Turma AC888 - Projeto Integrado de Criação Cênica IV - Turma B

Código / Turma

AC888 B

Nome

Projeto Integrado de Criação Cênica IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Veronica Fabrini Machado de Almeida

Ementa (Catálogo da DAC)

Projeto de montagem cênica proposto pelos formandos, em qualquer gênero, estilo ou tendência estética, orientado por um ou mais professores, com apresentação pública final.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

A ser definida de acordo com a obra que será encenada.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo Geral: 

Realização de projeto de Investigação Criação 

Objetivos específicos (para o segundo semestre de 2023, com a presença do diretor convidado  pelo Programa Professor ESpecialista Visitante, Newton Moreno) 

1. Ampliar e fortalecer a formação do/da Artista da Cena, por meio da revisão do legado do diretor e dramaturgo João das Neves, redimensionados na cena contemporânea pelo dramaturgo e diretor convidado Newton Moreno.

2. Apoiar e fortalecer a passagem para a vida profissional das/dos estudantes em seu último semestre de curso, por meio de projetos de investigação-criação que integrem as dimensões poéticas, políticas e éticas da profissão.

3. Ampliar a qualificação acadêmica e artística em práticas interpretativas, linguagens cênicas e dramaturgia, cobrindo as três áreas fundamentais do curso.

4. Estimular o diálogo intergeracional a partir das poéticas cênicas e dramaturgias de ambos artistas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Presença e Participação nas aulas, ensaios e encontros com o público; relatório final.

Cronograma (Plano de Aula)

agosto: João das Neves: sua poética e sua ética;metodologias de criação

setembro: Juan Rulfo e as passagens da Morte; laboratórios de criação de cena e ensaios-performances

outubro: laboratórios de Cena, investigação de espaços cênicos e desenho de cena (cena´rios, figurinos e maquiagem); ensaios-performance com primeira versão de roteiro

novembro: ensaios finais e apresentação pública; revisão dos registros de processo e reflexão final

Metodologia (Plano de Aula)

Conceitual: Aulas expositivas;rodas de discussão; exercícios de proposição como  dramaturgista

Prático: Laboratórios de criação cênica

Reflexivo: Relatório final contraponteando o Registro de Processo e a recepção 

Específico para o segundo semstre de 2023:

  1. PROJETO PEDRO PÁRAMO /MÉTODO

1. INTERPRETAÇÃO, ATUANTE, BRINCANTE

O livro é polifônico, muitos narradores, muitas vozes de mortos, o que pode explodir a ideia de ‘protagonismo’ e construir um exercício mais compartilhado entre os formandos.

Realismo fantástico, pesquisar este ‘estado cênico’. A alegoria, o fantasmagórico, o mágico. E os tipos populares propostos pelo livro.

Afetação do tema. Estudos cênicos sobre os ‘mortos’ de cada um dos alunxs. Camadas de ‘pessoalidade’ a serviço das personagens do livro/adaptação.

2.ESPAÇO

Explorar espaços alternativos ao italiano. Como encenar e ocupar, estar presente nesta outra relação ‘palco-plateia’. Ruptura com palco italiano. (algum site especific?). Cidade fantasma. Cemitério que é parque de diversão. A casa de horrores mexicana. (ocupar um cemitério, recriar um cemitério)

3. PALAVRA/CORPO

A língua mexicana. Explorar o idioma como linguagem também corporal. Aproximação com a latino-america, histórias irmãs. A história de exploração é (quase) a mesma; explorar as proximidades e as diferenças.

Direção musical centrada no cancioneiro mexicano em diálogo com matérias trazidos pelos/pelas estudantes.

Corpo, butô ou algo assim & danças latinas/mexicanas. Algo hierático e algo bailado.

4.DRAMATURGIA

Adaptação literária para o teatro. Base do livro e da adaptação de João das Neves, com intervenções de adaptação de Newton Moreno e do grupo de estudantes.

Observação (Plano de Aula)

O CUSRO SERÁ MINISTRADO EM PARCERIA COM O ARTISTA NEWTON MORENO, ATOR, DIRETOR E DRAMATURGO, VIA PROJETO PROFESSOR ESPECIALISTA VISITANTE, NA FUNÇÃO DE DIRETOR CONVIDADO. 

 PROJETO INTEGRADO DE CRIAÇÃO CÊNICA (PICC888-TURMA b, 2023) - "PEDRO PÁRAMO: Uma encenação e adaptação de Newton Moreno Em diálogo com a encenação e adaptação de João das Neves

a partir do livro de Juan Rulfo".