Turma AR301 - Psicologia do Desenvolvimento Aplicado às Artes I - Turma A
AR301 A
Psicologia do Desenvolvimento Aplicado às Artes I
Outro
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A compreensão do desenvolvimento do ser humano em relação aos aspectos da habilidade motora, da ampliação do conhecimento e da capacidade criadora, levando-se em conta a expressão lúdica e o aprofundamento da percepção corporal, visual e auditiva do indivíduo. A experiência do fenômeno da arte, tanto em sua aproximação do material concreto quanto na realização de composições mais elaboradas, permitindo a compreensão do processo criativo e evidenciando a necessidade da expressão individual, experiência essa adequada às diversas fases evolutivas e variadas formas de aprendizagem.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- Estudos sobre as fases do desenvolvimento humano.
- O ciclo vital.
- A relação entre as diversas etapas do desenvolvimento da personalidade e o ensino da Arte na escola.
- Principais etapas do desenvolvimento da criança.
- Estudos da Percepção, Memória e Imaginação.
- O desenvolvimento cognitivo da criança e do adolescente.
- O corpo-soma no processo de criação.
- O desenvolvimento continuado do indivíduo (processualidade); relações entre o interno e o entorno.
- Qualidades do movimento expressivo e a relação com o desenvolvimento humano.
- Dinâmicas direcionadas à escuta do corpo e amadurecimento da visão do aluno sobre corpo, arte, e educação, com especial atenção ao diálogo entre as linguagens: dança, música e artes visuais.
- Reflexão sobre o papel do artista-docente na contemporaneidade.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
6. BIBLIOGRAFIA
Básica:
ARNHEIM, R. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira, 1980. pp..154-205
BEE, Helen L. e MITCHELL, Sandra K. A pessoa em desenvolvimento. Harbra, 1986
BIAGGIO, Angela M. B. Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis,RJ, Ed. Vozes, 2015.
ERIKSON, Erik. O Ciclo de Vida Completo. Porto Alegre, Artmed, 1998
GELEWSKI, Rolf. Estruturas Sonoras I – Uma percepção elementar da música à serviço da educação. Salvador, BA: Nós Editora, 1973.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. São Paulo: Ícone, 1990
PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forence Universitária,1998.
TOURRETTE, Catherine, GUIDETTI, Michèle. Introdução à Psicologia do Desenvolvimento do nascimento à adolescência. Petrópolis, RJ, Vozes, 2012.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991
WINNICOTT, D. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
A bibliografia poderá ser complementada durante o curso.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
EMENTA
A compreensão do desenvolvimento do ser humano em relação aos aspectos da habilidade motora, da ampliação do conhecimento e da capacidade criadora, levando-se em conta a expressão lúdica e o aprofundamento da percepção corporal, visual e auditiva do indivíduo. A experiiencia do fenômeno da arte, permitindo a compreensão do processo criativo e evidenciando a necessidade da expressão singular, experiência essa adequada às diversas fases evolutivas e variadas formas de aprendizagem.
OBJETIVOS
- Oferecer ao estudante de artes, recursos de análise e compreensão dos conteúdos expressivos e simbólicos em relação às diversas fases do desenvolvimento humano.
- Favorecer o melhor desempenho profissional do futuro artista-docente, assim como proporcionar-lhe auto- conhecimento e domínio em seu caminho pessoal.
- Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar, organizar e estruturar seus conhecimentos, suas fundamentações de base e suas habilidades e competências desenvolvidas durante a formação acadêmica, enfocando sua futura ação como artista-docente.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Participação em sala de aula.
- Trabalhos intermediários.
- Trabalho final.
Cronograma (Plano de Aula)
Metodologia (Plano de Aula)
5. METODOLOGIA DE ENSINO
As aulas compõem-se de estudos teóricos e propostas práticas com ocasionais apresentações de vídeos artísticos e pedagógicos. Ao final de cada tema, haverá propostas, por escrito e práticas, com o objetivo de verificar a assimilação dos conteúdos apresentados.
Além disso, serão propostas as seguintes atividades: leitura de livros e artigos; discussão de filmes e documentários; audição de músicas selecionadas e jogos de atenção e presença.