Turma AP111 - Teoria e Projeto I: Introdução - Turma A

Código / Turma

AP111 A

Nome

Teoria e Projeto I: Introdução

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Wilson Florio

Ementa (Catálogo da DAC)

Introdução ao projeto: materiais e linguagens de projeto (plástica, volumetria, teoria das cores, texturas, escalas, luz e sombras, ritmo, harmonia e composição). Noções gerais da estética aplicada ao espaço da arquitetura. Axiomática arquitetônica. O homem e o ambiente físico. Percepção espacial. A correlação forma e função no projeto. Introdução à metodologia de projeto. Exercício de projeto.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BIBLIOGRAFIA DE LEITURA E TRABALHO EM SALA DE AULA:

LEMOS, Carlos A. C. O que é a arquitetura. São Paulo: Brasiliense, 1980. (todo o texto)

ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. São Paulo: Pioneira, 1991. Cap 6 e 7; pp.61- 94.

PALLASMAA, Juhani. As mãos inteligentes: a sabedoria existencial e corporificada na arquitetura. Porto Allegre: Bookman Editora, 2013. (Introdução/ Capítulo 4: As mãos desenhistas/ Capítulo 5: O pensamento corporificado)

HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1996. pp. 12-43; pp. 190- 201; pp.246 – 267

CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o próximo milênio. São Paulo, Cia das Letras, 1990.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BAKER, Geoffrey H. Le Corbusier: uma análise da forma – São Paulo: Martins Fontes, 1998.

CHING, Francis D. K. Arquitectura: forma, espacio y orden – Mexico: Gustavo Gili, 1982.

DONDIS, D. La sintaxis de la imagen. Barcelona: Gustavo Gili, 1986. pp.123 -147

GALLO, H.; FLÓRIO, W.; STEFANINNI SANT'ANNA, S. e MAGALHÃES, F. Projeto residencial moderno e contemporâneo – volume I: residências nacionais e volume II: residências internacionais. Análise gráfica dos princípios de forma, ordem e espaço de exemplares da produção arquitetônica residencial. São Paulo: Editora Mack Pesquisa, 2002.

HALL, Edward T. – A Dimensão Oculta. Editora Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1977 pp. 49-74; pp.105-115.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente – Rio de Janeiro: Leo Chistiano editorial Ltda, 1977.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVO GERAL:

A disciplina tem caráter introdutório ao projeto enquanto processo e à arquitetura enquanto fenômeno, objetivando a iniciação ao pensar e fazer arquitetônico. A reflexão crítica e conceitual será desenvolvida interativamente e correlacionada com a prática do projetar em um constante ir e vir das formas abstratas do pensamento à materialidade do espaço existencial humano construído, mediado por seus meios de representação. O curso assume a hipótese do projeto enquanto composição e da arquitetura enquanto construção organizada do Habitat humano. O curso promoverá experiências, aproximação, análise e conhecimento de exemplares referenciais da produção arquitetônica, visando a constituição de repertório. Assume também a hipótese de uma especificidade do conhecimento arquitetônico através da caracterização de invariantes a serem dedutivamente desenvolvidas em confronto com as áreas de conhecimento com as quais a arquitetura faz interfaces, incentivando sempre uma abordagem interdisciplinar do conhecimento. Os objetivos a seguir especificados são aqui individualizados apenas por razões operativas, porque são integrados e interativos em todo o curso.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. O curso na esfera da reflexão crítica, portanto, na teoria da arquitetura, terá como proposta básica operacional desenvolver a teoria do espaço existencial humano, correlacionando a natureza fisiológica da percepção e da representação do espaço com a natureza do biótipo humano.

2. O curso na esfera do fazer específico da arquitetura operacionaliza o instrumental fundamental à construção material da correlação forma e função no espaço existencial humano, exercitando metodicamente a ação prospectiva do projetar arquitetônico.

3. A abordagem da ação do projeto arquitetônico tem como lastro de fundamentação conhecimento acumulado pela experiência construtiva do espaço existencial humano ao longo da história da arte e da arquitetura e urbanismo na civilização ocidental.

4. A disciplina incentiva o aluno a desenvolver a potencialidade expressiva da gestualidade corporal do desenho no plano bidimensional bem como a da modelagem e de composições tridimensionais correlatas para desenvolver a linguagem espacial arquitetônica. Incentivará também a linguagem corporal no espaço existencial e suas codificações instituídas pela cultura (nível micro cultural). Motivará o desenvolvimento psicomotor da percepção e da consciência do volume (cheio-vazio – positivo-negativo/ figura-fundo). O curso enfatizará a criação formal do artefato arquitetônico, as correlações da forma com a geometria, bem como a construtividade dos artefatos.

5. A disciplina promoverá aproximações de conhecimento, leitura e análise de exemplares referenciais da produção arquitetônica, enfatizando os meios de representação da arquitetura como apropriação de conhecimento específico e formação de repertório de projeto. Incentivará, ainda, a aplicação desse conhecimento adquirido no processo de criação dos artefatos arquitetônicos.

