Turma AD521 - História da Dança II - Turma A

Código / Turma

AD521 A

Nome

História da Dança II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Maria Claudia Alves Guimarães

Ementa (Catálogo da DAC)

Traçar um panorama sobre a história da dança cênica no século XX em sua relação com aspectos teóricos das artes e da cultura, considerando também a perspectiva pós colonial e de-colonial. Dança moderna, dança pós-moderna, happening e performance, dança-teatro, novas tendências, dança e novas mídias. Pesquisa documental, análise de obras coreográficas e produção de textos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Os primórdios da dança moderna: a relação dos movimentos modernistas com a dança.

  2. A influência européia e a dança de expressão na dança moderna do século XX.

  3. Europa Central, Alemanha e Estados Unidos

  4. A dança moderna americana, modern dance.

  5. Dança pós-moderna e contemporânea, dança-teatro.

  6. Moderno e pós-moderno nas Américas, o caso do Brasil.

  7. Novas tendências e dança de nossos dias.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

  1. ANDERSON, J. (1978). Dança. Lisboa: Verbo

  2. AU, S. (1991) Ballet & modern dance. 2ª ed. Londres: Thames and Hudson

  3. BANES, S. (1980). Terpsichore in sneakers. Boston: Houghton Mifflin

  4. BENJAMIN, W. (1977). Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Universidade de São Paulo/Cultrix

  5. CANDIDO, A. & CASTELLO, J.A. (1975) Presença da Literatura Brasileira. 5ª ed. São Paulo: Difel

  6. CAVRELL,H. Dando Corpo à História Unicamp, Tese, Doutorado, 2012.

  7. CHAUÍ, M. (1987). Conformismo e Resistência. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense

  8. CHIPP, H.B. (1988). Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes

  9. COELHO, T. (1986) Usos da cultura. São Paulo; Paz e Terra

  10. COHEN, S.J.(1992). Dance as a Theatre Art. 2a. ed. Princenton : Dance Horizons

  11. DUNCAN. I. (1985). Minha Vida. 9ª. ed. Rio de Janeiro: José Olympio

  12. FERNANDES, C. (2000). Pina Bausch e o Wuppertal, dança-teatro, repetição e transformação. São Paulo: Hucitec

  13. KIRSTEIN, L. (1984). Four Centuries of Ballet. 2ª ed. Nova Iorque: Dover

  14. LIEVEN, P. (1973). The Birth of the Ballets-Russes. Nova Iorque: Dover

  15. LISTA, G. (1994) Loie Fuller, danseuse de la Belle Époque. Librarie de la Danse. Paris: Stock/Somogy

  16. LIVET, A. (1973).Contemporary Dance. Nova Iorque: Abbeville

  17. MANNING, S.A (1993). Ecstasy and the Demon: Feminism and Nationalism in the Dances of Mary Wigman, Berkeley: University of California

  18. NAVAS, C & LOBO, L. (2003) Teatro do movimento, um método para o intérprete-criador. Brasília:LGE

  19. NAVAS, C. & DIAS, L. (1992). Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura

  20. NAVAS, C. (1987). Imagens da Dança em São Paulo. São Paulo. IMESP/Secretaria Municipal de Cultura

  21. NAVAS, C. (1999). Dança e Mundialização: políticas de cultura no eixo Brasil-França. São Paulo: Hucitec.

  22. NAVAS, C. (2000). Para ler e ver história da dança. In Vem Dançar. São Paulo: Cisne Negro Cia. de Dança/IMESP

  23. NAVAS, C. (2004). Leis para as danças do Brasil, desafio para todos. In Lições de Dança 5, Rio de Janeiro: Univercidade

  24. NORA, S. (org.). (2010). Temas Para a Dança Brasileira. São Paulo: Edições SESC.

  25. ORTIZ, R. (1994). Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense

  26. REIS, G. (2005). Cidade e palco: experimentação, transformação e permanências. Belo Horizonte: Cuatiara

  27. RODRIGUES, G. (1997). Bailarino - Pesquisador - Intérprete: Processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE

