Turma AC888 - Projeto Integrado de Criação Cênica IV - Turma B
AC888 B
Projeto Integrado de Criação Cênica IV
Google Meet, Google Classroom
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Projeto de montagem cênica proposto pelos formandos, em qualquer gênero, estilo ou tendência estética, orientado por um ou mais professores, com apresentação pública final.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
A ser definida de acordo com a obra que será encenada.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo Geral:
Realização de projeto de Investigação Criação
Objetivos específicos (para o segundo semestre de 2023, com a presença do diretor convidado pelo Programa Professor ESpecialista Visitante, Newton Moreno)
1. Ampliar e fortalecer a formação do/da Artista da Cena, por meio da revisão do legado do diretor e dramaturgo João das Neves, redimensionados na cena contemporânea pelo dramaturgo e diretor convidado Newton Moreno.
2. Apoiar e fortalecer a passagem para a vida profissional das/dos estudantes em seu último semestre de curso, por meio de projetos de investigação-criação que integrem as dimensões poéticas, políticas e éticas da profissão.
3. Ampliar a qualificação acadêmica e artística em práticas interpretativas, linguagens cênicas e dramaturgia, cobrindo as três áreas fundamentais do curso.
4. Estimular o diálogo intergeracional a partir das poéticas cênicas e dramaturgias de ambos artistas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Presença e Participação nas aulas, ensaios e encontros com o público; relatório final.
Cronograma (Plano de Aula)
agosto: João das Neves: sua poética e sua ética;metodologias de criação
setembro: Juan Rulfo e as passagens da Morte; laboratórios de criação de cena e ensaios-performances
outubro: laboratórios de Cena, investigação de espaços cênicos e desenho de cena (cena´rios, figurinos e maquiagem); ensaios-performance com primeira versão de roteiro
novembro: ensaios finais e apresentação pública; revisão dos registros de processo e reflexão final
Metodologia (Plano de Aula)
Conceitual: Aulas expositivas;rodas de discussão; exercícios de proposição como dramaturgista
Prático: Laboratórios de criação cênica
Reflexivo: Relatório final contraponteando o Registro de Processo e a recepção
Específico para o segundo semstre de 2023:
- PROJETO PEDRO PÁRAMO /MÉTODO
1. INTERPRETAÇÃO, ATUANTE, BRINCANTE
O livro é polifônico, muitos narradores, muitas vozes de mortos, o que pode explodir a ideia de ‘protagonismo’ e construir um exercício mais compartilhado entre os formandos.
Realismo fantástico, pesquisar este ‘estado cênico’. A alegoria, o fantasmagórico, o mágico. E os tipos populares propostos pelo livro.
Afetação do tema. Estudos cênicos sobre os ‘mortos’ de cada um dos alunxs. Camadas de ‘pessoalidade’ a serviço das personagens do livro/adaptação.
2.ESPAÇO
Explorar espaços alternativos ao italiano. Como encenar e ocupar, estar presente nesta outra relação ‘palco-plateia’. Ruptura com palco italiano. (algum site especific?). Cidade fantasma. Cemitério que é parque de diversão. A casa de horrores mexicana. (ocupar um cemitério, recriar um cemitério)
3. PALAVRA/CORPO
A língua mexicana. Explorar o idioma como linguagem também corporal. Aproximação com a latino-america, histórias irmãs. A história de exploração é (quase) a mesma; explorar as proximidades e as diferenças.
Direção musical centrada no cancioneiro mexicano em diálogo com matérias trazidos pelos/pelas estudantes.
Corpo, butô ou algo assim & danças latinas/mexicanas. Algo hierático e algo bailado.
4.DRAMATURGIA
Adaptação literária para o teatro. Base do livro e da adaptação de João das Neves, com intervenções de adaptação de Newton Moreno e do grupo de estudantes.
Observação (Plano de Aula)
O CUSRO SERÁ MINISTRADO EM PARCERIA COM O ARTISTA NEWTON MORENO, ATOR, DIRETOR E DRAMATURGO, VIA PROJETO PROFESSOR ESPECIALISTA VISITANTE, NA FUNÇÃO DE DIRETOR CONVIDADO.
PROJETO INTEGRADO DE CRIAÇÃO CÊNICA (PICC888-TURMA b, 2023) - "PEDRO PÁRAMO: Uma encenação e adaptação de Newton Moreno Em diálogo com a encenação e adaptação de João das Neves
a partir do livro de Juan Rulfo".