Turma AD038 - Técnica IX Estudos Técnicos de Dança Clássica I: Passado e Presente - Turma A
AD038 A
Técnica IX Estudos Técnicos de Dança Clássica I: Passado e Presente
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento dos conteúdos técnicos da dança clássica, com o uso de dinâmicas e sequencias estruturadas. Trabalhos relacionados a independência articular visando a qualidade do movimento e coordenação motora. Práticas variadas de movimentos, considerando os aspectos prático-pedagógicos desse conteúdo curricular, com ênfase em deslocamentos no espaço, uso dos eixos, saltos e giros. Dar visibilidade às questões estruturais da linguagem e seus reflexos políticos na contemporaneidade, visando sua atualização.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
Aspectos estruturais e funcionais do movimento: alinhamento ósseo; aspectos dinâmicos da postura em relação à estrutura musculoesquelética; diferenciação funcional das estruturas anatômicas
-
Princípios e conceitos básicos da técnica do balé clássico: exercícios de barra, barra-solo e centro
-
Verticalidade para a técnica do balé clássico e suas implicações sobre o esqueleto axial (principalmente, a coluna vertebral) e o esqueleto apendicular (membros superiores e inferiores)
-
Utilização do peso do corpo e ação gravitacional na técnica do balé clássico e em técnicas contemporâneas
-
Projeção dos movimentos do corpo no espaço em correspondência à técnica do balé clássico; variações que enfatizem transferências de peso e deslocamentos diferenciados no espaço (níveis, direções, apoios, amplitudes, planos, trajetórias) com diferentes dinâmicas
-
Nomenclatura e vocabulário da técnica do balé clássico
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
MONTEIRO, Mariana. “Balé, tradição e ruptura”. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de Dança 1. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 1999, p.169-189.
MORAES, Juliana. Sobre o balé clássico : o que devemos jogar fora. In : Conectedance, 14/02/2016. http://www.conectedance.com.br/ponto-de-vista/sobre-o-bale-classico-o-que-devemos-jogar-fora/
SPIRÓPOLUS, Flávia Scheye. A singularidade de um fazer-dança: vestígios entre a cena e a formação em dança na trajetória de Zélia Monteiro. Dissertação de mestrado ECA/USP, orientação de Maria Helena Franco de Araújo Bastos. São Paulo, 2014.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Vivenciar dinâmicas de uma aula de técnica clássica, abordando conceitos básicos e questões relativas às formas de ensino e à função de seus exercícios. Ampliar o domínio dos conteúdos com conhecimento anatômico, esperando resposta técnica mais apurada e uma melhor compreensão metodológica. Conscientizar-se e refletir acerca dos elementos técnicos de dança, direcionando-os para uma expressão individualizada. Refletir sobre o balé na contemporaneidade.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação prática.
Reflexões conceituais em textos escritos.
Pesquisas e realização de práticas em grupo.
Participação, autorregulação, continuidade, constância no trabalho, entrega de trabalhos nos prazos solicitados, atenção aos ensinamentos.
Cronograma (Plano de Aula)
mês 1: passos básicos do ballet, barra, centro e pequenos saltos
mês 2: barra completa, centro, diagonais simples e pequenos saltos
mês 3: barra completa, centro, diagonais e saltos
mês 4: barra completa, centro, diagonais e saltos + trabalhos finais
Metodologia (Plano de Aula)
Metodologia prática, com ensino de exercícios técnicos de balé clássico.
Observação (Plano de Aula)
Textos obrigatórios para leitura:
Spirópulos, F. S. (2018). A abordagem de Zélia Monteiro no ensino do balé. Repertório, 1(31). https://doi.org/10.9771/r.v1i31.26544
SANTOS, Mariana A. P. . Quanto Custa Ser Bailarino Negro. 2021. 20o Congresso Brasileiro de Sociologia. Publicação nos Anais do XX Congresso Brasileiro de Sociologia. UFPA, 2021.