Turma AP399 - Atividades Artísticas - Culturais - Ensino III - Turma A
AP399 A
Atividades Artísticas - Culturais - Ensino III
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Ampliação e enriquecimento da cultura em geral, bem como de experiências pontuais no circuito artístico vigente. Participação como organizador, assistente ou expositor em atividades artísticas, culturais, ensino e científicas, workshops orientados (produção cultural, cenografia, mostra individual e coletiva em instituições especializadas e afins; visitas monitoradas a ateliês, exposições e acervos; atividades de extensão como congressos e seminários em áreas de Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino e afins). Critérios a serem definidos pela Comissão de Graduação.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
GARDNER, H. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: 2000.
GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: Sistema de leitura visual da forma. São Paulo Escrituras Editora, 2000.
hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
LAHART, J.L. "Tinkering Makes Comeback Amidst Crisis". In: The Wall Street Journal, 13 nov.2009.
MUNDURUKU, Daniel. O Karaíba: uma história do pré-Brasil. Barueri: Manole, 2010.
OLIVEIRA, L.F. Educação e militância decolonial. Rio de Janeiro: Selo Novo, 2018.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Contribuir para a formação de artistas e arte-educadores para que estejam preparados e aptos ao desenvolvimento de práticas voltadas à interculturalidade e à inclusão cultural;
Possibilitar a abertura de espaços para a atuação dos estudantes em: escolas, instituições culturais, museus, ONG diversas e outros;
Fomentar o uso consciente e produtivo de suportes tecnológicos como lugares e espaços de atuação cultural, artística e docente.
Desenvolver ações globais com ênfase em cultura local.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A proposta prevê 3 atividades.
A primeira diz respeito a uma atividade de extensão relacionada à intervenções artísticas/culturais e educacionais em variados suportes, contando com recursos materiais e imateriais, em espaços físicos e virtuais.
A segunda requer um relato ilustrado por imagens e vídeos da ação desenvolvida, assim como, suas respectivas análises e reflexões.
Produção de um pecha kucha da experiência vivenciada.
Cronograma (Plano de Aula)
- Troca de experiências a partir da participação em micro projetos de extensão, como: oficinas, eventos, exposições ou demais formas da produção artística na atualidade com atuação direta;
- Análises, reflexões, questionamentos, negociações e formatações da produção artística frente ao circuito cultural do entorno da universidade;
- Pensar nas interpretações de narrativas visuais geradas pelas atividades artísticas e de extensão escolhidas.
- Questionamentos, negociações e formatações da produção artística frente ao circuito cultural vigente;
- O campo da Arte e seus protagonistas como reconhecimento dos Agentes Artísticos;
- Elementos de monitoria, assessoramento e produção em projetos artísticos;
- Cultura e Movimento Maker e hackerspaces.
- Inteligência Cultural e identidade cultural.
- Interação da comunidade envolvida e compartilhamento de conhecimento mediados por tecnologias em rede.
- Divulgação científica e artística.
Metodologia (Plano de Aula)
Todas as orientações sobre as atividades serão oferecidas remotamente ou com encontros mensais presenciais para trocas das experiências inter-atividades e relatos dessas vivências síncronas e assíncronas.
Observação (Plano de Aula)
O plano da disciplina foi elaborado para compor a proposta de curricularização da extensão, tendo como fundamento, o desenvolvimento dos conteúdos de: Arte, Interculturalidade, Decolonização, Descolonização e Inclusão.
Esta disciplina pretende fomentar o exercício de conhecimentos, técnicas, metodologias e/ou formas de organização do trabalho artístico e docente em artes para públicos diversificados, em diversos formatos e suportes.
Visa contribuir para a formação acadêmica, profissional e cidadã dos alunos da graduação, enfatizando ações de extensão.
A comunidade externa à Unicamp será envolvida ao participar dos eventos propostos pelos estudantes. Nessa atuação, estaremos favorecendo o estreitamento da relação entre a universidade e a sociedade.
A experiência pretende fomentar a constituição de redes que envolvam a produção, difusão e uso de conhecimentos relacionados aos conteúdos de arte ministrados em contextos plurais.