Turma AD022 - Ateliê de Criação II - Turma A

Código / Turma

AD022 A

Nome

Ateliê de Criação II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina tem por objetivo fornecer subsídios para o desenvolvimento criativo de estudos coreográficos, através de estruturas auxiliares no processo de composição em dança.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Artistas, obras e seus contextos –

  • arte como forma de conhecimento e como produção inserida num contexto histórico-cultural;
  • estudo e análise da produção contemporânea de dança.

Corporeidade dançante – investigação do movimento com relação a:

  • seus sistemas (pele, músculos, ossos, órgãos, líquidos, respiração etc.);
  • seu peso, forma e expressividade (diálogos tônico-gravitacionais);
  • aspectos temporais (ritmo, duração, velocidade, pulsação, pausa);
  • aspectos espaciais (cinesfera, direções, níveis, tamanho, planos e trajetórias);
  • outros corpos (intercorporeidade e corporeidade tátil);
  • diferentes sonoridades.

As formas de improvisação e de composição em dança – tradições e rupturas

Estruturação de estudos compositivos, considerando:

  • os aspectos conceituais abordados;
  • os procedimentos e dispositivos criativos;
  • a elaboração de planos de composição;
  • os exercícios de performance e de análise do gesto dançado.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FORTIN, Sylvie. O processo formativo como construção de novos procedimentos criativos. In: RAMOS, L. F. (Org.). Arte e ciência: abismo de rosas. São Paulo: Abrace, 2012.

GUERRERO, Mara Francischini. Formas de improvisação em dança. In: V Congresso da ABRACE, 2008, Belo Horizonte. Anais eletrônicos. Belo Horizonte: UFMG, 2008. Disponível em: <https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1253>. Acesso em: 17 mai. 2021.

RAMOS, J. S.; DA SILVA, P. C. V. A improvisação em dança como ato político. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 2, 10 dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 17 mai. 2021.

SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.

Videografia:

Vídeos selecionados disponíveis no acervo da Biblioteca do IA; no YouTube, Vimeo ou outras plataformas virtuais; e no Portal MUD - Museu da Dança, São Paulo: http://museudadanca.com.br.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar os conteúdos de criação e composição em dança estudados em semestres anteriores, contextualizando-os a partir de experiências de apreciação e experimentação de alguns dos elementos coreográficos utilizados por criadoras/es da dança ocidental, com ênfase na corporeidade dançante. Desenvolver laboratórios de criação, estimulando a prática criativa integrada a ações de análise e reflexão. Realizar estudos coreográficos individuais e/ou grupais.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação se dará em duas etapas (1º e 2º Bimestres), envolvendo dinâmicas de autoavaliação individual e coletiva, levando em consideração:

- Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 3)

- Resenhas de textos selecionados e/ou seminários em grupo (peso 2)

- Trabalho final compositivo em grupo(s) (peso 2)

- Reflexão final escrita sobre o processo e resultado, dialogando com a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 2)

- Aspectos atitudinais: mínimo de 75% de presença, participação, cooperação e interesse nas aulas e nas demais atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

O cronograma será discutido com a turma e disponibilizado no Google Classroom no início do semestre, de forma a considerar necessidades e interesses de desenvolvimento dos conteúdos da disciplina, bem como as etapas de avaliação do 1o. e 2o. bimestres.

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:

- Experimentação prática em laboratórios criativos

- Leitura e análise de textos selecionados, com reflexões escritas e dinâmicas de discussão

- Apreciação de obras coreográficas em vídeo e/ou de exercícios coreográficos em sala

- Elaboração de registros da criação (textuais, imagéticos, audiovisuais)

- Comunicação de pesquisa

Observação (Plano de Aula)

em branco