Turma AD039 - Técnica XI: Estudos Técnicos de Dança Clássica III: Transformações e Rupturas - Turma A
AD039 A
Técnica XI: Estudos Técnicos de Dança Clássica III: Transformações e Rupturas
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Aperfeiçoar os conteúdos abordados anteriormente nas aulas de Técnica Clássica, dando continuidade à compreensão anatômica como suporte para resposta técnica mais apurada. Ênfase na precisão e no controle em sequência complexas, deslocamento no espaço, giros, saltos, espirais etc. Diálogos entre o vocabulário do balé e conceitos de dança contemporânea, fomentando o trânsito entre variadas linhas de estudo corporal. Reflexões sobre transformações na linguagem e rupturas em práticas contemporâneas, na técnica e na poética.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
-
Aspectos estruturais e funcionais do movimento: ativação consciente das estruturas anatômicas e cuidados para uma prática saudável
-
Aprofundamento dos conceitos da técnica do balé clássico: exercícios de barra, barra-solo e centro
-
Especificidades da linguagem e suas implicações sobre os movimentos do corpo
-
Reflexão sobre consequências políticas dessa forma de corporeidade e busca por atualizações
-
Diferenças de conteúdo e forma entre a técnica do balé clássico e as técnicas contemporâneas
-
Nomenclatura e vocabulário da técnica do balé clássico
Bibliografia (Catálogo da DAC)
em brancoVetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estudos da geometria espacial específica da técnica clássica. Aprofundamento da técnica clássica pensando em alinhamento e estruturas anatômicas para desenvolvimento saudável. Aprimoramento do vocabulário com sua nomenclatura específica. Fluência e coordenação de partes do corpo em sincronia. Diálogos técnicos, criativos e de pesquisa entre o vocabulário do balé e conceitos de dança contemporânea. Reflexão sobre o balé na contemporaneidade, implicações políticas e rupturas possíveis.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação prática.
Reflexões conceituais em textos escritos.
Pesquisas e realização de práticas em grupo.
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas.
Cronograma (Plano de Aula)
8 semanas: Encontro com a turma, apresentação do plano de trabalho, cronograma e crítérios de avaliação. Aulas com todo o grupo, abordando princípios basicos da técnica: trabalho de chão, barra e centro. Oferecimento de textos e vídeos, conforme andamento e resposta da turma.
3 semanas: evolução do material observando os alunos em menores grupos de trabalho.
4 semanas: evolução do material, criação de sequências, plantão de dúvidas em menores grupos e apresentação de pequenos estudos de composição.
Metodologia (Plano de Aula)
-
Aulas práticas com abordagens sobre metodologia e teoria durante a aplicação dos exercícios.
-
Leitura de textos e mostra de vídeos. Pesquisas e reflexões teóricas articuladas à vivência prática.
-
Divisão da turma em pequenos grupos. Livre escolha de um estudo de movimento observando conteúdos técnicos abordados durante a disciplina.
-
Observação, análise e vivência de práticas artísticas, com enfoque nos conteúdos estudados.