Turma AP100 - Práticas de Oficina I - Turma A
AP100 A
Práticas de Oficina I
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo do desenvolvimento das técnicas, materiais e equipamentos próprios de ateliês artísticos e ou oficinas de madeira, visando a produção de uma poética visual.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
1. O desenvolvimento das práticas e das fórmulas.
-
O gesto percussor na construção de ferramentas e utensílios;
-
Matérias sólidas;
-
Matérias fluídas.
2. Pré-história.
-
Instrumentos de gravação e pintura;
-
Fixadores
3. Antiguidade na Grécia.
-
Escultura;
-
Ferramentas.
4. Idade Média e Renascimento.
-
Instrumentos e Materiais;
-
Pontas de metal;
-
Carvão e Pigmentos Naturais;
-
Tintas, pedras e lápis.
5. Novos Materiais
-
Metal;
-
Plásticos;
-
Tintas.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARGAN, Giulio Carlo. Clássico e Anticlássico. São Paulo: Companhia das Letras, l999.
FRANCASTEL, Pierre. Arte e Técnica nos Séculos XIX e XX. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 2000.
LEROY-GOURHAN, André. Evolução e Técnicas. Lisboa: Edições 70, 1971.
MAYER, Ralph. Manual do Artista. São Paulo: Martins Fontes, 1966.
NAPIER, John. A mão do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores. 1983.
PIGNATTI, Terisio. O Desenho. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
RUDEL, Jean. A Técnica do Desenho. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.
WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Sensibilizar o aluno para o exercício do fazer, considerando a mão como a primeira ferramenta: funções e funcionamento da mão como ferramenta para executar uma idéia.
- Perceber e analisar a construção de objetos para estabelecer através dos procedimentos adotados em aula, elos de conhecimento e relacionamento com as outras disciplinas.
- Orientar o aluno no desenvolvimento de idéias plásticas, proporcionando um enquadramento antropológico aos meios elementares de ação sobre a matéria e as técnicas de manufatura de um objeto. Considerando que junto a esse motivo, inicia-se a consciência da construção de uma poética visual.
- Demonstrar ao aluno a importância do binômio procedimento/criatividade e como desenvolver um projeto a partir de uma relação equilibrada dos dois conceitos.
- Desenvolver o raciocínio criativo do aluno, utilizando a instrumentalização e manipulação de técnicas representativas adequadas, considerando a justa integração e expressão da mesma, referentes aos procedimentos básicos, para o uso do ferramental e materiais relacionados às artes visuais, contando com o subsídio de outras disciplinas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
em brancoCronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
-
Trabalhos práticos orientados, visando à aplicação dos conceitos teóricos apresentados e acompanhamento sistemático dos alunos na elaboração dos mesmos.
-
Apresentação e discussão de textos.