Turma MU105 - Estruturação Musical I - Turma A
MU105 A
Estruturação Musical I
Google Classroom
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Revisão de teoria musical básica. Introdução aos princípios de escrita harmônica e contraponto.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
A séria harmônica e os overtones:
Apresentação das proporções da divisão da corda e classificação dos intervalos;
Os modos: sistemas gregos; eclesiásticos; renascentistas e neo-modais;
A série dodecafônica e as quatro operações;
Princípios de contraponto à duas vozes: 1a espécie;
Formação de acordes dentro da escala maior e cifragem da música popular;
Princípios de encadeamento a 3 vozes a partir do princípio da nota comum;
2o princípio de contrapondo a duas vozes: 2a espécie;
A escala menor harmônica e o contraponto em tonalidade menor: neutralização do cromatismo.
Apresentação e discussão sobre os campos musicológicos relacionados aos conteúdos apresentados
Bibliografia (Catálogo da DAC)
RAMIREZ, Marisa. Harmonia: uma abordagem prática. São Paulo: Ed. Marisa Ramires, Vol. 1, 2008.
______________ & FIGUEIREDO, Sérgio. Exercícios de Teoria Musical: Uma Abordagem Prática. São Paulo: Embraforma, 6a Ed., 2004.
SCHOENBERG, Arnold. Exercícios Preliminares de Contraponto. Trad. Eduardo Seincmann. São Paulo: Via Lettera, 2001.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar a vivência musical dos alunos, ampliando tanto a percepção quanto a compreensão da linguagem musical. Levar o aluno a se relacionar com uma peça de música de forma integrada, captando seus elementos estruturais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Entrega de trabalho semestral, participação ativa em sala de aula e entrega das atividades do classroom.
Cronograma (Plano de Aula)
A séria harmônica e os overtones:
Apresentação das proporções da divisão da corda e classificação dos intervalos;
Os modos: sistemas gregos; eclesiásticos; renascentistas e neo-modais;
A série dodecafônica e as quatro operações;
Princípios de contraponto à duas vozes: 1a espécie;
Formação de acordes dentro da escala maior e cifragem da música popular;
Princípios de encadeamento a 3 vozes a partir do princípio da nota comum;
2o princípio de contrapondo a duas vozes: 2a espécie;
A escala menor harmônica e o contraponto em tonalidade menor: neutralização do cromatismo.
Metodologia (Plano de Aula)
Discussão e reflexão sobre os princípios tonais, modais e atonais a partir dos tópicos estruturais abordados. Exercícios iniciais de contraponto, harmonia e análise. Discussão em aula dos diversos processos criativos e os diferentes estilos musicais de cada época a fim de perceber as diferenças dos elementos estruturais que compõem linguagem musical em diferentes épocas, estilos e gêneros.