Turma AP211 - Desenho I: Desenho Artístico - Turma A
AP211 A
Desenho I: Desenho Artístico
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenho artístico. Composição, desenho de observação e de memória. Percepção das formas. Utilização de materiais e técnicas de desenho e de representação gráfica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
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ARGAN, Giulio Carlo; “Arte Moderna: Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos”; Companhia das Letras; São Paulo; 1992.
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ARNHEIM, Rudolf; “Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora”; Pioneira, Editora da Universidade de São Paulo; 1980.
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COELHO NETO; J. Teixeira; “A Construção do Sentido na Arquitetura”; Editora Perspectiva; São Paulo; 1979.
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DONIS, Donis A.; “A Sintaxe da Linguagem Visual”; Editora Martins Fontes; São Paulo, 1991.
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GOMBRICH, E. H.; “Arte e Ilusão: um estudo da psicologia da representação pictórica”; Editora Martins Fontes; São Paulo; 1980.
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KANDINSKY, W.; “Punto y Linea Sobre el Plano”; Editores Barral; Barcelona; 1977.
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OSTROWER, Fayga.; “Acasos da Criação Artística”; Editora Campus; Rio de Janeiro; 1990.
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OSTROWER, Fayga.; “Criatividade e Processos de Criação”; Editora Vozes; Rio de Janeiro; 1984.
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OSTROWER, Fayga.; “Universos da Arte”; Editora Campus; 1983.
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PAREYSON, Luigi; “Os Problemas da Estética”; Editora Martins Fontes; São Paulo; 1984.
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PEDROSA, Mário; Otília Arantes (org.); “Formas e Percepção Estética I e II”; Editora da Universidade de São Paulo; São Paulo; 1996.
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RUDEL, Jean; “As Técnicas do Desenho”; Editora da Universidade de São Paulo; São Paulo; 1985.
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STANGOS, Nikos; “Conceitos da Arte Moderna”; Editora Jorge Zahar; Rio de Janeiro; 1991.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
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Desenvolver o aluno na pratica do desenho como instrumento individual de observação e percepção do objeto e da figura humana.
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Capacitar o aluno na compreensão do desenho como linguagem de expressão artística, como instrumento de representação arquitetônica e como instrumento de criação arquitetônica.
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Capacitar o aluno na utilização dos materiais, das técnicas de desenho e nas representações gráficas, relacionando estes aspectos com suas possibilidades expressivas.
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Desenvolver a prática do desenho de memória com o objetivo de ampliar no aluno a capacidade de construção gráfica dos objetos, segundo as estruturas dos eixos organizadores de suas representações formais.
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Capacitar o aluno através do desenho de observação e memória na ampliação de seu repertório final.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Frequência nas explanações e lives do curso.
Realização dos exercícios aplicativos propostos.
Aplicação nos desenhos dos princípios de gramática visual demonstrados.
Incorporação dos métodos e técnicas demonstrados nos exercícios de desenho propostos.
Qualidade e desempenho na aplicação dos instrumentos de representação e desenho ensinados.
Evolução comparativa dos alunos individualmente e do conjunto da turma na sequência de realização dos objetivos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
O 1o. Exercício terá 10% da nota final. O 2o. Exercício terá 10% da nota final. O 3o. Exercício terá 30% da nota final. O 4o. Exercício terá 40% da nota final. Os 10% restantes serão destinados a avaliação dos fichamentos (4 fichamentos valendo 0,25 cada)
A avaliação dos trabalhos desenvolvidos nos exercícios para as entregas parciais e finais das várias fases levará em conta, além dos critérios específicos explicitados para cada proposta na proposição dos exercícios, as apresentações orais, a presença e a participação em aulas e desempenho na elaboração dos desenhos.
A Média Final será assim composta:
Exercício 1 – desenvolvimento desenho livre – Observação e Memória : 1.0 ponto;
Exercício 2 - desenvolvimento desenho livre - Objetos: 1.0 ponto; Exercício 3 - desenvolvimento desenho livre – Figura humana: 3.0 pontos;
Exercício 4 – desenvolvimento desenho livre – Composição Arquitetônica: 3.0 pontos; Avaliação –Individual - Fichamentos de Leituras: 2.0 pontos.
Cronograma (Plano de Aula)
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Desenvolvimento das noções de composição, equilíbrio, orientação do espaço, configuração perceptiva, linha e contorno, figura e fundo, níveis de profundidade, luz e suas variações tonais.
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Análise da forma: estrutura, construção e organização da forma no plano.
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Noções de representação das perspectivas cônicas e axionométricas.
Metodologia (Plano de Aula)
O curso se desenvolve através de aulas teóricas com a leitura de textos escolhidos e de aulas práticas. Os exercícios são propostos e produzidos em classe ou extraclasse com a exposição e discussão sistemática da produção dos alunos, tanto individual como coletiva. Os desenhos de observação: do objeto, de figura humana, de arquitetura e memória iniciam-se tendo como modelos objetos e a prática de desenho de “modelo vivo” aonde as escalas vão sofrendo ampliações gradativas até o espaço arquitetônico. Nesta trajetória o corpo humano sempre estará presente como referência de escala. A fotografia poderá ser também instrumento de trabalho, relacionando todas as escalas como inclusive no que se refere a realização dos desenhos de memória. As técnicas de utilização de materiais bem como as técnicas de desenho e “modelo vivo” serão encadeadas metodologicamente nos exercícios propostos, possibilitando um desenvolvimento objetivo do aluno.