Turma AC666 - Projeto Integrado de Criação Cênica II - Turma A

Código / Turma

AC666 A

Nome

Projeto Integrado de Criação Cênica II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Grácia Maria Navarro

Marcelo Ramos Lazzaratto

Marcelo Onofri

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercício cênico a partir de texto da tradição dramatúrgica com ênfase na narratividade. Laboratórios de práticas interpretativas, corporais e vocais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

O conceito de narratividade.

O coro e o sentido de coralidade

Estudo do Teatro Épico Brechtiano.

Aplicação de exercícios de interpretação com ênfase na narratividade e distanciamento.

Escolha da obra a ser montada

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BRECHT, Bertolt. “Estudos sobre teatro”. Rio de Janeiro, RJ: Editora Nova Fronteira, 2005.

BRECHT, Bertolt. “Teatro Dialético”. Rio de Janeiro,RJ : Editora Civilização Brasileira, 1967.

EWEN, Frederic – “Bertolt Brecht : sua vida, sua arte, seu tempo” – São Paulo, SP: Globo, 1991

FERNANDES, Silvia. Teatralidade e textualidade. A relação entre cena e texto em algumas experiências de teatro brasileiro contemporâneo. Artefilosofia Ouro Preto, n.7, p. 167-174, out. 2009. Disponível em:  https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/682/638.

HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2008. 

LAZZARATTO, M. R. "Campo de Visão: exercicio e linguagem cênica. Sao Paulo, ESCH, 2011.

LAZZARATTO, M.R,. Ifigênia: quando o coro improvisa. Rebento: Revista de Artes do Espetáculo”, número 4, em 2013, p.158. Artigo completo em: file:///Users/Casa/Downloads/58-106-1-SM.pdf

LOSCO, Mireille; MÉGEVAND, Martin. Coro/Coralidade. In: SARRAZAC, Jean-Pierre (org); Catherine Naugrette... [et al.] Léxico do drama moderno e contemporâneo. Tradução de André Telles. São Paulo: Cosac Naify. 2012.

NGOMANE, Mungi; TUTU, Desmond. Ubuntu. Lecciones de sabiduría africana para vivir mejor (Spanish Edition) . Penguin Random House Grupo Editorial España. 2020.  Edição do Kindle.

PEIXOTO, Fernando - “Brecht Vida e Obra”. Rio de Janeiro, RJ – Paz e Terra – 1974.

ROSENFELD, Anatol - “O Teatro Épico”. Editora Perspectiva, 1997.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 8
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Estudar a interpretação teatral a partir das teorias do Gênero Épico e das concepções teatrais épicas na contemporaneidade, com foco na narratividade e distanciamento.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação efetiva nas atividades propostas; capacidade de diálogo e desenvolvimento da criação em grupo, coletivamente; realização das leituras e estudos dos demais materiais porpostos à discplina. Participação ativa no exercício cênico resultante da disciplina e correspondente apresentação pública. 

Cronograma (Plano de Aula)

MES 1: leituras, estudos e dinâmicas práticas iniciais. O Campo de Visão.

MES 2 e 3: continuidade dos estudos; dinâmicas de criação com enfase na narratividade

MES 4: ensaio, apresentações

Metodologia (Plano de Aula)

Leitura e analise de Peças Clássicas. 

Trabalhar composições de cena e montagem de espetáculo apoiados em dramaturgias clasicas e/ou contemporâneas com cunho narrativo.

Leitura de textos teóricos e teatrais componentes da bibliografia, seguidos de discussões e outras dinâmicas de aproximacão sensível aos materiais.

Laboratórios improvisacionais, a partir do texto dramatúrgico e outraos materiais complemantares.

Aplicação do Campo de Visão

Criação de cenas e discussão de seus aspectos conceituais, narrativos

Montagem e apresentação de exercícios cênicos criados a partir do material selecionado

Observação (Plano de Aula)

em branco