Turma AD072 - Estágio II - Turma A
AD072 A
Estágio II
Google Classroom
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento, finalização e avaliação das atividades supervisionadas de ensino iniciadas em Estágio I. Instrumentalização do aluno para construção pedagógica de planejamentos de ensino. Conhecimento de abordagens avaliativas do rendimento escolar.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
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Finalização de planejamento da prática docente: revisão de objetivos, justificativa, programa de ensino (conteúdos + estratégias), metodologia, para instituição específica onde aluno atuará.
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Definição de objetivos pessoais para o aluno, visando seu amadurecimento enquanto professor.
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Regência do projeto de estágio.
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Elaboração de relatórios de estágio.
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Atividades de acompanhamento e supervisão da prática real de estágio.
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Processo de avaliação do estágio supervisionado.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
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ALVES, R. Estórias de quem gosta de ensinar - São Paulo: Papirus, 2000.
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BARBOSA, Ana Mae (org). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002
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BARBOSA, Ana Mae . Recorte e Colagem . São Paulo. Cortez,1980
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BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, Iochpe, 2001, 4ª ed
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BARBOSA, Ana Mae. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001 (3ª ed revista e aumentada).
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BARBOSA, Ana Mae. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
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BERGE, Y. – Viver o seu Corpo: por uma pedagogia do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
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Bertazzo, Ivaldo. Espaço e corpo: guia de reeducação do movimento. Organização e apresentação: Inês Bogéa. São Paulo: SESC, 2004.
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Brasil. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares: Arte ( 1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF. Vol.6,1997.
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Brasil. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual ( 1ª a 4ª séries). Brasília: MEC/SEF. Vol.10,1997.
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COHEN, S.J. Dance as a Theatre Art - New York: Harper&Row Publishers, 1974.
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FELDENKRAIS, M. Consciência pelo Movimento - São Paulo: Summus, 1977.
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FISCHER, E. – A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
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FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de janeiro: Zahar editores, s/d
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FREIRE, Paulo .Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987, 168 p
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FREIRE, Paulo .Pedagogia da Autonomia. Prefácio de Edna Castro de Oliveira. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997
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FREIRE, Paulo .Pedagogia do Oprimido (manuscrito em português de 1968). Publicado com prefácio de Ernani Maria Flori. Rio de Janeiro, paz e Terra, 1970, 218p.
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FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978
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GARDNER, HOWARD. As Artes e o Desenvolvimento Humano. Porto Alegre, Artes Médicas, 1997.
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GARDNER, HOWARD. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
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GARDNER, Howard. Mentes que Criam. Porto Alegre,Ed.Artes Médicas ,1993.
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GARDNER, Howard. O Verdadeiro, O Belo e o Bom.Rio de Janeiro, Objetiva, 1999.
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GOMBRICH, E.H. A História da Arte - São Paulo: Zahar Editores, 1978.
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H'DOUBLER, M. DANCE, A creative art Experience - New York: Crofts, 1940.
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HERRIGEL, E. A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen - São Paulo: Editora
Pensamento, 1975. -
JEUDY, Henri-Pierre. O corpo como objeto de arte . São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
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KANDINSKY, W. Concerning the Spiritual Art - New York, Dover, 1977.
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KIRSTEIN, L. Four Centuries of Ballet - New York, Dover Publications, 1984.
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LELOUP, J.Y. O corpo e seus símbolos - São Paulo: Editora Vozes, 1998.
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LORD, J. Um Retrato de Giacometti - São Paulo: Editora Iluminuras Ltda,
1998. -
Luz, Narcimária do P. Abebé: Acriação de novos valores na educação. Salvador: Sociedade de Estudos da Cultura Negra no Brasil,2000.
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MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo: Cortez, 2003.
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MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999.
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MENDES, M. G. – A Dança. São Paulo: Ática, 1987.
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MENGEL, A. Lendo Imagens - São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
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OSSONA, P. – A Educação pela Dança. São Paulo: Summus, 1988.
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OSTROWER, FAYGA . Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis, Ed. Vozes , 1978
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PARSONS, Michael. Compreender a arte. Lisboa: Editorial Presença, 1992
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PICHON-RIVIÈRE, ENRIQUE. O Processo de Criação. São Paulo: Martins Fontes Ed, 1999.
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PORTINARI, M. – História da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
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READ, Herbert. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982
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ROBATTO, L. Dança em Processo, a linguagem do indizível - Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 1994.
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RODRIGUES,Graziela. Bailarino, pesquisador, intérprete: processo de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.
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SANTOS, Inaicyra Falcão dos. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Salvador: EDUFBA, 2002.
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SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo. Porto Alegre: Artmed, 2000.
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SHAHN, B. The shape of Content - Cambridge: Harvard University Press, 1985.
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STOKOE, P. La Expresion Corporal y el Niño - Buenos Aires: Ricordi, 1967.
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STRAZZACAPPA, Márcia. Reflexão sobre a formação profissional do artista de dança. Lições de dança, Rio de Janeiro, 2004.
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TARKOVSKI, A. Esculpir o Tempo - São Paulo: Editora Martins Fontes, 1990.
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WOSIEN, M.G. Sacred Dance - New York: Thames and Hudson, 1974.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
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Proporcionar ao aluno a oportunidade de obter uma experiência real de ensino supervisionado, na qual suas habilidades e competências enquanto professor de arte/dança possam ser exercitadas e avaliadas.
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Efetivar, na prática educacional, a integração dos conteúdos teóricos de licenciatura, com o saber sensível – unindo fundamentação pedagógica com prática e teoria de ensino da dança.
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Orientar e supervisionar o aluno em todas as etapas que envolvem a prática docente de estágio: planejamento de projeto, regência docente e avaliação.
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Contextualizar sócio-culturalmente as expressões artísticas, sob o olhar etno-cultural.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Realização de uma aula/seminário ministrada aos demais colegas da turma, através da qual compartilharão as experiências relevantes vividas no campo de estágio. (Trabalho em grupo - N1)
- Elaboração do relatório de estágio (trabalho individual - N2)
− Assiduidade, pontualidade e participação nas atividades propostas em sala de aula (individual - N3).
Nota final: N1 + N2 = média + N3
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Esta disciplina mescla atividades de imersão do aluno no campo educacional de trabalho com atividades de supervisão, nas quais o professor atua como facilitador do processo de formação do aluno tanto prático quanto reflexivo.