Turma AP897 - Tópicos Especiais em Processos Criativos XIV - Turma A

Código / Turma

AP897 A

Nome

Tópicos Especiais em Processos Criativos XIV

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luise Weiss

Ementa (Catálogo da DAC)

O programa da disciplina será estabelecido em função das pesquisas em curso no Departamento de Artes Plásticas. Prevê como sua estrutura geral a ampliação dos conhecimentos da práxis artística bem como enriquecimento cultural.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Parte I: História da Xilogravura no Ocidente
- A xilogravura medieval;
- A xilogravura e os livros (incunábulos e tipografia);
- A gravura na Europa na época do renascimento e do Barroco;
- Artes Gráfica – A Xilogravura de ilustração (William Blake e Gustave Doré);
- A gravura do Expressionismo Alemão (Blauer Reiter e Die Brücke);
- A Xilogravura Contemporânea: Edward Munche e Paul Gauguin;
- A xilogravura no Japão (Ukyio-ê);
- A monotipia e as impressões diretas.
Parte II: História da Gravura Brasileira
- Primórdios da Gravura Brasileira;
- A gravura de Oswald Goeldi, Livio Abramo e Lasar Segall (anos 30 e 40);
- As gravuras de Marcelo Grassmann;
- A vinda de Axl Loeskoschek ao Brasil e suas influências;
- A gravura abstrata de Fayga Ostrower, Maria Bonimi e outros (anos 50 e 60);
- Os clubes de Gravura (a arte engajada);
- A Xilogravura de Cordel (Nordeste);
- A Gravura Contemporânea e suas características: algumas questões.
Parte III: Técnica
- As matrizes: sua origem (madeira, MDF ou linóleo), seu preparo e o desenvolvimento de um
projeto visual;
- Carimbos e Monotipias: Impressões diretas;
- Xilogravura monocromática e policromática;
- Linóleogravura;
- Gravura em topo de madeira;
- Gravação: entalhe (domínio das ferramentas necessárias e sua afiação);
- impressão: procedimentos básicos (com colher e na prensa).

Bibliografia (Catálogo da DAC)

COSTELLA, Antonio. Introdução à Gravura e História da Xilogravura. Campos de Jordão: Editora Mantiqueira, 1984
EICHEMBERG, Fritz. The Art of the Print: Masterpiecesm history, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. São Paulo: Melhoramentos, 1976
IVINS JR., W.M.. Imagen Impresa y conocimiento: analysis da imagen prefotografica. Barcelona: Gili, 1976
MARTINS, Itajahi. Gravura: Arte e Técnica. São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura, 1987

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Introdução ao universo da gravura, mais especificamente ao da xilogravura, sua história e o
desenvolvimento dos procedimentos técnicos necessários para uma poética visual vinculada à
xilogravura. Como também à monotipia e outras impressões diretas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Avaliações mensais e bimestrais das atividades desenvolvidas em classe;
- Avaliação final (semestre): apresentação do projeto gráfico individual desenvolvido durante o semestre;
Serão considerados:
- Projeto gráfico envolvendo pesquisas e experimentações;
- Conhecimentos técnicos necessários à pesquisa gráfica do projeto individual;
- Participação nas aulas de Ateliê, demonstrando não apenas o domínio necessário á parte prática, mas também referente ao aproveitamento de leituras de textos sobre o assunto.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)


- Aulas teóricas sobre a origem da xilogravura. Seu desenvolvimento histórico e seu vínculo com o livro. Aulas com indicação de leituras de textos e acompanhadas de imagens;
- Aulas práticas envolvendo desde o preparo da matriz (desenho, entalhe e gravação) até a
impressão (com colher e na prensa);
- Visitas à exposições e/ou ateliês coletivos ou particulares de artistas gravadores (optativo);
- Orientação individual no desenvolvimento do projeto gráfico individual.

Observação (Plano de Aula)

em branco