Turma AC666 - Projeto Integrado de Criação Cênica II - Turma A
AC666 A
Projeto Integrado de Criação Cênica II
Google Classroom
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercício cênico a partir de texto da tradição dramatúrgica com ênfase na narratividade. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
O conceito de narratividade.
O coro e o sentido de coralidade
Estudo do Teatro Épico Brechtiano.
Aplicação de exercícios de interpretação com ênfase na narratividade e distanciamento.
Escolha da obra a ser montada
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BRECHT, Bertolt. “Estudos sobre teatro”. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 2005.
BRECHT, Bertolt. “Teatro Dialético”. Rio de Janeiro,RJ : Editora Civilização Brasileira, 1967.
EWEN, Frederic – “Bertolt Brecht : sua vida, sua arte, seu tempo” – São Paulo, SP: Globo, 1991
FERNANDES, Silvia. Teatralidade e textualidade. A relação entre cena e texto em algumas experiências de teatro brasileiro contemporâneo. Artefilosofia Ouro Preto, n.7, p. 167-174, out. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/682/638.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2008.
LAZZARATTO, M. R. "Campo de Visão: exercicio e linguagem cênica. Sao Paulo, ESCH, 2011.
LAZZARATTO, M.R,. Ifigênia: quando o coro improvisa. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo”, número 4, em 2013, p.158. Artigo completo em: file:///Users/Casa/Downloads/58-106-1-SM.pdf
LOSCO, Mireille; MÉGEVAND, Martin. Coro/Coralidade. In: SARRAZAC, Jean-Pierre (org); Catherine Naugrette... [et al.] Léxico do drama moderno e contemporâneo. Tradução de André Telles. São Paulo: Cosac Naify. 2012.
NGOMANE, Mungi; TUTU, Desmond. Ubuntu. Lecciones de sabiduría africana para vivir mejor (Spanish Edition) . Penguin Random House Grupo Editorial España. 2020. Edição do Kindle.
PEIXOTO, Fernando - “Brecht Vida e Obra”. Rio de Janeiro, RJ – Paz e Terra – 1974.
ROSENFELD, Anatol - “O Teatro Épico”. Editora Perspectiva, 1997.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estudar a interpretação teatral a partir das teorias do Gênero Épico e das concepções teatrais épicas na contemporaneidade, com foco na narratividade e distanciamento.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação efetiva nas atividades propostas; capacidade de diálogo e desenvolvimento da criação em grupo, coletivamente; realização das leituras e estudos dos demais materiais porpostos à discplina. Participação ativa no exercício cênico resultante da disciplina e correspondente apresentação pública.
Cronograma (Plano de Aula)
MES 1: leituras, estudos e dinâmicas práticas iniciais. O Campo de Visão.
MES 2 e 3: continuidade dos estudos; dinâmicas de criação com enfase na narratividade
MES 4: ensaio, apresentações
Metodologia (Plano de Aula)
Leitura e analise de Peças Clássicas.
Trabalhar composições de cena e montagem de espetáculo apoiados em dramaturgias clasicas e/ou contemporâneas com cunho narrativo.
Leitura de textos teóricos e teatrais componentes da bibliografia, seguidos de discussões e outras dinâmicas de aproximacão sensível aos materiais.
Laboratórios improvisacionais, a partir do texto dramatúrgico e outraos materiais complemantares.
Aplicação do Campo de Visão
Criação de cenas e discussão de seus aspectos conceituais, narrativos
Montagem e apresentação de exercícios cênicos criados a partir do material selecionado