Turma AD621 - Pedagogia e Didática da Dança - Turma A

Código / Turma

AD621 A

Nome

Pedagogia e Didática da Dança

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

A disciplina terá 3 horas/aula em sala.

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ana Maria Rodriguez Costas

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina abrange os componentes da atividade pedagógica para o ensino da dança e suas relações com o processo histórico-social. Investiga as condições, formas e dinâmicas dos processos didáticos que vigoram no ensino e orientam a ação docente. Estuda as diferentes tendências teórico-metodológicas da prática educativa da dança, abordando os requisitos para o planejamento dos processos de ensino-aprendizagem.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Concepções de arte-educação e pedagogias da arte

 

  1. Ensino da arte no Brasil – tendências pedagógicas:
  • A história do ensino da dança;
  • Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova, Pedagogia Tecnicista, Tendência Realista-Progressista; Pedagogia libertadora e critico-social dos conteúdos;
  • Proposições pedagógicas contemporâneas;

 

  1. O referencial nacional/estadual de orientações didáticas para o ensino das artes:
  • Os Parâmetros Curriculares para o ensino das artes (PCNs)
  • As especificidades dos parâmetros curriculares em dança e suas contribuições para o docente;
  • Os materiais didáticos criados pelo governo para o ensino da dança (sites de referencia e livros)

 

  1. Pressupostos da didática:
  • Problematização, conceituação e inter-relações da didática;
  • A didática no ensino da dança

 

  1. A prática educativa da dança – contextos:
  • Relação entre ensino escolar e extraescolar na dança;
  • Identificação e caracterização da realidade de ensino-aprendizagem (diagnóstico e análise)
  • A práxis educativa intencional, a partir da análise contextual.

 

  1. A estruturação do Processo de Ensino e do trabalho docente:
  • O projeto Político-Pedagógico da escola e o currículo do ensino da dança;
  • A importância da construção do Plano de Ensino, como facilitador da aprendizagem e dos projetos de trabalho;
  • O processo de planejamento da aula – as metodologias, as estratégias, as técnicas e recursos de ensino
  • O ensino da dança e os quatro pilares da educação – aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver junto e aprender a ser.

 

  1. A aula de dança e a ação artístico-pedagógica:
  • Currículo, conhecimento e cultura;
  • Fundamentos artísticos e estéticos da educação em dança;
  • Projeção de finalidades: os objetivos em perspectiva frente a situação da aula de dança em um contexto sócio-político e educacional específico;
  • A aula enquanto espaço de organização do ensino, desenvolvimento de habilidades e competências.

 

  1. Princípios metodológicos de ensino-aprendizagem da dança
  • Articulação conteúdos, objetivos e métodos;
  • Tipos de conteúdos – conceitual, procedimental e atitudinal – e critérios de seleção
  1.  A avaliação das práticas de ensino da dança:
  • Análise, registro e detalhamento

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2003.

 

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 130p.

 

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC / SEF, 1998. 116p.

 

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 239 p. (Orientações curriculares para o ensino médio ; volume 1)

CARDONA, Patrícia. La poética de la enseñanza. In: Mapas e percursos, estudos de cena. Org.: MUNDIM, Ana Carolina; CERBINO, Beatriz; NAVAS, Cássia. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas – ABRACE, 2014.

 

DELLORS, Jacques. Os quatro pilares da educação. ___. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, v. 3, p. 89-102, 2008.

 

FORTIN, Sylvie. . Transformação de práticas de dança. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (org.). Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003, p. 161-171.

 

FUSARI, Maria F. de Rezende; FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2004.

 

FUSARI, Maria F. de Rezende; FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Metodologia do Ensino da Arte: fundamentos e proposições. São Paulo: Cortez, 2009.

 

ICLE, Gilberto. Pedagogia da arte: entre-lugares da criação. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

 

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2a edição. São Paulo: Cortez, 2013.

 

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: FTD, 2009.

 

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenação de área, Alice Vieira. – 2. ed. – São Paulo: SE, 2011. 260 p.

 

TADRA, Débora Sicupira Arzua (et al). Linguagem da Dança. Rosimara Viol, Sabrina Mendes Ortolan e Scheila Mara Maçaneiro. Curitiba: Ibpex, 2009.

 

TOMAZZONI, Airton; WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana (Org). Algumas perguntas sobre dança e educação. Joinville: Nova Letra, 2010.

 

VASCONCELLOS, Celso. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. São Paulo: Libertad, 2006.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Reconhecer as artes, e mais especificamente a dança, como campo de estudo e produção de conhecimento pedagógico, didático e metodológico;
  • Estabelecer processos de aproximação, irrigação, diálogo e composição entre conhecimentos/saberes pedagógicos, didáticos e metodológicos da dança, das artes e da educação;
  • Compreender as dimensões sociais, políticas, éticas, culturais, educacionais e artísticas dos processos de ensino-aprendizagem da dança na educação formal e não formal;
  • Experimentar a prática artística/pedagógica como investigação dos componentes didáticos em suas inter-relações;
  • Conceber projetos de ensino e planos de aulas dirigidos a contextos educacionais formais e não-formais, colocando em diálogo: referenciais curriculares oficiais e/ou materiais norteadores; pesquisa acadêmica; produção cultural e artística dos sujeitos envolvidos;
  • Conceber um projeto de ensino de caráter extensionista em diálogo com a comunidade de um contexto educacional selecionado; 
  • Apropriar-se dos estudos das pedagogias, das didáticas e das metodologias de ensino como fundamentos e ferramentas para uma ação consistente, investigativa e crítica no exercício da docência em dança em diferentes contextos.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  • Concepção de um projeto de ensino de caráter extensionista. Trabalho teórico-prático, em grupo, composto das seguintes etapas e atividades: escolha de um contexto de ensino; aproximação do contexto e comunidade envolvida; identificação de questões pedagógicas, didático-metodológicas para aprofundamento; levantamento e estudo de referências; práticas experimentais em sala; práticas de registro; elaboração de plano de aula; prática no contexto (peso 10,0).
  • Elaboração de relatório individual sobre a prática artístico-pedagógica desenvolvida (10,0);

           A nota final será obtida da média das avaliações discriminadas acima.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

  • Aulas expositivas dialogadas;
  • Práticas de estudo, experimentação e reflexão, indivduais e em grupo, a partir de referências previamente sugeridas;
  • Práticas de registro do processo de ensino-aprendizagem, individuais e coletivas;
  • Laboratórios práticos de ensino: intersecção de percursos de observação, experimentação, análise e teorização;
  • Constituição de grupos de trabalho para desenvolvimento de pesquisa, concepção de projetos de ensino de caráter extensionista, elaboração e experimentação de planos de aula;
  • Práticas de ensino de caráter extensionista.

Observação (Plano de Aula)

em branco