Turma AP301 - Elementos da Prática de Pesquisa - Turma A

Código / Turma

AP301 A

Nome

Elementos da Prática de Pesquisa

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

A disciplina requer dedicação à prática das atividades propostas de organização e elaboração de projetos de pesquisa, com atividades semanais como etapas desse desenvolvimento.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Selma Machado Simão

Ementa (Catálogo da DAC)

A investigação científica: lógica, linguagem e método. Estruturas formais e funcionais do discurso científico de distintos tipos de Pesquisa voltados para o grande campo das Artes e Humanidades. Subsídios para a leitura, produção e interpretação de textos científicos. O projeto de pesquisa: a pergunta condutora, a delimitação do problema, a hipótese, os objetivos, o embasamento teórico, metodológico e empírico. A investigação científica como prática social.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Não é uma disciplina exclusivamente teórica, pelo contrário: A disciplina se configura como uma oficina de prática de redação de projetos de pesquisa e, dessa forma, requer intensa participação ativa dos alunos, no sentido de obter resultados consistentes. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 3
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

• Compreender a problemática Científica: noções básicas.
• Relacionar e diferenciar os elementos da pesquisa científica e da pesquisa em arte.
• Trabalhar Abordagem e Instrumentos relacionados à Prática de Pesquisa.
• Exercitar Técnicas de Redação e Pesquisa Bibliográfica e Projeto de Pesquisa.
• Conhecer e aplicar a NBR (Normas da ABNT) na pesquisa em arte.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Participação em aula;

- Seminários (em duplas/trios);

- Projeto de Pesquisa (individual);

- Exercícios em sala.

Cronograma (Plano de Aula)

A teoria e a observação: as bases do conhecimento científico;
Ciência: uma questão de método. Pesquisa: a aplicação do método científico; Relações entre Arte e
Ciência;
Delineando um estudo científico: o projeto de pesquisa. Sua condução, difusão e desdobramentos
nos variados campos da sociedade;
Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos;
Fundamentos da redação e normalização do trabalho científico;
Citações e Referências bibliográficas;
Conhecimento e aplicação das novas tecnologias da informação para a produção científica;
Principais modalidades do Trabalho científico: Resumo, Fichamento, Resenha Crítica, Relatório,
Projetos de Pesquisa, Artigo Científico, Ensaio e Trabalhos Monográficos (Trabalho de Conclusão de
Curso, Dissertação, Tese)

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas expositivas com discussão dos conteúdos apresentados;
- Realização de Seminários em Grupo;
- Exercícios individuais em sala;
- Oficinas para elaboração de projetos de pesquisa;
- Indicação de Leituras para discussão em sala e fichamento.

Observação (Plano de Aula)

Não é uma disciplina exclusivamente teórica, pelo contrário: A disciplina se configura como uma oficina de prática de redação de projetos de pesquisa e, dessa forma, requer intensa participação ativa dos alunos, no sentido de obter resultados consistentes.