Turma AD026 - Ateliê de Criação VI - Turma A
AD026 A
Ateliê de Criação VI
Google Classroom
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina tem por objetivo realizar pesquisa visando uma síntese coreográfica através dos conteúdos abordados nos Ateliês de Criação anteriores. Pretende estabelecer relações entre o indivíduo, o coletivo e seus espaços de atuação. Considerando que os processos artísticos carregam em si a dimensão prático-pedagógica, enfatizar a interação entre outras áreas de investigação, incluindo-se as tecnologias de comunicação e informação, na composição de poéticas cênicas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Dispositivos coreográficos
Criação de movimentos
Organização dos movimentos e das ações no tempo-espaço
Narrativas não verbais contruídas pelos dispositivos coreográficos
Corporalidades insurgentes
Objetos e visualidades como partes integrais da composição
Som como corpo x som como ambiente
Bibliografia (Catálogo da DAC)
FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 – nº 3, p. 321-326 / set-dez 2010. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256>. Acesso em: 17 mai. 2021.
MARTINS RODRIGUES DE MORAES, J. O conceito de coreografia em transformação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 362-377, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362>. Acesso em: 17 maio. 2021.
RAMOS, J. S.; DA SILVA, P. C. V. A. improvisação em dança como ato político. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 2, 10 dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 17 mai. 2021.
SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver um projeto poético colaborativo a partir da investigação de referenciais, procedimentos e parâmetros criativos que dialoguem com o contexto da pesquisa artística e o campo temático selecionado. Compreender o processo dramatúrgico, pesquisando formas de articulação dos sistemas cênicos envolvidos na criação em dança. Investigar como as ferramentas tecnológicas podem colaborar na pesquisa e desenvolvimento do processo criativo em dança.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação se dará em duas etapas (1º e 2º Bimestres), envolvendo dinâmicas de autoavaliação individual e coletiva, levando em consideração:
- Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 3)
- Resenhas de textos selecionados e/ou seminários em grupo (peso 2)
- Comunicação do projeto poético final em grupo(s) (peso 2)
- Reflexão final escrita sobre o processo e resultado, dialogando com a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 2)
- Aspectos atitudinais: mínimo de 75% de presença, participação, cooperação e interesse nas aulas e nas demais atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
Semanas 1 a 8:
- Idealização do projeto, tema ou propósito a ser desenvolvido pelo grupo
- Delimitação de um cenário de pesquisa e de criação em dança.
- Investigação de referenciais práticos/teóricos (textuais, imagéticos, audiovisuais, sonoros, etc.).
- Investigação de procedimentos de criação individuais e coletivos.
- Exercícios de performance e de análise poética.
Semanas de 9 a 12:
- Seleção dos diversos sistemas cênicos (corpo, movimento, espaço, som, objetos, figurino, luz, etc.).
- Elaboração de planos de composição e da dramaturgia cênica.
- Exercícios de performance e de análise poética.
Semanas de 13 a 15:
- Finalização e comunicação dos projetos poéticos.
Metodologia (Plano de Aula)
A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:
- Práticas em laboratório criativo.
- Pesquisas para reconhecimento do contexto de investigação e produção de materiais criativos.
- Leitura e análise de textos selecionados, com reflexões escritas e dinâmicas de discussão
- Apreciações estéticas de criadores da dança cênica nacional e internacional; e de exercícios coreográficos próprios.
- Elaboração de registros de criação (textuais, imagéticos, audiovisuais).