Turma AD022 - Ateliê de Criação II - Turma A
AD022 A
Ateliê de Criação II
Google Classroom
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento criativo de estudos coreográficos, através de estruturas auxiliares no processo de composição em dança.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Artistas, obras e seus contextos –
- arte como forma de conhecimento e como produção inserida num contexto histórico-cultural;
- estudo e análise da produção contemporânea de dança.
Corporeidade dançante – investigação do movimento com relação a:
- seus sistemas (pele, músculos, ossos, órgãos, líquidos, respiração etc.);
- seu peso, forma e expressividade (diálogos tônico-gravitacionais);
- aspectos temporais (ritmo, duração, velocidade, pulsação, pausa);
- aspectos espaciais (cinesfera, direções, níveis, tamanho, planos e trajetórias);
- outros corpos (intercorporeidade e corporeidade tátil);
- diferentes sonoridades.
As formas de improvisação e de composição em dança – tradições e rupturas
Estruturação de estudos compositivos, considerando:
- os aspectos conceituais abordados;
- os procedimentos e dispositivos criativos;
- a elaboração de planos de composição;
- os exercícios de performance e de análise do gesto dançado.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
FORTIN, Sylvie. O processo formativo como construção de novos procedimentos criativos. In: RAMOS, L. F. (Org.). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012.
GUERRERO, Mara Francischini. Formas de improvisação em dança. In: V Congresso da ABRACE, 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1253>. Acesso em: 17 mai. 2021.
RAMOS, J. S.; DA SILVA, P. C. V. A improvisação em dança como ato político. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 2, 10 dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 17 mai. 2021.
SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.
Videografia:
Vídeos selecionados disponíveis no acervo da Biblioteca do IA; no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais; e no Portal MUD - Museu da Dança, São Paulo: http://museudadanca.com.br.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar os conteúdos de criação e composição em dança estudados em semestres anteriores, contextualizando-os a partir de experiências de apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadoras/es da dança ocidental, com ênfase na corporeidade dançante. Desenvolver laboratórios de criação, estimulando a prática criativa integrada a ações de análise e reflexão. Realizar estudos coreográficos individuais e/ou grupais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação se dará em duas etapas (1º e 2º Bimestres), envolvendo dinâmicas de autoavaliação individual e coletiva, levando em consideração:
- Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 3)
- Resenhas de textos selecionados e/ou seminários em grupo (peso 2)
- Trabalho final compositivo em grupo(s) (peso 2)
- Reflexão final escrita sobre o processo e resultado, dialogando com a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 2)
- Aspectos atitudinais: mínimo de 75% de presença, participação, cooperação e interesse nas aulas e nas demais atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
O cronograma será discutido com a turma e disponibilizado no Google Classroom no início do semestre, de forma a considerar necessidades e interesses de desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, bem como as etapas de avaliação do 1o. e 2o. bimestres.
Metodologia (Plano de Aula)
A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:
- Experimentação prática em laboratórios criativos
- Leitura e análise de textos selecionados, com reflexões escritas e dinâmicas de discussão
- Apreciação de obras coreográficas em vídeo e/ou de exercícios coreográficos em sala
- Elaboração de registros da criação (textuais, imagéticos, audiovisuais)
- Comunicação de pesquisa