias propostas com escolha de um artista.
Observação (Plano de Aula)
Semestre com duas turmas em dias e docentes diferentes para resolver o represamento de alunos no período da pandemia
As turmas terão um PED e dois PADs como bolsistas em cada turma para ajudar na organização da disiciplina