Turma AD015 - Dança do Brasil II: Prática e Ensino - Turma A
AD015 A
Dança do Brasil II: Prática e Ensino
Google Classroom
Newton da Silva
As aulas serão práticas e teóricas.
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento de um ensino da dança que contemple as manifestações tradicionais populares brasileiras e seus respectivos segmentos sociais. Investigação dos processos de ensino-aprendizagem relacionados aos corpos diferenciados presentes nas festividades existentes no Brasil, considerando suas especificidades culturais. Enfoque sobre o corpo em movimento que reflita uma condição não etnocêntrica.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Revisão de conceitos ligados a Folclore e Festividade, objetivando que o aluno possa ter a percepção dos aspectos de resistência cultural e de superação presentes nas manifestações brasileiras, conhecimento fundamental para as dinâmicas de ensino em Dança do Brasil.
- Estudo de pesquisas que contemplem o ensino de princípios da Dança do Brasil nas faixas etárias dos ensinos Fundamental e Médio.
- Planejamento de aulas de Dança do Brasil.
- Estudo do Folguedo do Boi como tema centralizador das investigações, com ênfase nos seguintes aspectos:
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Estrutura e linguagem de movimentos e seus sentidos no corpo;
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Significados e simbolismos do Folguedo do Boi;
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Estrutura coreográfica: as possibilidades de leitura;
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Pesquisa bibliográfica;
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Pesquisa audiovisual;
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Leitura dos corpos do Folguedo do Boi;
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Pesquisa corporal individual;
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A manifestação estudada como estímulo para o desenvolvimento de referencial próprio;
Bibliografia (Catálogo da DAC)
E
Bibliografia Básica:
ANDRÉ, M. E. D. A. Etnografia da Prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. (série pratica pedagogica).
BRANDÃO, C.R. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos)
COX, H. A festa dos foliões. Petrópolis: Vozes, 1974.
FLORIANO, M. O método BPI para criança: considerações acerca de uma prática corporal com crianças de 7-8 anos. Campinas: [s.n.], 2014. (Dissertação, Mestrado em Artes da Cena).
RODRIGUES, G. Bailarino-Pesquisador-Intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 2005.
RODRIGUES, G.E.F. Dança em Foco I: Por que Dançar? Material didático. GGPE- Grupo Gestor de Projetos Educacionais do Gabinete do reitor. UNICAMP: Campinas, SP, 2007.
RODRIGUES, G.E.F.; MELCHERT, A.C.L. Dança em Foco II: A Dança como o Achadourodo Corpo. Material didático. GGPE- Grupo Gestor de Projetos Educacionais do Gabinete do reitor. UNICAMP: Campinas, 2007.
TAVARES, M.C.G.C.F.; RODRIGUES, G.E. Imagem corporal, narcisismo e a dança. In: TAVARES, M.C.G.C.F. (org.) O dinamismo da imagem corporal. São Paulo: Phorte, 2007. p.123-127.
VALARDÃO, S.D. Relações de Risco: um processo criativo com adolescentes em situação de vulnerabilidade social a partir do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Campinas: [s.n.], 2014. (Dissertação, Mestrado em Artes da Cena).
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Problematizar o ensino na área de Dança do Brasil refletindo sobre o caráter multidimensional das manifestações tradicionais populares brasileiras – as quais englobam aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e culturais – a partir do estudo de uma manifestação popular brasileira específica. Iniciar a capacitação do olhar do aluno para que ele possa ter uma leitura de movimentos com uma perspectiva integradora do corpo na sua prática docente em Dança do Brasil. Aprofundar o Inventário no Corpo trabalhado na disciplina de Dança do Brasil I e a Estrutura Física presente nas manifestações tradicionais populares brasileiras.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Participação nas aulas práticas e teóricas.
- Estudo da bibliografia indicada.
- Execução das propostas de trabalhos.
- Cumprimento de prazos e regras estabelecidas.
- Apresentação de um planejamento de aula em Dança do Brasil.
Cronograma (Plano de Aula)
1. No meses de agosto, setembro e meados de outubro :
- Estudo de uma manifestação popular brasileira a ser escolhida.
- Estudo dos textos relacionados a essa manifestação e estudo dos textos sobre folclore e festividade.
2. No mês de outubro até começo de novembro:
- Continuação do estudo da manifestação escolhida.
- Discussão sobre a importância do ensino de Dança do Brasil, o qual considera as diversidades étnica e cultural brasileiras, na escola no ensino fundamental e médio.
- Estudo de textos sobre o assunto.
- Participação de pelo menos 2 palestrantes nas aulas, para contarem suas experiências sobre o ensino de Dança do Brasil.
3. Meados do mês de novembro:
- Apresentação das aulas de Dança do Brasil pelas equipes formadas pelas alunas e alunos. Entrega do planejamento da aula coletiva por cada equipe.
4. Mês de Dezembro:
- Finalização da disciplina, aprofundamentos sobre a manifestação popular brasileira trabalhada.
- Elaboração da síntese prática individual.
Metodologia (Plano de Aula)
- Aulas prático-expositivas.
- Relatos de vivências.
- Pesquisa corporal individual.
- Estudo de materiais escritos e audiovisuais.
Observação (Plano de Aula)
Em cada ano será trabalhada uma manifestação popular brasileira que será escolhida pela professora da disciplina e a bibliografia específica referente a essa manifestação será indicada no semestre.