Turma AD036 - Técnica II: Investigação e Percepção - Turma A
AD036 A
Técnica II: Investigação e Percepção
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Construção de uma relação ativa com a gravidade. Prática de alongamento e sustentação baseado na oposição de forças que participam do movimento. Iniciação e sequência do movimento como preparação para o trabalho de independência das partes do corpo. Investigação da dimensão artística considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
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Estudo de conceitos implicados na organização de uma aula de técnica;
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Vocabulários e treinamento corporal para a dança em suas diferentes expressões e estéticas;
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Exercícios de aquecimento;
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Exercícios de barra;
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Exercícios de centro.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Trad. Marco Aurélio Werle. Cadernos de Tradução, n. 2, DF/USP, 1997.
PEREIRA, A. L. A importância da linguagem analógico-metafórica na formação inicial do artista cênico de dança clássica. In: Anais do V Congresso ABRACE. Belo Horizonte, 2008.
SENNETT, Richard. O artífice. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. 364 p.
WARD, Brian R. O esqueleto e os movimentos. 2.ed. Trad. Alícia Brandt. São Paulo: Scipione, 1993.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
- Desenvolvimento de força e resistência muscular por meio de exercícios de dança contemporânea.
- Ampliação do alongamento muscular e organização da estrutura óssea, especialmente nos eixos vertical, horizontal e sagital, explorando as possibilidades de aproveitamento da gravidade, inércia e momentum.
- Investigação e reconhecimento das possibilidades articulares, considerando as partes do corpo de forma independente e, também, de forma integrada.
- Reflexão sobre os conceitos implicados na organização de uma aula de técnica de dança contemporânea, bem como seus vocabulários, em relação ao treinamento corporal para a dança em suas diferentes expressões.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Frequência às aulas (mínimo 75%).
- Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno (cf. Lei 9.394/96, Art. 24, inciso V), valorizando-se o processo em conjunto com resultados demonstrados.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
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Aulas práticas de técnica de dança;
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Exercícios de percepção, observação e investigação do movimento dançado;
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Reflexões a partir da prática.