Turma AC261 - Tópicos em Criação Cênica II - Turma A
AC261 A
Tópicos em Criação Cênica II
Google Classroom, WhatsApp
Luana Clara de Souza Cordeiro
Esta disciplina é direcionada a estudantes que desejam acompanhar o processo de criação cenica da Montagem PIC 555, especialmente estudantes do curso de Música, Artees Visuais e Midialogia. A participação visa colaborar com a montagem cenica aportando conhecimentos de sua area específica.
10/11/2022 14:11
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudos orientados para a investigação de procedimentos específicos de criação cênica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O conecito de Materias e Dispositivos na criação Cênica
A configuração de signos sonoros e vissuais
Improvisação e Composição Cênica - A questão da seleção de materias
Dramaturgias Visuais, Sonoras e Ritimicas
Bibliografia (Catálogo da DAC)
A bibliografia fundamental irá depender do material poético a ser trabalhado por cada turma, escolhido em reuniões anteriores com as/os estudantes.
Somam-se os seguintes títulos:
BOGART. Anne. A Preparação do diretor. Martins Fontes, SP, 2011
COHEN, Renato. Performance como Linguagem, Criação de um Tempo-Espaço de Experimentação. Ed. Perspectiva, SP, 2002
SANCHEZ, José. Dramaturgias de la Imagem. Universidad Castilla La Mancha, Murcia, 1994
SILVA Araújo, Antonio Carlos, A ENCENAÇÃO NO COLETIVO:DESTERRITORIALIZAÇÕES DA FUNÇÃO DO DIRETOR NO PROCESSO COLABORATIVO, Tese de Doutorado, ECA/USP,, 2008
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo geral: Oferecer a estudantes das areas de musica, artes visuais e midialogia, espaço de investigação-criação em suas linguagens específicas por meio da participação no Projeto Integrado de Criação Cênica I, do Depto de Artes Cênicas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação efetiva nas atividades propostas; capacidade de diálogo e desenvolvimento da criação em grupo, coletivamente; realização das leituras e demais estudos dos materiais porpostos à discplina.
Cronograma (Plano de Aula)
MES 1: leituras, estudos e dinâmicas práticas iniciais.
MES 2 e 3: continuidade dos estudos; dinâmicas de criação e experimentções da linguagem narrativa
MES 4: ensaio, apresentações
Metodologia (Plano de Aula)
- Leitura de textos teóricos e teatrais componentes da bibliografia, seguudos de discussões e outras dinâmicas de aproximacão sensível aos materiais.
- Laboratórios improvisacionais, a partir do texto dramatúrgico e outraos materiais complemantares.
- Criação de cenas, performances e discussão de seus aspectos conceituais, narrativos e performáticos, incluindo aspectos sobre o ambiente virtual como problematizador da relacão artista-público.
- Montagem e apresentação de exercícios cênicos criados a partir do a ser escolhido
Observação (Plano de Aula)
Alunos advindos de outras áreas artísticas podem colaborar na criação dos exercícios cênicos com suas próprias linguagens de estudos na Univresidade.