Turma AC121 - Práticas de Ação Teatral na Comunidade I - Turma A
AC121 A
Práticas de Ação Teatral na Comunidade I
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
As possibilidades de ação teatral em comunidades: análise e estudo de casos existentes; estudo da criação de caráter teatral a partir da interação do indivíduo, ou grupo de artistas, com uma dada comunidade. Planejamento e sondagem em campo de possíveis ações, com viés pedagógicos e/ou criação artística.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Teatro e Comunidade (definições)
Pedagogias Decoloniais
Jogos Teatrais
Extensão Universitária
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
CRUZ, Hugo; BEZELGA, Isabel; RODRIGUES, Paulo Simões. Práticas Artísticas Comunitárias. Porto: EIRPAC - Encontro Internacional de Reflexão sobre Práticas Artísticas Comunitárias. 2017.
FABRINI, Verônica. Sul da cena, sul do saber. Revista Moringa: João Pessoa, V. 4 número 1, jan-jul 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MUNDURUKU, Daniel. Posfácio Casa dos Saberes Ancestrais: diálogos com sabedorias indígenas. (Wenceslao Machado de Oliveira Junior e Alik Wunder (orgs). Campinas: BCCL, Unicamp. 2020.
SANTOS, Bárbara. Teatro do Oprimido - Raízes e Asas: uma teoria da práxis. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2016.
GADOTTI, Moacir. Extensão Universitária: Para quê?
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Criar condições para que os alunos reflitam sobre as relações entre comunidade acadêmica e não-acadêmica. Experimentar repertório de jogos e estratégias para desenvolvimento de projetos colaborativos. Oferecer subsídios para que o aluno possa articular diferentes campos de conhecimento, e posicionar-se de maneira crítica, sensível e criativa diante do mundo. Possibilitar ao aluno a prática de condutor de processos com base nos conhecimentos adquiridos durante o curso, colocando-o em contato com diferentes realidades sociais, visando a ampliação do olhar sobre as possíveis relações entre práticas teatrais e a sociedade.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Engajamento com as atividades e discussões propostas.
Capacidade de articular os conteúdos das aulas e a formação do artista da cena.
Avaliação participativa
Cronograma (Plano de Aula)
Aula 1: apresentação do percurso da disciplina, mapeamento de interesses e experiências anteriores des alunes na área.
Aulas 2, 3 e 4: debates a partir de materiais de leitura, com ênfase nos temas Teatro e Comunidade / Pedagogias Decoloniais.
Aulas 5: extensão universitária, histórico e desafios atuais
Aulas 6, 7: questões intergeracionais, textos e debates sobre a infância e a terceira idade
Aulas 8 a 12: experimentação de repertório de jogos teatrais
Aulas 13 e 14: aprofundamento de temas definidos conjuntamente e/ou participação de palestrantes externos
Aula 15: avaliação conjunta do percurso pedagógico, auto-avaliação.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas e discussões a partir de referencial bibliográfico, estudos de caso e experiências dos alunos.
Convidados externos para compartilhamento de experiências.