Turma MU162 - Laboratório de Expressão Corporal I - Turma A
MU162 A
Laboratório de Expressão Corporal I
Newton da Silva
10/11/2022 11:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução à expressão corporal. Laboratório de expressão livre.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Exercícios para trabalhar o conceito de Presença
- Práticas para compreensão do espaço cênico (Six view points)
- Livre improvisação
- Processo de criação criativa coletiva.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Boal, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poeticas políticas. Editora Civilização Brasileira.1988.
Bogart, Anne. A preparação do diretor. Editora Martins Fontes.2021
Bogart, Anne & Landau Tina. O livro dos view points - um guia prático ára viewpoints e composição. Editora Perspectiva.2017.
Cozza, Fabiana. O canto em Linda Wise: ação imaginativa e interpretação. Dissertação de Mestrado Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia PUC-SP.
Herrigel, Eugen. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. Editora Pensamento. 1975.
Krenak, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras.2019
Miller, Jussara. A escuta do corpo - sistematização da técnica Klaus Vianna. Summus Editorial. 2007.
Overlie, Mary. https://www.sixviewpoints.com/
Zumthor, Paul. Introdução à poesia oral. editora da UFMG. 2010.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Partindo de exercícios e jogos corporais, da leitura de textos, da reflexão crítica e dos processos de escuta, trabalhar com as perspectivas da corporalidade nos processos criativos e a performatividade tanto na perspectiva da realização artística quanto da educação..
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação contínua considerando a frequencia, pontualidade, participação em aula e realização das propostas.
Discussão sobre textos propostos descritos no cronograma.
Apresentação do processo desenvolvido coletivamente a partir das práticas realizadas em aula.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1 - exposição sobre o trabalho que será desenvolvido, indicações de leituras; apresentação à técnica Six View Points; diretrizes sobre o trabalho performativo que deverá ser apresentado na última aula
AULA 2 - trabalhos sobre o 1o viewpoint ESPAÇO; exercícios de improvisação a partir de sequências minimais
AULA 3 - trabalhos sobre o 1o e o 2o viewpoint ESPAÇO e TEMPO; exercícios de escuta corporal
AULA 4 - trabalho sobre o 1o, 2o e 3o viewpoint ESPAÇO, TEMPO, FORMA ; discussão sobre o capítulo 6 (Timidez) do livro A preparação do diretor (Anne Bogart)
AULA 5 - trabalho sobre o 1o, 2o, 3o e 4o viewpoint ESPAÇO, TEMPO, FORMA e MOVIMENTO ; exercícios de livre improvisação a partir de sequências minimais em conjunção com os viewpoints
AULA 6 - trabalho sobre o 1o, 2o, 3o, 4o e 5o viewpoint ESPAÇO, TEMPO, FORMA, MOVIMENTO e EMOÇÃO ; exercícios de criação coletiva a partir da escuta
AULA 7 - trabalho sobre o 1o, 2o, 3o, 4o, 5o e 6o viewpoint ESPAÇO, TEMPO, FORMA, MOVIMENTO, EMOÇÂO e HISTÓRIA; exercícios de criação coletiva a partir da escuta musical
AULA 8 - Discussão sobre o livro A arte cavalheiresca do arqueiro zen
AULA 9 - trabalho sobre os 6 viewpoints - criação coletiva
AULA 10 - discussão sobre o texto Ideias para adiar o fim do mundo; exercício de improvisação coletiva a partir dos viewpoints
AULA 11 - Documentário: Augusto Boal e o teatro do oprimido
AULA 12 - Exercícios de criação coletiva a partir da técnica dos viewpoints
AULA 13 - Exercícios de criação coletiva
AULA 14 - Apresentação dos trabalhos finais
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas nas quais será desenvolvido intenso trabalho corporal a partir da utilização de técnicas como Six View Points, desenvolvida pela coreógrafa Mary Overlie; exercícios de livre improvisação e criação coletiva; discussão e reflexão crítica a partir das leituras propostas;
Observação (Plano de Aula)
O cronograma pode sofrer eventuais alterações caso a docente julgue necessário e em benefício do processo de aprendizado dos conteúdos apresentados.