 

OBJETIVOS DOS EXERCÍCIOS APLICATIVOS:

  • Propiciar uma experiência de organização de formas no espaço que culmine na proposta de um projeto de artefato arquitetônico;

  • Familiarizar o aluno com o processo de criação e desenvolvimento de uma solução formal;

  • Enfatizar, como estratégia didática, a criação e o desenvolvimento da forma no projeto, evidenciando o uso de determinadas operações compositivas;

  • Enfatizar no projeto a dimensão de “composição” a partir de sólidos geométricos puros;

  • Enfatizar a geometria como elemento balizador do partido adotado;

  • Relacionar a forma com o espaço delimitado caracterizador do abrigo que corresponde a um “programa de uso”;

  • Evidenciar a dimensão “tectônica” do processo, enfatizando a construtividade da solução concebida;

  • Aclarar as investigações formais a partir de abordagens de “fora para dentro” e de “dentro para fora”;

  • Enfatizar o uso das notações de projeto propiciando familiaridade e maior domínio dessa ferramenta investigativa (intensificar o uso e domínio de croquis e desenhos e de modelos físicos – maquetes).

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

em branco

Cronograma (Plano de Aula)

A) TEORIA DA ARQUITETURA APLICADA AO PROJETO ARQUITETÔNICO

 

1) Espaço existencial humano: correlações interativas – fisiologia da percepção; aparatos perceptivos imediatos e à distância e a estrutura do biótipo humano. Eixos de construção do espaço – vertical e horizontal.

2) Sintaxe visual e composição: a cor no espaço bidimensional; a cor no espaço tridimensional. Elementos e conceitos de composição formal arquitetônica: equilíbrio x instabilidade, simetria x assimetria, regularidade x irregularidade, unidade x fragmentação, simplicidade x complexidade.

3) Luz e sombras/incidências luminosas naturais – artificiais, claro/escuro – contrastes ópticos – aplicação sobre volumes: sólidos geométricos (poliedros regulares irregulares) e sólidos orgânicos. Luz e sombras/incidências sobre a cor (plano-volume).

4) A dualidade e o contraponto do espaço interno versus espaço externo. As categorias do pensamento – espaço e tempo correlações com a percepção do ambiente tendo o corpo humano como centro de experiência sensorial. A esfera social. Noções antropológicas, psico- sociais, infra e micro cultural do dimensionamento físico-funcional do espaço arquitetônico; habitação unifamiliar, edificação vertical – edificações públicas, e espaços urbanos.

5) Introdução do estudo topológico do espaço arquitetônico: continuidade-descontinuidade / espaço centrípeto / espaço centrífugo – interioridade / exterioridade / nivelamento / desnivelamento; concavidade / convexidade; opaco / transparente / regularidade e irregularidade formal – no plano, no volume.

6) Forma – Estrutura – Função: estudo introdutório conceitual, técnico, estético e metodológico aplicado ao projeto arquitetural de edificação de pequeno e médio porte. Desenvolvimento dos seixos analógicos da correlação forma – função: analogia biológica (antropomórfica e biomórfica) e analogia (racionalismo, funcionalismo, mecanicismo).

 

B) PROCESSO DE CRIAÇÃO E PROJETO ARQUITETÔNICO (INTRODUÇÃO)

 

  • Introdução ao processo compositivo. Trabalho bidimensional que enfatize a criação enquanto processo de composição, aplicando os elementos da sintaxe visual, teoria da cor, teoria da forma, percepção e outros.

  • Introdução à criação espacial. Introdução aos procedimentos de criação e de projeto aplicados a artefatos arquitetônicos de pequeno e médio portes, para funções simplificadas a partir dos principais atributos dos espaços concebidos, enfatizando as questões de manipulação da forma a partir de sólidos geométricos puros, da geometria como elemento balizador dos espaços, das investigações formais a partir de abordagens de “fora para dentro” e de “dentro para fora”, da dimensão “tectônica” do processo, enfatizando a construtividade da solução concebida e do resultado formal final como caracterizador de uma linguagem específica impregnada de significados. Conduzir o processo intensificando o uso e domínio de croquis e desenhos e de modelos físicos maquetes.

  • Introdução à análise de exemplares referenciais de arquitetura. Trabalhar repertórios específicos pelo estudo de casos referenciais da produção arquitetônica enfatizando as relações criação e criador, a partir de processos de análise gráfica e prática mimética pela reprodução dos artefatos pelos alunos por processos próprios de representação.

Metodologia (Plano de Aula)

As aulas serão teórico práticas, expositivas e de proposição, enfatizando a produção no ambiente do atelier. Os alunos serão assistidos pelos professores durante a elaboração dos exercícios. Os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados e criticamente discutidos com o conjunto da turma.

Serão realizados seminários e apresentação de análises de casos referenciais do repertório da arquitetura. As referências apresentadas serão objeto de discussão crítica.

Os trabalhos, por sua dimensão e complexidade, serão desenvolvidos em equipes, com identificação de partes integrantes de cada proposta que a serão desenvolvidas individualmente.

Serão desenvolvidos três exercícios aplicativos:

1. Exercício de Composição Bidimensional;

2. Exercício de Representação e Análise Arquitetônica de Repertório;

3. Exercício de Composição Espacial com sólidos geométricos simples.

 

São apresentados para fichamento e estudos 5 textos referenciais de teoria.

Observação (Plano de Aula)

em branco