Turma AD521 - História da Dança II - Turma A
AD521 A
História da Dança II
Google Classroom
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Traçar um panorama sobre a história da dança cênica no século XX em sua relação com aspectos teóricos das artes e da cultura, considerando também a perspectiva pós colonial e de-colonial. Dança moderna, dança pós-moderna, happening e performance, dança-teatro, novas tendências, dança e novas mídias. Pesquisa documental, análise de obras coreográficas e produção de textos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
Os primórdios da dança moderna: a relação dos movimentos modernistas com a dança.
-
A influência européia e a dança de expressão na dança moderna do século XX.
-
Europa Central, Alemanha e Estados Unidos
-
A dança moderna americana, modern dance.
-
Dança pós-moderna e contemporânea, dança-teatro.
-
Moderno e pós-moderno nas Américas, o caso do Brasil.
-
Novas tendências e dança de nossos dias.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
-
ANDERSON, J. (1978). Dança. Lisboa: Verbo
-
AU, S. (1991) Ballet & modern dance. 2ª ed. Londres: Thames and Hudson
-
BANES, S. (1980). Terpsichore in sneakers. Boston: Houghton Mifflin
-
BENJAMIN, W. (1977). Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Universidade de São Paulo/Cultrix
-
CANDIDO, A. & CASTELLO, J.A. (1975) Presença da Literatura Brasileira. 5ª ed. São Paulo: Difel
-
CAVRELL,H. Dando Corpo à História Unicamp, Tese, Doutorado, 2012.
-
CHAUÍ, M. (1987). Conformismo e Resistência. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense
-
CHIPP, H.B. (1988). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes
-
COELHO, T. (1986) Usos da cultura. São Paulo; Paz e Terra
-
COHEN, S.J.(1992). Dance as a Theatre Art. 2a. ed. Princenton : Dance Horizons
-
DUNCAN. I. (1985). Minha Vida. 9ª. ed. Rio de Janeiro: José Olympio
-
FERNANDES, C. (2000). Pina Bausch e o Wuppertal, dança-teatro, repetição e transformação. São Paulo: Hucitec
-
KIRSTEIN, L. (1984). Four Centuries of Ballet. 2ª ed. Nova Iorque: Dover
-
LIEVEN, P. (1973). The Birth of the Ballets-Russes. Nova Iorque: Dover
-
LISTA, G. (1994) Loie Fuller, danseuse de la Belle Époque. Librarie de la Danse. Paris: Stock/Somogy
-
LIVET, A. (1973).Contemporary Dance. Nova Iorque: Abbeville
-
MANNING, S.A (1993). Ecstasy and the Demon: Feminism and Nationalism in the Dances of Mary Wigman, Berkeley: University of California
-
NAVAS, C & LOBO, L. (2003) Teatro do movimento, um método para o intérprete-criador. Brasília:LGE
-
NAVAS, C. & DIAS, L. (1992). Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura
-
NAVAS, C. (1987). Imagens da Dança em São Paulo. São Paulo. IMESP/Secretaria Municipal de Cultura
-
NAVAS, C. (1999). Dança e Mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-França. São Paulo: Hucitec.
-
NAVAS, C. (2000). Para ler e ver história da dança. In Vem Dançar. São Paulo: Cisne Negro Cia. de Dança/IMESP
-
NAVAS, C. (2004). Leis para as danças do Brasil, desafio para todos. In Lições de Dança 5, Rio de Janeiro: Univercidade
-
NORA, S. (org.). (2010). Temas Para a Dança Brasileira. São Paulo: Edições SESC.
-
ORTIZ, R. (1994). Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense
-
REIS, G. (2005). Cidade e palco: experimentação, transformação e permanências. Belo Horizonte: Cuatiara
-
RODRIGUES, G. (1997). Bailarino - Pesquisador - Intérprete: Processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE
-
SANTAELLA, M. L. (1980). Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez
-
SASPORTES, J. (1983). Pensar a dança: a reflexão estética de Mallarmé a Cocteau. Lisboa: IN/CM
-
SIEGEL, M. (1978). The Shapes of Change. Boston: Houghton Mifflin
-
SIEGEL, M. (2010). Mirrors and Scrims: The Life and Afterlife of Ballet. Middletown: Wesleyan University Press.
