Turma AD013 - Ateliê de Prática e Ensino da Dança I - Turma A

Código / Turma

AD013 A

Nome

Ateliê de Prática e Ensino da Dança I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

Nesta disciplina estaremos utilizando como canal de acompanhamento virtual da disciplina o Google Classroom. O WhatsApp será uma ferramenta apenas para comunicações e/ou necessidades emergenciais. Provavelmente faremos uso de um DRIVE Compartilhado como espaço de registro e trocas entre grupos das obserações e produções da turma.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marisa Martins Lambert

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento teórico-prático de atividades de sensibilização, consciência e expressão corporal. Estudos da interação corpo-espaço e dos fundamentos estruturais e funcionais que organizam conhecimentos específicos na dança. Investigação e reflexão crítica sobre a contribuição dos princípios somáticos nas práticas pedagógicas da dança, considerando o contexto de ensino formal e não formal.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Corpo como natureza: corpo-cosmo - nosso ecossistema para perceber sentir, imaginar e agir. Explorar enlace parte/todo e aprendizagem no trânsito pessoa/coletivo. Refletir sobre habitar-se e habitar o planeta.
  2. A observação, o refinamento da atenção e a sensibilidade como fundamentos da percepção. Investigação dos filtros de leitura da realidade. Pesquisa sobre cinética e cinestesia.
  3. Mundo Interno e Mundo Externo: Corpo e Sentidos, A educação dos sentidos - o ver, o ouvir, a percepção da pele (das peles), o toque.
  4. Tema de estudo: Corpo/ambiente – Investigação sobre padrões corporais - observação dos nossos gestos alicerce (nosso modo de deitar, ficar em pé, pisar, andar, sentar) como construção da história pessoal e coletiva, político, social e cultural de cada um e de todos/as.
  5. Suporte para mobilidade: Respiração, Tônus e Fluência, Pulsação Básica (expansão e recolhimento), Consciência do centro. 
  6. Pele, Músculo, Ossos e articulações: fundamentação anatômica; Apoios e Oposições; qualidades desses sistemas na expressividade do movimento.
  7. Padrões Neurocinesiológicos: experiências relacionais entre as partes do corpo e o corpo no mundo – exploração da continuidade entre mobilidade/estabilidade; reflexão sobre rede de apoios e transformações, sobre estado de mudança x relações fixas.
  8. Esquemas de base: Ceder, empurrar, estender e se lançar para o espaço. Iniciação e sequencia de movimento – centro, meio membro, extremidade; da aproximação para o distanciamento.
  9. Temas de estudo: 1. balanço do calcanhar; 2. Suporte muscular interno
  10. O Corpo entre o céu e a terra - Eixo/Centralização, Esqueleto Axial, Coluna Vertebral e a maleabilidade do centro. As Três Esferas (cabeça, caixa torácica e bacia), Peso (centro de gravidade e leveza). Rolamento e enrolamento do eixo (movimento sequenciado).
  11. Unidade Inferior: Pés (tornozelo), alinhamento calcanhares-ísquios. Articulação coxofemoral e flexão femoral. Transferência do peso do torso para as pernas, propulsão pélvica frontal e lateral.  Bacia – lago de potencia do movimento. Fundamentação anatômico e pedagógica sobre conteúdo.
  12. Prática artística: pesquisa sobre a relação entre estrutura, funcionamento e expressividade (pesquisa aprofundada sobre uma parte do corpo ou pesquisa sobre a movimentação de um animal)
  13. Prática pedagógica: Observação de uma prática de ensino e reconhecimento de alguns dos conceitos estudados; reflexão sobre modos de ensino na criação de uma prática ( princípios libertários, democráticos, e valorização dos saberes orgânicos, holísticos e sensíveis).

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia Básica:

ADCHIE, Ngozi Chimamanda. O Perigo de uma história única. Iª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. n. 19, p.20-28, Jan/Fev/Mar/Abril 2002. 

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. 2ª Ed. São Paulo: Annablume, 2006.

LAMBERT, Marisa Martins. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: O sistema Laban/Bartenieff para o desenvolvimento somático e a criação em dança. Tese de Doutorado, Deptº. de Pós-Graduação, Unicamp, São Paulo, 2010.

LUZ, Carmen. Técnicas de Vida e Morte: Breves Notas para Dançar. Revista O Menelick 2° Ato, abril/2020 I http://www.omenelick2ato.com/artes-da-cena/danca-e-performance/tenicas-de-vida-e-morte-breves-notas-para-dancar

PAXTON, Steve. Gravidade. 1ª ed., Ed. N1:2021.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.

WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. O avesso do avesso do corpo – educação somática como práxis. Joinville, SC: Nova Letra, 2011.

