Turma MP741 - Canto na Música Popular VII - Turma A
MP741 A
Canto na Música Popular VII
Outro, WhatsApp
Newton da Silva
A disciplina será oferecida presencialmente.
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo progressivo e sistemático da canção popular produzida nos países da América Latina, com enfoque especial para Argentina, Chile, Cuba, Peru e México.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Escuta das vozes da canção latinoamericana, com foco nas obras de alguns artistas da Argentina, Chile, Peru, Colombia, Mexico, Cuba - sua diversidade musical e as relações com a música brasileira.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Acosta, Leonardo. Outra Vision de la musica popular cubana. Ediciones Museo de La Música. 2014. Cuba.
Canclini, Nestor G. Culturas Híbridas. EDUSP. São Paulo, 2008. 4ª edição.
Cesarotto, Oscar A. Tango Malandro. Iluminuras. São Paulo, 2003.
Galeano, Eduardo. As veias abertas da América Latina. Editora Paz e Terra. São Paulo, 2008. 48ª edição.
KNIGHTS, Vanessa. Tears and Screams: Performances of Pleasure and Pain in the Bolero. In: WHITELEY, Sheila; RYCENGA, Jennifer. Queering the Popular Pitch. New York: Routledge Taylor & Francis Group, 2006. --
LIRA-HERNÁNDEZ, Alberto. El corrido mexicano: un fenómeno histórico-social y literario. Contribuiciones desde Coatepec, nº 24. p.29-43. Enero-Junio, 2013. Universidad Autónoma del Estado de México. Disponível em: < https://www.redalyc.org/pdf/281/28126456004.pdf > -- Um artigo sobre a importância histórica-social dos corridos mexicanos.
MAIA, Leandro. Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu. XXIX Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música – Pelotas – 2019
https://www.anppom.com.br/congressos/index.php/29anppom/29CongrAnppom/paper/viewFile/5718/2372
Parra, Violeta. Décimas – Autobiografia en verso. Editorial Sudamericana. 2012. Chile
Sosa, Marcos M – “Alcances da música popular no Prata – A milonga solta no tempo” in O alcance da canção - estudos sobre música popular. (pag 30 a 58) Org. Luis Augusto Fischer e Carlos Augusto Bonifácio Leite. Arquipélago editorial, 2016
Xavier, Demetrio – “Atahualpa Yupanqui – silêncio, caminho, guitarra e outros nomes”. in O alcance da canção - estudos sobre música popular. (pag.96 a 103) Org. Luis Augusto Fischer e Carlos Augusto Bonifácio Leite. Arquipélago editorial, 2016 VELASCO, Fabiola. La Nueva Canción Latinoamericana: notas sobre su origen y definición. Repertorio Americano. Presente y Pasado, Revista de Historia. nº 23. Enero- Junio 2007. Disponível em:
https://biblat.unam.mx/hevila/Presenteypasado/2007/vol12/no23/9.pdf
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar o contato com o universo da música latino-americana, com a finalidade de compreender a diversidade dessa canção, os gêneros foclóricos e de raiz foclórica, o comportamento vocal e os elos estabelecidos com a canção popular brasileira.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação contínua, considerando a frequência, pontualidade, participação em aula e realização dos trabalhos propostos.
Apresentação de seminário sobre um artista e sua obra. A organização dos grupos bem como as datas para apresentação dos seminários serão definidas no início do semestre.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1 (Argentina)
Generos focloricos e os elos com o “nuevo cancioneiro”.
AULA 2
Mercedes Sosa – o simbolismo político na expressão de uma voz
Aula 3
Liliana Herrero – o que uma voz expressa para além das palavras
AULA 4
Margarita Palacios
Disco – Una vida para el canto
Atahualpa Yupanqui
AULA 5
De Carlos Gardel à Adriana Varela – o tango
AULA 6 (Mexico)
As rancheiras
AULA 7
Lila Downs
AULA 8
Chavela Vargas
AULA 9 (Peru)
A música negra Peruana
Indicação para que vejam o documentário “Sigo siendo”
AULA 10 (Chile)
- indicação para que assistam “Violeta foi para o céu” - longametragem que trata da vida de Violeta Parra
Violeta Parra – a busca da tradição e a criação
Aula 11
Victor Jara
Quillapayun
AULA 12 (Colombia)
Lucia Pulido
AULA 13 Colombia
Shakira
Totó La Momposina
AULA 14 (Cuba)
Celia Cruz
Compay Segundo
Omara Portuondo
Metodologia (Plano de Aula)
A partir da escuta de fonogramas e das leituras realizadas, desenvolver competência analítica para compreender o comportamento vocal e autoral dentro da canção popular dos países estudados, bem como as ligações estabelecidas com a música popular brasileira.
Observação (Plano de Aula)
O cronograma pode sofrer eventuais alterações caso a docente julgue necessário e em benefício do processo de aprendizado dos conteúdos apresentados.