Turma AD015 - Dança do Brasil II: Prática e Ensino - Turma A

Código / Turma

AD015 A

Nome

Dança do Brasil II: Prática e Ensino

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

As aulas serão práticas e teóricas.

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paula Caruso Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de um ensino da dança que contemple as manifestações tradicionais populares brasileiras e seus respectivos segmentos sociais. Investigação dos processos de ensino-aprendizagem relacionados aos corpos diferenciados presentes nas festividades existentes no Brasil, considerando suas especificidades culturais. Enfoque sobre o corpo em movimento que reflita uma condição não etnocêntrica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Revisão de conceitos ligados a Folclore e Festividade, objetivando que o aluno possa ter a percepção dos aspectos de resistência cultural e de superação presentes nas manifestações brasileiras, conhecimento fundamental para as dinâmicas de ensino em Dança do Brasil.

- Estudo de pesquisas que contemplem o ensino de princípios da Dança do Brasil nas faixas etárias dos ensinos Fundamental e Médio.

- Planejamento de aulas de Dança do Brasil.

 

- Estudo do Folguedo do Boi como tema centralizador das investigações, com ênfase nos seguintes aspectos:

  • Estrutura e linguagem de movimentos e seus sentidos no corpo;

  • Significados e simbolismos do Folguedo do Boi;

  • Estrutura coreográfica: as possibilidades de leitura;

  • Pesquisa bibliográfica;

  • Pesquisa audiovisual;

  • Leitura dos corpos do Folguedo do Boi;

  • Pesquisa corporal individual;

  • A manifestação estudada como estímulo para o desenvolvimento de referencial próprio;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

E

Bibliografia Básica:

 

ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da Prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. (série pratica pedagogica).

BRANDÃO, C.R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos)

COX, H. A festa dos foliões. Petrópolis: Vozes, 1974.

FLORIANO, M. O método BPI para criança: considerações acerca de uma prática corporal com crianças de 7-8 anos. Campinas: [s.n.], 2014. (Dissertação, Mestrado em Artes da Cena).

RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2005.

RODRIGUES, G.E.F. Dança em Foco I: Por que Dançar? Material didático. GGPE- Grupo Gestor de Projetos Educacionais do Gabinete do reitor. UNICAMP: Campinas, SP, 2007.

RODRIGUES, G.E.F.; MELCHERT, A.C.L. Dança em Foco II: A Dança como o Achadourodo Corpo. Material didático. GGPE- Grupo Gestor de Projetos Educacionais do Gabinete do reitor. UNICAMP: Campinas, 2007.

TAVARES, M.C.G.C.F.; RODRIGUES, G.E. Imagem corporal, narcisismo e a dança. In: TAVARES, M.C.G.C.F. (org.) O dinamismo da imagem corporal. São Paulo: Phorte, 2007. p.123-127.

VALARDÃO, S.D. Relações de Risco: um processo criativo com adolescentes em situação de vulnerabilidade social a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Campinas: [s.n.], 2014. (Dissertação, Mestrado em Artes da Cena).

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 15
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 4

Objetivo (Plano de Aula)

Problematizar o ensino na área de Dança do Brasil refletindo sobre o caráter multidimensional das manifestações tradicionais populares brasileiras – as quais englobam aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais – a partir do estudo de uma manifestação popular brasileira específica. Iniciar a capacitação do olhar do aluno para que ele possa ter uma leitura de movimentos com uma perspectiva integradora do corpo na sua prática docente em Dança do Brasil. Aprofundar o Inventário no Corpo trabalhado na disciplina de Dança do Brasil I e a Estrutura Física presente nas manifestações tradicionais populares brasileiras.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Participação nas aulas práticas e teóricas.

- Estudo da bibliografia indicada.

- Execução das propostas de trabalhos.

- Cumprimento de prazos e regras estabelecidas.

- Apresentação de um planejamento de aula em Dança do Brasil.

Cronograma (Plano de Aula)

1. No meses de agosto, setembro e meados de outubro :

- Estudo de uma manifestação popular brasileira a ser escolhida.

- Estudo dos textos relacionados a essa manifestação e estudo dos textos sobre folclore e festividade.

2. No mês de outubro até começo de novembro:

- Continuação do estudo da manifestação escolhida.

- Discussão sobre a importância do ensino de Dança do Brasil, o qual considera as diversidades étnica e cultural brasileiras, na escola no ensino fundamental e médio.

- Estudo de textos sobre o assunto.

- Participação de pelo menos 2 palestrantes nas aulas, para contarem suas experiências sobre o ensino de Dança do Brasil.

3. Meados do mês de novembro:

- Apresentação das aulas de Dança do Brasil pelas equipes formadas pelas alunas e alunos. Entrega do planejamento da aula coletiva por cada equipe.

4. Mês de Dezembro:

- Finalização da disciplina, aprofundamentos sobre a manifestação popular brasileira trabalhada.

- Elaboração da síntese prática individual.

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas prático-expositivas.

- Relatos de vivências.

- Pesquisa corporal individual.

- Estudo de materiais escritos e audiovisuais.

Observação (Plano de Aula)

Em cada ano será trabalhada uma manifestação popular brasileira que será escolhida pela professora da disciplina e a bibliografia específica referente a essa manifestação será indicada no semestre.