Videografia:

Utopias #3 Episódio 15 - Cléia Placido /  https://www.youtube.com/watch?v=cVH6IpzYC90

Flecha 1 - A serpente e a Canoa. DANTAS, Anna; KRENAK, Ailton. Clclo Flecha Selvagem https://www.youtube.com/watch?v=Cfroy5JTcy4

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 60
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 60
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 8
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 60

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

  • Compreender conceitos e princípios básicos para a construção da relação corpo-mundo enquanto fundamentos que orientam a prática artística e docente na dança.
  • Desenvolver recursos práticos, provenientes das abordagens somáticas, de investigação do corpo em movimento; refletir suas implicações poéticas, estéticas e políticas.
  • Desenvolver recursos de autocuidado e auto regulação.
  • Construir um saber das artes da cena através da aprendizagem do sensível.
  • Aprofundar conhecimento sobre a correlação entre estrutura, funcionamento e expressão no movimento.
  • Discutir questões ligadas ao corpo, à dança e ao contexto da arte na contemporaneidade, aproximando esse exercício reflexivo do campo educacional e dos valores humanos.
  • Explorar a relação Educação Somática e Dança em propostas criativas e pedagógicas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  • Participação nas aulas e engajamento e cooperação. 
  • Realização das propostas investigativas individuais e coletivas (podendo envolver: mapa-memória do corpo; estudo ampliado de um segmento corporal; resenha-movimento, pesquisa de movimento de animais, entre outras propostas a combinar com a turma)
  • Exercício de prática de ensino sobre temática de pesquisa.
  • Auto avaliação

 

Cronograma (Plano de Aula)

 

  1. Corpo como natureza: corpo-cosmo - nosso ecossistema para perceber sentir, imaginar e agir. Explorar enlace parte/todo e aprendizagem no trânsito individuo/coletivo.
  2. A observação, o refinamento da atenção e a sensibilidade como fundamentos da percepção. Investigação dos filtros de leitura da realidade. Pesquisa sobre cinética e cinestesia.
  3. Mundo Interno e Mundo Externo: Corpo e Sentidos, A educação dos sentidos - o ver, o ouvir, a percepção da pele, o toque.
  4. Tema de estudo: Corpo/ambiente – Investigação sobre padrões corporais - observação dos nossos gestos alicerce (nosso modo de deitar, ficar em pé, pisar, andar, sentar) como construção da história individual e coletiva, político, social e cultural de cada um.
  5. Suporte para mobilidade: Respiração, Tônus e Fluência, Pulsação Básica (expansão e recolhimento), Consciência do centro. 
  6. Pele, Musculo, Ossos e articulações: fundamentação anatômica; Apoios e Oposições; qualidades desses sistemas na expressividade do movimento.
  7. Padrões Neurocinesiológicos: experiência de relações entre as partes do corpo – exploração da continuidade entre mobilidade/estabilidade; reflexão sobre estado de mudança x relações fixas.
  8. Esquemas de base: Ceder, empurrar, estender e se lançar para o espaço. Iniciação e sequencia de movimento – centro, meio membro, extremidade. 
  9. Temas de estudo: 1. balanço do calcanhar; 2. Suporte muscular interno
  10. O Corpo entre o céu e a terra - Eixo/Centralização, Esqueleto Axial, Coluna Vertebral, As Três Esferas (cabeça, caixa torácica e bacia), Peso (centro de gravidade e leveza). Rolamento e rolamento do eixo (movimento sequenciado).
  11. Unidade Inferior: Pés (tornozelo), alinhamento calcanhares-isquios. Articulação coxofemoral e flexão femural. Transferência do peso do torso para as pernas, propulsão pélvica frontal e lateral.  Fundamentação anatômico e pedagógica sobre conteúdo.
  12. Prática artística: pesquisa sobre a relação entre estrutura, funcionamento e expressividade (pesquisa aprofundada sobre uma parte do corpo ou pesquisa sobre a movimentação de um animal)
  13. Prática pedagógica: Desenvolvimento de uma prática de ensino baseada em alguns dos conceitos estudados, aliada a reflexão sobre modos de ensino (reflexão sobre princípios libertários, democráticos, e valorização dos saberes orgânicos, holísticos e sensíveis)

Metodologia (Plano de Aula)

 

METODOLOGIA DE ENSINO

A disciplina integra:

-   Aulas práticas baseadas na exploração de conceitos básicos da Dança, aliados ao estudo anatômico, cinesiológico e a reflexão crítica, eco-poética e política. 

- Pauta-se em metodologias ativas e no aprendizado experienciado, investigativo e dialogado, que se aprofunda em pesquisas criativas e pedagógicas.

-  Discute textos de educação somática, dança contemporânea, e aborda temas sobre a construção pessoal e social do corpo, em busca da constituição de uma corporeidade contextualizada. 

-  Utiliza de materiais e recursos didáticos (bolinhas, bambus, espaguetes, balões) que favoreçam a compreensão dos conteúdos propostos.

Pedagogicamente, pretende-se a construção de um espaço de autonomia e participação, de auto responsabilidade e protagonismo das/os alunas/os na descoberta do movimento consciente, criativo e transformador.

 

Observação (Plano de Aula)

8. OBSERVAÇÕES

A bibliografia complementar se compõe de títulos que expandem dos conhecimentos abordados na disciplina. Não são leituras exigidas, trazem um aprofundamento reflexivo que sublinha o trabalho e aponta perspectivas, horizontes de desenvolvimento.

 

Caso a disciplina ocorra por modo remoto, o processo contará com aulas síncronas e momentos de estudo em grupos menores, para realização de tarefas coletivas. O Moodle ou Classroom será nossa ferramenta de comunicação oficial assim também como um grupo de WhatsApp para questões emergenciais. Trabalharemos com vídeos, áudios, como instrumentos de compartilhamento e criação, utilizando o celular principalmente como mídia de troca de materiais e produção.