Turma AD139 - Dança do Brasil V: imersão criativa - Turma A

Código / Turma

AD139 A

Nome

Dança do Brasil V: imersão criativa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

As aulas serão ministradas presencialmente.

Atualizado em
10/11/2022 11:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa Sato Turtelli

Paula Caruso Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

em branco

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Matrizes de movimento de manifestações tradicionais culturais brasileiras específicas;

- Estudo técnico de linguagens corporais provindas desse universo;

- O trabalho de laboratórios dirigidos;

- O trabalho com objetos e pontos cantados;

- Estabelecer um processo criativo individualizado e contínuo;

- O campo das relações;

- Feedback sobre as  experiências dos laboratórios;

- O diário de bordo a partir do fluxo dos sentidos;

- As sínteses individualizadas da técnica dos sentidos;

- Criação de sínteses do processo vivenciado;

- Relação entre os dojos.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

MARTINS, L.M. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. Belo Horizonte, MG, Brasil: Mazza Edições; São Paulo, SP, Brasil: Editora Perspectiva, 1997.

MORRISON, T. A origem dos outros: Seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RODRIGUES, G.E.F. Corpo para receber Iabá. In: Anais... VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Porto Alegre, RS: ABRACE, 2012. Disponível em:

http://www.portalabrace.org/viicongresso/completos/pesquisadanca/Graziela_Rodrigues_-__Corpo_para_receber_Iab__3.pdf

RODRIGUES, G. O lugar da pesquisa. Conceição-Conception. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cena, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, n.1, v.1, 2012. Disponível em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647726

RODRIGUES, G. E. F.; TURTELLI, L. S. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Revista Urdimento, v.1, n.28, p. 139-158, jul. 2017. Disponível em:

http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017139/6930

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 60
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 4
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 60

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver um processo de criação artística em dança deflagrado pelas pesquisas de campo em Dança do Brasil, tendo como foco aquilo que é mobilizado no corpo do intérprete a partir desses encontros. Refletir sobre o lugar do intérprete como agente do processo criativo. Propiciar que o aluno tenha um aprendizado básico sobre processos emocionais relacionados ao fazer artístico. Possibilitar aos alunos melhor discernimento e ferramentas para o desenvolvimento de projetos na área de Dança do Brasil.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Frequência mínima de 75% nas aulas

- Participação e atenção em aula;

- Empenho na realização dos trabalhos solicitados ao longo do semestre

- Compreensão dos conteúdos estudados;

- Assimilação corporal das qualidades de movimento estudadas;

- Apresentação dos trabalhos práticos.

 

Cronograma (Plano de Aula)

Primeiro mês

- estudos de matrizes de uma manifestação específica

- início dos trabalhos de laboratórios

Segundo mês

- estudos de matrizes de outra manifestação, podendo continuar com aspectos da primeira estudada

- continuidade dos trabalhos de laboratórios

Terceiro mês

- ênfase em trabalhos técnicos corporais que auxiliem no trabalho sensível

- aprofundamento dos laboratórios

- trabalho com objetos

- abertura para as relações entre as "corpas" dos dojos

Quarto mês

- direcionamento para o fechamento das sínteses criativas

- conitnuidade do trabalho das relações entre os dojos e do manuseio dos objetos

- apresentação dos trabalhos práticos

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas, teóricas, laboratórios dirigidos e apresentações de processos.

Observação (Plano de Aula)

em branco