Turma MU132 - Trilhas Sonoras I - Turma A

Código / Turma

MU132 A

Nome

Trilhas Sonoras I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Claudiney Rodrigues Carrasco

Ementa (Catálogo da DAC)

A música como elemento das linguagens audiovisuais. Aspectos histórico e técnico.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Trilha Sonora e Trilha Musical

Origens do Audiovisual

Dramaturgia Musical

A Música no Cinema Mudo

Primeira fase do Cinema Sonoro

A consolidação do som no cinema

A música e o som no cinema dos anos 1930

Aspectos conceituais, históricos, técnicos e poéticos do som e da música no audiovisual.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

CARRASCO,  Ney

                                            Sygkhronos – A formação da poética musical do cinema – São Paulo – Via Lettera - 2003

                                           Trilha Musical – Música e articulação fílmica – dissertação de mestrado – São Paulo – ECA/USP - 1993

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Trilhas Sonoras é uma disciplina do Departamento de Música da UNICAMP obrigatória para os cursos de Composição e Música Popular e eletiva para os demais. 

 

A disciplina tem por objetivo introduzir o aluno no estudo da música aplicada aos contextos da dramaturgia musical e do audiovisual, em suas diversas manifestações. Seu conteúdo é composto por uma síntese teórica sobre o assunto, à qual se soma o desenvolvimento de projetos práticos por parte dos alunos. No que diz respeito ao desenvolvimento teórico, a disciplina está centrada na produção de música para o cinema, entendida como um foco a partir do qual é possível compreender tanto a produção dramático-musical que o antecede - e da qual é um herdeiro – quanto as manifestações audiovisuais posteriores.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A nota final do aluno será dada a partir dos seguintes requisitos:

 

-         Presença nas aulas

-         Participação nas discussões e atividades em aula

-         Realização de trabalhos e projetos práticos

-         Notas das avaliações

 

Cronograma (Plano de Aula)

  1. 1. A música no contexto da dramaturgia musical: a ópera, o teatro musical. 
  2. 2. A música no contexto do audiovisual: o cinema, a televisão, o vídeo. 
  3. 3. A música no contexto das novas tecnologias: multimídia. 
  4. 4. Aspectos históricos da dramaturgia musical. 
  5. 5. Aspectos históricos da música de cinema 

-         As origens

-         A música no período do cinema mudo

-         O adevento do som sincronizado

-         A música no cinema dos anos trinta.

-         O rompimento: anos quarenta

-         A consolidação: anos cinquenta

-         Transformações dos anos sessenta e setenta

-         A música de cinema dos anos 80 ao presente.

 

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina é composta por aulas presenciais e projeção de filmes.

Observação (Plano de Aula)

em branco