-
SILVA. E. R. (2005). Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA
-
SORELL, W. (1996). Dance in Its Time. New York: Columbia /Morningside
-
SUCENA, E. (1988) A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN
-
SVCENKO, N. (1987) O Enigma do Pós-Moderno. Em Pós-Modernidade. Roberto Cardoso de Oliveira (org), Campinas: UNICAMP
-
THOMAS, H. (1995) Dance, gender and culture. New York: St. Martin
-
WIGMAN, M. (1984) The Mary Wigman Book: her writings. Middletown: Wesleyan
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Geral: Dar ao aluno uma visão da dança no século XX: os percursores, construtores, companhias e vertentes da dança moderna e pós-moderna, apontando-se para as tendências de nossos dias, em redes da difusão mundial e nacional.
ESPECÍFICO:
- Estudar a história da dança cênica no ocidente, nos períodos que compreendem a dança moderna e a dança pós-moderna no século XX e XXI, contextualizando-a historicamente, socialmente, culturalmente e artisticamente, discutindo as transformações e as diferentes linhas estéticas, fornecendo subsídios para uma maior compreensão da dança atual.
- Estudar as referências de dança moderna e pós-moderna.
- Estudar as referências das danças vernaculares traçando um perfil desde às origens do Jazz dance, do sapateado até o hip hop.
e compreender os contextos em que elas estão inseridas; - Fornecer elementos para diferenciação estética de cada período.
- Discutir a relação das referências em dança estudadas com os outros campos artísticos;
- Produzir, conjuntamente com os alunos, uma reflexão acerca dos diferentes contextos estudados.
- Instrumentalizar o aluno para refletir através do estudo da história sobre o período atual e sobre o seu próprio trabalho artístico.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
-
Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas expositivas, da leitura de textos e discussões, de aulas práticas sobre algumas técnicas estudadas, de exibição de vídeos e da assistência de espetáculos, se possível referente à Bienal de Dança.
Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos sobre as danças estudadas, vídeos captados na internet, assistência de espetáculos, leitura de textos teóricos disponibilizados na biblioteca e/ou fornecidos pelo professor.
Cronograma (Plano de Aula)
31/07/2023 - Apresentação disciplina: objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação. A Revolução do Século XX: a redescoberta do corpo e a descoberta da psique.
14/08/2023 - Princípios de Delsarte.
21/08/2023 - Pioneiros da Dança Moderna: Loie Fuller, Maud Allan e Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis e Ted Shaw. A Escola Denishaw.
28/08/2023 - Dalcroze e Laban.
04/09/2023 - O Expressionismo nas Artes e a Ausdruckstanz.
11/09/2023 - Desenvolvimento das técnicas somáticas
18/09/2023 - A Dança Moderna 2ª. geração (Martha Graham)
25/09/2023 - Discussão sobre a Bienal de Dança.
Cont. A Dança Moderna Americana (Doris Humphrey, Charles Weidman, Hanya Holm, José Limón e Louis Horton)
02/10/2023 - José Limón, Louis Horton e Alvin Ailey - a dança moderna dos latinos e dos afroamericanos
09/10/2023 - Abstracionismo na Dança: A Bauhaus e o seu teatro de dança: Oskar Schlemmer. A dança de Alwin Nikolais.
16/10/2023 - A obra de Merce Cunningham.
23/10/2023 - Desenvolvimento das técnicas somáticas
30/10/2023 - A Dança Pós-Moderna Americana (Judson Church)
07/11/2023 - A Dança-Teatro Alemã (Pina Bausch, Reinhild Hoffmann, Johann Kresnik, Gerhard Bohner, Susanne Linke).
21/11/2023 - Das danças vernarculares ao jazz-dance e ao sapateado
28/11/2023 - O hip hop e a cena contemporânea
Metodologia (Plano de Aula)
Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas expositivas, da leitura de textos e discussões, de aulas práticas sobre algumas técnicas estudadas, de exibição de vídeos e da assistência de espetáculos.
Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos sobre as danças estudadas, vídeos captados na internet, assistência de espetáculos, leitura de textos teóricos disponibilizados na biblioteca e/ou fornecidos pelo professor.
Observação (Plano de Aula)
A Bienal de Dança ocorrerá entre 14 e 24 de setembro, na cidade de Campinas. É importante que haja disponibilidade para assistir algum espetáculo neste período.