Turma AP211 - Desenho I: Desenho Artístico - Turma A

Código / Turma

AP211 A

Nome

Desenho I: Desenho Artístico

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Filipe Mattos de Salles

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenho artístico. Composição, desenho de observação e de memória. Percepção das formas. Utilização de materiais e técnicas de desenho e de representação gráfica.

 

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

  1. ARGAN, Giulio Carlo; “Arte Moderna: Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos”; Companhia das Letras; São Paulo; 1992.

  2. ARNHEIM, Rudolf; “Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora”; Pioneira, Editora da Universidade de São Paulo; 1980.

  3. COELHO NETO; J. Teixeira; “A Construção do Sentido na Arquitetura”; Editora Perspectiva; São Paulo; 1979.

  4. DONIS, Donis A.; “A Sintaxe da Linguagem Visual”; Editora Martins Fontes; São Paulo, 1991.

  5. GOMBRICH, E. H.; “Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica”; Editora Martins Fontes; São Paulo; 1980.

  6. KANDINSKY, W.; “Punto y Linea Sobre el Plano”; Editores Barral; Barcelona; 1977.

  7. OSTROWER, Fayga.; “Acasos da Criação Artística”; Editora Campus; Rio de Janeiro; 1990.

  8. OSTROWER, Fayga.; “Criatividade e Processos de Criação”; Editora Vozes; Rio de Janeiro; 1984.

  9. OSTROWER, Fayga.; “Universos da Arte”; Editora Campus; 1983.

  10. PAREYSON, Luigi; “Os Problemas da Estética”; Editora Martins Fontes; São Paulo; 1984.

  11. PEDROSA, Mário; Otília Arantes (org.); “Formas e Percepção Estética I e II”; Editora da Universidade de São Paulo; São Paulo; 1996.

  12. RUDEL, Jean; “As Técnicas do Desenho”; Editora da Universidade de São Paulo; São Paulo; 1985.

  13. STANGOS, Nikos; “Conceitos da Arte Moderna”; Editora Jorge Zahar; Rio de Janeiro; 1991.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  1. Desenvolver o aluno na pratica do desenho como instrumento individual de observação e percepção do objeto e da figura humana.

  2. Capacitar o aluno na compreensão do desenho como linguagem de expressão artística, como instrumento de representação arquitetônica e como instrumento de criação arquitetônica.

  3. Capacitar o aluno na utilização dos materiais, das técnicas de desenho e nas representações gráficas, relacionando estes aspectos com suas possibilidades expressivas.

  4. Desenvolver a prática do desenho de memória com o objetivo de ampliar no aluno a capacidade de construção gráfica dos objetos, segundo as estruturas dos eixos organizadores de suas representações formais.

  5. Capacitar o aluno através do desenho de observação e memória na ampliação de seu repertório final.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Frequência nas explanações e lives do curso.
Realização dos exercícios aplicativos propostos.
Aplicação nos desenhos dos princípios de gramática visual demonstrados.
Incorporação dos métodos e técnicas demonstrados nos exercícios de desenho propostos.
Qualidade e desempenho na aplicação dos instrumentos de representação e desenho ensinados.
Evolução comparativa dos alunos individualmente e do conjunto da turma na sequência de realização dos objetivos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
 O 1o. Exercício terá 10% da nota final. O 2o. Exercício terá 10% da nota final. O 3o. Exercício terá 30% da nota final. O 4o. Exercício terá 40% da nota final. Os 10% restantes serão destinados a avaliação dos fichamentos (4 fichamentos valendo 0,25 cada)
A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases levará em conta, além dos critérios específicos explicitados para cada proposta na proposição dos exercícios, as apresentações orais, a presença e a participação em aulas e desempenho na elaboração dos desenhos.
A Média Final será assim composta:
Exercício 1 – desenvolvimento desenho livre – Observação e Memória : 1.0 ponto;
Exercício 2 - desenvolvimento desenho livre - Objetos: 1.0 ponto; Exercício 3 - desenvolvimento desenho livre – Figura humana: 3.0 pontos;
Exercício 4 – desenvolvimento desenho livre – Composição Arquitetônica: 3.0 pontos; Avaliação –Individual - Fichamentos de Leituras: 2.0 pontos.

Cronograma (Plano de Aula)

  1. Desenvolvimento das noções de composição, equilíbrio, orientação do espaço, configuração perceptiva, linha e contorno, figura e fundo, níveis de profundidade, luz e suas variações tonais.

  2. Análise da forma: estrutura, construção e organização da forma no plano.

  3. Noções de representação das perspectivas cônicas e axionométricas.

Metodologia (Plano de Aula)

O curso se desenvolve através de aulas teóricas com a leitura de textos escolhidos e de aulas práticas. Os exercícios são propostos e produzidos em classe ou extraclasse com a exposição e discussão sistemática da produção dos alunos, tanto individual como coletiva. Os desenhos de observação: do objeto, de figura humana, de arquitetura e memória iniciam-se tendo como modelos objetos e a prática de desenho de “modelo vivo” aonde as escalas vão sofrendo ampliações gradativas até o espaço arquitetônico. Nesta trajetória o corpo humano sempre estará presente como referência de escala. A fotografia poderá ser também instrumento de trabalho, relacionando todas as escalas como inclusive no que se refere a realização dos desenhos de memória. As técnicas de utilização de materiais bem como as técnicas de desenho e “modelo vivo” serão encadeadas metodologicamente nos exercícios propostos, possibilitando um desenvolvimento objetivo do aluno.

Observação (Plano de Aula)

em branco