Turma AD026 - Ateliê de Criação VI - Turma A

Código / Turma

AD026 A

Nome

Ateliê de Criação VI

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina tem por objetivo realizar pesquisa visando uma síntese coreográfica através dos conteúdos abordados nos Ateliês de Criação anteriores. Pretende estabelecer relações entre o indivíduo, o coletivo e seus espaços de atuação. Considerando que os processos artísticos carregam em si a dimensão prático-pedagógica, enfatizar a interação entre outras áreas de investigação, incluindo-se as tecnologias de comunicação e informação, na composição de poéticas cênicas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Dispositivos coreográficos

Criação de movimentos

Organização dos movimentos e das ações no tempo-espaço

Narrativas não verbais contruídas pelos dispositivos coreográficos

Corporalidades insurgentes

Objetos e visualidades como partes integrais da composição

Som como corpo x som como ambiente

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contrapontos - Eletrônica, vol. 10 – nº 3, p. 321-326 / set-dez 2010. Disponível em: <https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256>. Acesso em: 17 mai. 2021.

MARTINS RODRIGUES DE MORAES, J. O conceito de coreografia em transformação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 362-377, 2019. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019362>. Acesso em: 17 maio. 2021.

RAMOS, J. S.; DA SILVA, P. C. V. A. improvisação em dança como ato político. Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, v. 2, n. 2, 10 dez. 2015. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/32463>. Acesso em: 17 mai. 2021.

SUQUET, Annie. Cenas, O corpo dançante: um laboratório de percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Org.). História do corpo: as mutações do olhar. Século XX. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 3, p. 513-540.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver um projeto poético colaborativo a partir da investigação de referenciais, procedimentos e parâmetros criativos que dialoguem com o contexto da pesquisa artística e o campo temático selecionado. Compreender o processo dramatúrgico, pesquisando formas de articulação dos sistemas cênicos envolvidos na criação em dança. Investigar como as ferramentas tecnológicas podem colaborar na pesquisa e desenvolvimento do processo criativo em dança.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação se dará em duas etapas (1º e 2º Bimestres), envolvendo dinâmicas de autoavaliação individual e coletiva, levando em consideração:

- Produções práticas nos laboratórios de criação (peso 3)

- Resenhas de textos selecionados e/ou seminários em grupo (peso 2)

- Comunicação do projeto poético final em grupo(s) (peso 2)

- Reflexão final escrita sobre o processo e resultado, dialogando com a bibliografia trabalhada durante o semestre (peso 2)

- Aspectos atitudinais: mínimo de 75% de presença, participação, cooperação e interesse nas aulas e nas demais atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

Semanas 1 a 8:

- Idealização do projeto, tema ou propósito a ser desenvolvido pelo grupo

- Delimitação de um cenário de pesquisa e de criação em dança.

- Investigação de referenciais práticos/teóricos (textuais, imagéticos, audiovisuais, sonoros, etc.).

- Investigação de procedimentos de criação individuais e coletivos.

- Exercícios de performance e de análise poética.

Semanas de 9 a 12:

- Seleção dos diversos sistemas cênicos (corpo, movimento, espaço, som, objetos, figurino, luz, etc.).

- Elaboração de planos de composição e da dramaturgia cênica.

- Exercícios de performance e de análise poética.

Semanas de 13 a 15: 

- Finalização e comunicação dos projetos poéticos.

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia se dará a partir da articulação entre fazer/refletir/apreciar, envolvendo:

- Práticas em laboratório criativo.

- Pesquisas para reconhecimento do contexto de investigação e produção de materiais criativos.

- Leitura e análise de textos selecionados, com reflexões escritas e dinâmicas de discussão

- Apreciações estéticas de criadores da dança cênica nacional e internacional; e de exercícios coreográficos próprios.

- Elaboração de registros de criação (textuais, imagéticos, audiovisuais).

Observação (Plano de Aula)

em branco