Turma AC214 - Linguagens Circenses - Turma A

Código / Turma

AC214 A

Nome

Linguagens Circenses

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa de Oliveira Neves Catalão

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Ementa (Catálogo da DAC)

Conhecer as linguagens circenses de maneira ampla, em especial as brasileiras, incluindo não somente as práticas acrobáticas, de equilíbrio e de palhaço, como também o circo-teatro e o melodrama circenses nacionais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

HIstória do circo.

O circo brasileiro e o melodrama circense.

Circo e teatro.

Práticas circenses: equilíbrio, malabares, etc.

Palhaçaria.

Acrobacias.

Construção de cenas com aspectos circenses.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOLOGNESI, Mário. Palhaços. São Paulo: Editora da Unesp, 2003 

PRADO, Décio de Almeida. “O Teatro e o Modernismo”. In. Prado, Décio de Almeida. Peças, pessoas e personagens. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SILVA, Ermínia. As múltiplas linguagens na teatralidade circense : Benjamin de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do século XIX e início do XX. Tese de Doutorado UNICAMP. Campinas, 2003.

SOFREDDINI, Carlos Alberto. De um trabalhador sobre o seu trabalho. In Revista Teatro. São Paulo: ano I, n° 0, jun./jul. de 1980.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Estudar as linguagens circenses brasileiras, de maneira introdutória. Trabalhar com a história do circo, o circo-teatro, os tipos circenses. Trabalhar práticas circenses. Estudar a importância dessa linguagem para o artista cênico.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação nas aulas. Realização das atividades solicitadas. Trabalho escrito e construção de cena.

Cronograma (Plano de Aula)

A ser oferecido no começo do curso.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e laboratórios experimentais de criação.

Observação (Plano de Aula)

em branco