Turma AD014 - Ateliê de Prática e Ensino da Dança II - Turma A

Código / Turma

AD014 A

Nome

Ateliê de Prática e Ensino da Dança II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marisa Martins Lambert

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de atividades em Consciência Corporal e Expressão e Movimento, de modo que seus conteúdos sejam integrados as técnicas de dança. Realização de outros trabalhos que propiciem leituras corporais e ênfase na fundamentação estética das relações entre as linguagens artísticas. Abordagem dessas temáticas – corpo, movimento, a dança e as artes – no contexto pedagógico e escolar. Aprofundamento e desenvolvimento do Ateliê de Prática em Dança I.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Resgate e das noções estudadas sobre corpo, dança e revisão dos conceitos estudados sobre mobilidade, na relação ensino-aprendizagem da dança.

 

  1. Movimento Homólogo: Percepção das metades do corpo (esquerda-direita); lateralidade, aproximação e distanciamento das grandes juntas e membros de um mesmo lado. Movimento planal e diâmetros. Simetria e Assimetria. Fundamentação anatômico e pedagógica sobre conteúdo.

 

  1. Movimento cruzado: percepção da relação de contralateralidade no tronco e membros. Queda dos joelhos e Circulo dos braços. Rotação, espirais e diagonais. Fundamentação anatômico e pedagógica sobre conteúdo.

 

  1. Práticas simuladas de ensino: leitura de textos de referência, planejamento das etapas de uma aula para um determinado público – definição de tema, objetivo, progressão e fechamento. Realização de vivências pedagógicas e avaliação de processo desenvolvido.

 

  1. Construção de um Portfólio individual para ampliação de referências sobre conteúdos: documentação dos processos vivenciados em cadernos descritivos, imagens fotográficas, construções plásticas ou corporais.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o Movimento, vol 1 e vol 2. ED. Manole, São Paulo, 2002

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas; Annablume, 2002.

DOWD, Irene. Taking Roots To Fly : articles on functional anatomy ; G & H Soho, 1996

GERALDI, Silvia. Representações sobre técnicas para dançar. In: NORA, Singrid (Org.). Húmus 2. Caxias do Sul: Lorigraf, 2007.

JOHNSON, D. Corpo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.

FORTIN, Silvie. Transformação de Práticas de Dança. Tradução Gustavo Ciríaco. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2003. p. 161- 174.

MARQUES, Isabel A. Dança, corpo e educação contemporânea. In: Pro-posições. Revista Quadrimestral. Campinas, Faculdade de Educação-Unicamp. Vol.9, n.2 (26) – junho, 1998

SOTER, Silvia. A educação somática e o ensino da dança. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 1. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 1999. p. 141-148.

TEIXEIRA, Leticia. Angel Vianna: a construção de um corpo. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 2. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2000. p. 247-264.

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo; Summus, 2005 – 3ª ed.

WOODRUFF, Dianne. Treinamento na dança: visões mecanicistas e holísticas. Tradução Leda Muhana Iannitelli. In: GREINER, Cristine (Org.). Cadernos do GIPE-CIT, n.2. Salvador: UFBA, 1999. p. 31-39.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 2
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 15
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 2
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 8

Objetivo (Plano de Aula)

Dar continuidade aos objetivos propostos no Ateliê de Prática e Ensino I: investigação da estrutura e funcionamento do corpo, incorporação de princípios de mobilidade e sensibilização corporal. Entendimento desses conteúdos como fundamentos que orientam a prática docente em dança.

  • Estudar a relação da estrutura interna do corpo com a organização externa do espaço, tendo a ecologia somática e a ecologia do ser como parâmetros. Leitura desses aspectos nas práticas pedagógicas da dança e no campo dos direitos humanos.
  • Preparar o corpo para o aprendizado (e posterior ensino) de diferentes linguagens de dança, com olhar voltado para o trânsito somático-expressivo, somático técnico, estético e educacional.
  • Desenvolver um repertório mínimo de práticas de organização corpo/ambiente, fruto de um aprimoramento sensório-motor e olhar somático-social para a dança. 
  • Refinar a escuta e a percepção como recursos criativos e disparadores do imaginário.
  • Dialogar sobre a pluralidade estética na dança – diferentes abordagens, estilos expressivos, contextos de prática e ensino da dança, com o objetivo de dimensionar interações entre conhecimentos.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Participação em aula, envolvimento, cumprimento de tarefas.

- Prática simulada de ensino: organização dos conteúdos para o planejamento e realização de uma aula de dança.

- Prática de Extensão

- Desenvolvimento de prática criativa e construção de Portfólio de imagens e reflexões

 

Cronograma (Plano de Aula)

  1. Corpo como território: retomar a ideia de corpo holístico em organicidade com o meio. Integração corpo, mente, emoções, espírito, energia. Integração corpo/ambiente, eu/outro. Prática de observação e percepção. Reconhecimento dos movimentos cíclicos e espiralados de existência.
  2. Unidade superior - função e expressão. Cabeça - relação com o torso; Braços - relação entre escápula e mão, mãos, coração, olhar. Cintura escapular, respiração e mobilidade torácica em relação às forças do espaço e em diferentes propostas expressivas. Ritmo úmero-escapular. Padrão Homólogo. Fundamentação anatômica e pedagógica sobre conteúdo.
  3. Movimento Homolateral: percepção das metades do corpo (esquerda-direita); lateralidade, aproximação e distanciamento das grandes juntas e membros de um mesmo lado. Movimento planal e diâmetros. Reconhecimento da diferença e prática da copresença. Fundamentação anatômica e pedagógica sobre conteúdo.
  4. Movimento cruzado: percepção da relação de contralateralidade no tronco e membros. Queda dos joelhos. Rotação, espirais e diagonais. Prática de dinâmicas tridimensionais na relação intencional com o espaço. Fundamentação anatômica e pedagógica sobre o conteúdo.
  5. Prática criativa: pesquisa criativa baseada no trânsito entre educação somática e dança.
  6. Prática de Ensino: estudo de textos sobre Educação Somática, observação de aula de algum método somático (se possível) e reflexão sobre experiência corporal proposta em sala de aula. Desenvolvimento de aula simulada em grupo – escolha da temática, planejamento das etapas de progressão, definição do público alvo.
  7. Prática de Extensão
  8. Construção de um Portfólio 3D: ampliação dos referenciais dos conteúdos, documentação dos processos vivenciados, envolvendo corpo, observação, memória e imaginação; construção de registros plásticos, videográficos e corporais.

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina se fundamenta metodologicamente nas abordagens somáticas, nos saberes sensíveis e ecológicos e no diálogo sobre a expressividade na dança. Integra aulas práticas, reflexivas e estudos de fundamentação, que relacionam conhecimento anatômico e estético com reflexão biopolítica do corpo. Utiliza de recursos de sensibilização do corpo e do movimento no espaço, para refinamento da escuta e da percepção/ação. Propõe ferramentas de observação e experimentação de princípios motores e expressivos. Propõe pesquisa criativa e composição de registros pessoais de vivências. Oferece leituras e discute referenciais sobre a dança e seu ensino.

 

Observação (Plano de Aula)

A bibliografia complementar se compõe de títulos que expandem os conhecimentos abordados na disciplina. Não são leituras exigidas, trazem um aprofundamento reflexivo que sublinha o trabalho e aponta perspectivas, horizontes de desenvolvimento.