Turma AC261 - Tópicos em Criação Cênica II - Turma A

Código / Turma

AC261 A

Nome

Tópicos em Criação Cênica II

Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marcelo Ramos Lazzaratto

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudos orientados para a investigação de procedimentos específicos de criação cênica.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Trabalhar composições de cena e montagem de epsetáculo apoiados em dramaturgias clasicas e/ou contemporâneas com cunho narrativo.

Sófocles, Euripedes, Aristofanes, William Shakespeare, Moliere, Goldoni, Lope de Vega, Buchner, Kleist, Nelson Rodrigues, Bertolt Brecht, Augusto Boal, Gianfrancesco Guarnieri, Luis Alberto de Abreu, Grace Passô, Newton Moreno, exemplos de autores que podem vir a ser trabalhados na disciplna

Oralidade e historias.

Enfase aos aspectos narrativos da expressao. Atenção singular à expressao da Palavra que tece enredos. Palavra que cria espaço e tempo.

A música e a canção como articuladoras da narração.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BRECHT, Bertolt. “Estudos sobre teatro”. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 2005.

BRECHT, Bertolt. “Teatro Dialético”. Rio de Janeiro,RJ : Editora Civilização Brasileira, 1967.

EWEN, Frederic – “Bertolt Brecht : sua vida, sua arte, seu tempo” – São Paulo, SP: Globo, 1991

FERNANDES, Silvia. Teatralidade e textualidade. A relação entre cena e texto em algumas experiências de teatro brasileiro contemporâneo. Artefilosofia Ouro Preto, n.7, p. 167-174, out. 2009. Disponível em:  https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/682/638.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2008. 

LAZZARATTO, M. R. "Campo de Visão: exercicio e linguagem cênica. Sao Paulo, ESCH, 2011.

LAZZARATTO, M.R,. Ifigênia: quando o coro improvisa. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo”, número 4, em 2013, p.158. Artigo completo em: file:///Users/Casa/Downloads/58-106-1-SM.pdf

LOSCO, Mireille; MÉGEVAND, Martin. Coro/Coralidade. In: SARRAZAC, Jean-Pierre (org); Catherine Naugrette... [et al.] Léxico do drama moderno e contemporâneo. Tradução de André Telles. São Paulo: Cosac Naify. 2012.

NGOMANE, Mungi; TUTU, Desmond. Ubuntu. Lecciones de sabiduría africana para vivir mejor (Spanish Edition) . Penguin Random House Grupo Editorial España. 2020.  Edição do Kindle.

PEIXOTO, Fernando - “Brecht Vida e Obra”. Rio de Janeiro, RJ – Paz e Terra – 1974.

ROSENFELD, Anatol - “O Teatro Épico”. Editora Perspectiva, 1997.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Colaboração nos estudos de interpretação teatral a partir das teorias do Gênero Épico e das concepções teatrais épicas na contemporaneidade, com foco na narratividade e distanciamento.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação efetiva nas atividades propostas; capacidade de diálogo e desenvolvimento da criação em grupo, coletivamente; realização das leituras e demais estudos dos materiais porpostos à discplina.

Cronograma (Plano de Aula)

MES 1: leituras, estudos e dinâmicas práticas iniciais.

MES 2 e 3: continuidade dos estudos; dinâmicas de criação e experimentções da linguagem narrativa

MES 4: ensaio, apresentações

Metodologia (Plano de Aula)

 Leitura de textos teóricos e teatrais componentes da bibliografia, seguidos de discussões e outras dinâmicas de aproximacão sensível aos materiais.

- Laboratórios improvisacionais, a partir do texto dramatúrgico e outraos materiais complemantares.

- Criação de cenas, performances e discussão de seus aspectos conceituais, narrativos.

- Montagem e apresentação de exercícios cênicos criados a partir do a ser escolhido

Observação (Plano de Aula)

Alunos advindos de outras áreas artísticas podem colaborar na criação dos exercícios cênicos com suas próprias linguagens de estudos na Univresidade.