  28. SANTAELLA, M. L. (1980). Produção de linguagem e ideologia. São Paulo: Cortez

  29. SASPORTES, J. (1983). Pensar a dança: a reflexão estética de Mallarmé a Cocteau. Lisboa: IN/CM

  30. SIEGEL, M. (1978). The Shapes of Change. Boston: Houghton Mifflin

  31. SIEGEL, M. (2010). Mirrors and Scrims: The Life and Afterlife of Ballet. Middletown: Wesleyan University Press.

  32. SILVA. E. R. (2005). Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA

  33. SORELL, W. (1996). Dance in Its Time. New York: Columbia /Morningside

  34. SUCENA, E. (1988) A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: MINC/FUNDACEN

  35. SVCENKO, N. (1987) O Enigma do Pós-Moderno. Em Pós-Modernidade. Roberto Cardoso de Oliveira (org), Campinas: UNICAMP

  36. THOMAS, H. (1995) Dance, gender and culture. New York: St. Martin

  37. WIGMAN, M. (1984) The Mary Wigman Book: her writings. Middletown: Wesleyan

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Geral: Dar ao aluno uma visão da dança no século XX: os percursores, construtores, companhias e vertentes da dança moderna e pós-moderna, apontando-se para as tendências de nossos dias, em redes da difusão mundial e nacional.

 

ESPECÍFICO:

  • Estudar a história da dança cênica no ocidente, nos períodos que compreendem a dança moderna e a dança pós-moderna no século XX e XXI, contextualizando-a historicamente, socialmente, culturalmente e artisticamente, discutindo as transformações e as diferentes linhas estéticas, fornecendo subsídios para uma maior compreensão da dança atual.
  • Estudar as referências de dança moderna e pós-moderna.
  • Estudar as referências das danças vernaculares traçando um perfil desde às origens do Jazz dance, do sapateado até o hip hop.
    e compreender os contextos em que elas estão inseridas;
  • Fornecer elementos para diferenciação estética de cada período.
  • Discutir a relação das referências em dança estudadas com os outros campos artísticos;
  • Produzir, conjuntamente com os alunos, uma reflexão acerca dos diferentes contextos estudados.
  • Instrumentalizar o aluno para refletir através do estudo da história sobre o período atual e sobre o seu próprio trabalho artístico.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  • Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas expositivas, da leitura de textos e discussões, de aulas práticas sobre algumas técnicas estudadas, de exibição de vídeos e da assistência de espetáculos, se possível referente à Bienal de Dança.

    Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos sobre as danças estudadas, vídeos captados na internet, assistência de espetáculos, leitura de textos teóricos disponibilizados na biblioteca e/ou fornecidos pelo professor.

Cronograma (Plano de Aula)

31/07/2023 - Apresentação disciplina: objetivos, conteúdo, metodologia e avaliação. A Revolução do Século XX: a redescoberta do corpo e a descoberta da psique.  

14/08/2023 - Princípios de Delsarte.

21/08/2023 - Pioneiros da Dança Moderna: Loie Fuller, Maud Allan e Isadora Duncan, Ruth Saint-Denis e Ted Shaw. A Escola Denishaw.

28/08/2023 - Dalcroze e Laban.

04/09/2023 - O Expressionismo nas Artes e a Ausdruckstanz.

11/09/2023 - Desenvolvimento das técnicas somáticas

18/09/2023 - A Dança Moderna 2ª. geração (Martha Graham)

25/09/2023 - Discussão sobre a Bienal de Dança.

Cont. A Dança Moderna Americana (Doris Humphrey, Charles  Weidman, Hanya Holm, José Limón e Louis Horton)

02/10/2023 -  José Limón, Louis Horton e Alvin Ailey - a dança moderna dos latinos e dos afroamericanos

09/10/2023 - Abstracionismo na Dança: A Bauhaus e o seu teatro de dança: Oskar Schlemmer. A dança de Alwin Nikolais.

16/10/2023 - A obra de Merce Cunningham.

23/10/2023 - Desenvolvimento das técnicas somáticas

30/10/2023 - A Dança Pós-Moderna Americana (Judson Church)

07/11/2023 -  A Dança-Teatro Alemã (Pina Bausch, Reinhild Hoffmann, Johann Kresnik, Gerhard Bohner, Susanne Linke).

21/11/2023 -  Das danças vernarculares ao jazz-dance e ao sapateado 

28/11/2023 - O hip hop e a cena contemporânea 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Os conteúdos desta disciplina serão abordados e trabalhados de forma alternada, através de aulas expositivas, da leitura de textos e discussões, de aulas práticas sobre algumas técnicas estudadas, de exibição de vídeos e da assistência de espetáculos.

Os recursos didáticos a serem utilizados serão: apresentação de imagens em power-point, vídeos sobre as danças estudadas, vídeos captados na internet, assistência de espetáculos, leitura de textos teóricos disponibilizados na biblioteca e/ou fornecidos pelo professor.

Observação (Plano de Aula)

A Bienal de Dança ocorrerá entre 14 e 24 de setembro, na cidade de Campinas. É importante que haja disponibilidade para assistir algum espetáculo neste período.