Turma MP241 - Canto na Música Popular II - Turma A
MP241 A
Canto na Música Popular II
Newton da Silva
DM04
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo histórico e técnico do desenvolvimento da voz na canção popular brasileira, realizado a partir da escuta de fonogramas dos anos de 1946 a 1962, período de renovação do samba-canção e da bossa nova.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
AULA 1
A canção norte americana entre os anos de 1930 a 1950 - Canções de George e Ira Gershwin, Richard Rogers e Lourenz Hart, Cole Porter, Johnny Mercer nas vozes de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Billie Holliday e Frank Sinatra entre outros
A canção brasileira: Dick Farney
- CANÇÃO: essência e forma; análise do comportamento vocal
AULA 2
Escuta e análise de fonogramas da cantora Isaura Garcia
Escuta da gravação original de “Mensagem” (Aldo Cabral e Cícero Nunes) e das respectivas regravações que ela própria realizou ao longo da carreira.
- análise do comportamento vocal da intérprete ao longo vinte anos
Escuta e análise de fonogramas da cantora Araci de Almeida realizados na década de 1950
- análise cancional e do comportamento vocal
AULA 3
Escuta e análise da obra do compositor Lupicínio Rodrigues através de fonogramas dele próprio e de diversos intérpretes da canção brasileira.
Escuta e análise de fonogramas do grupo vocal Os Cariocas, desde o surgimento do grupo no ano de 1948 até o final da década de 1960.
- análise do comportamento vocal
- análise geral de alguns arranjos vocais
AULA 4
Escuta e análise de fonogramas da cantora Elisete Cardoso, desde o início de sua carreira no ano de 1950 até o final dos anos 1960
Escuta e análise de fonogramas da cantora Nora Ney produzidos nas décadas de 1950 e 1960;
- análise do comportamento vocal
AULA 5
Escuta e análise de fonogramas da cantora Angela Maria produzidos nas décadas de 1950 e 1960
- análise do comportamento vocal
- elementos de semiótica da canção aplicada à análise do comportamento vocal
AULA 6
Escuta e análise de fonogramas da cantora e compositora Dolores Duran
Escuta e análise de fonogramas da cantora e compositora Maysa
- análise cancional
- análise do comportamento vocal
AULA 7
Escuta e análise do disco Canção do amor demais, considerado um dos marcos da bossa nova, com canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes na voz de Elisete Cardoso.
- análise cancional (composição e arranjos)
- análise do comportamento vocal
AULA 8
Escuta e análise do disco Chega de Saudade, do cantor João Gilberto, considerado o marco essencial da bossa nova
- análise cancional (composição e arranjos)
- análise do comportamento vocal
AULA 9
Discussão sobre o texto 1-Garcia, Walter. Bim Bom – A Contradição sem conflitos de João Gilberto Ed. Paz e Terra.1999 Parte II – Capítulo I O ritmo do canto falado pág. 121 a 131
Escuta e análise de fonogramas de João Gilberto produzidos ao longo de sua carreira
- a relação voz e violão
AULA 10
Escuta e análise de fonogramas extraídos dos discos gravados conjuntamente por Miltinho e Elza Soares na década de 1960
- análise do comportamento vocal
- a improvisação e o uso de efeitos vocais (drives)
AULA 11
Escuta e análise de fonogramas da cantora Leny Andrade
Escuta e análise de fonogramas do cantor e compositor Johnny Alf
- a improvisação na canção popular brasileira
- o scat singing na canção brasileira
AULA 12
Escuta e análise de fonogramas extraídos do disco A música de Tom Jobim (1966)
- análise do comportamento vocal
- análise cancional
Discussão do texto: Tatit, Luiz. O Cancionista. EDUSP. 1995 pag. 160 a 185 Dicção de Tom Jobim
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Garcia, Walter. Bim Bom – A Contradição sem conflitos de João Gilberto Ed. Paz e Terra.1999
Parte I – Capitulo IV Em busca de uma tradição pág. 77 a 115
Parte II – Capítulo I O ritmo do canto falado pág. 121 a 131
Tatit, Luiz. O Cancionista. EDUSP. 1995 pag. 160 a 185 Dicção de Tom Jobim
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estudo das vozes da canção popular brasileira no período que vai de 1945 a 1963, também conhecido como aquele no qual ocorreu a renovação do samba-canção e a bossa nova. Essa renovação é notadamente percebida não apenas nas abordagens harmônicas, mas também no desenvolvimento das letras das canções e, principalmente, nas opções estéticas que atingem a voz e o cantar. Todas essas transformações funcionaram como uma base estruturante para a grande mudança que viria com a Bossa Nova, principalmente através do canto e da maneira de tocar o violão impressos por João Gilberto. Assim, o foco central de nosso trabalho nessa disciplina consiste nas observações sobre as transformações vocais e cancionais ocorridas no período.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
SISTEMA CONTÍNUO DE AVALIAÇÃO
- Frequência e pontualidade (1 ponto)
- Participação em aula (1 ponto)
- Discussão programada sobre os textos e entrega de resenha crítica (5 pontos)
1-Garcia, Walter. Bim Bom – A Contradição sem conflitos de João Gilberto Ed. Paz e Terra.1999 Parte II – Capítulo I O ritmo do canto falado pág. 121 a 131
2- Tatit, Luiz. O Cancionista. EDUSP. 1995 pag. 160 a 185
- Seminários em grupos de até 3 alunos (3 pontos) – as datas de apresentação dos seminários serão definidas no início das aulas.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1
A canção norte americana entre os anos de 1930 a 1950 - Canções de George e Ira Gershwin, Richard Rogers e Lourenz Hart, Cole Porter, Johnny Mercer nas vozes de Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Billie Holliday e Frank Sinatra entre outros
A canção brasileira: Dick Farney
- CANÇÃO: essência e forma; análise do comportamento vocal
AULA 2
Escuta e análise de fonogramas da cantora Isaura Garcia
Escuta da gravação original de “Mensagem” (Aldo Cabral e Cícero Nunes) e das respectivas regravações que ela própria realizou ao longo da carreira.
- análise do comportamento vocal da intérprete ao longo vinte anos
Escuta e análise de fonogramas da cantora Araci de Almeida realizados na década de 1950
- análise cancional e do comportamento vocal
AULA 3
Escuta e análise da obra do compositor Lupicínio Rodrigues através de fonogramas dele próprio e de diversos intérpretes da canção brasileira.
Escuta e análise de fonogramas do grupo vocal Os Cariocas, desde o surgimento do grupo no ano de 1948 até o final da década de 1960.
- análise do comportamento vocal
- análise geral de alguns arranjos vocais
AULA 4
Escuta e análise de fonogramas da cantora Elisete Cardoso, desde o início de sua carreira no ano de 1950 até o final dos anos 1960
Escuta e análise de fonogramas da cantora Nora Ney produzidos nas décadas de 1950 e 1960;
- análise do comportamento vocal
AULA 5
Escuta e análise de fonogramas da cantora Angela Maria produzidos nas décadas de 1950 e 1960
- análise do comportamento vocal
- elementos de semiótica da canção aplicada à análise do comportamento vocal
AULA 6
Escuta e análise de fonogramas da cantora e compositora Dolores Duran
Escuta e análise de fonogramas da cantora e compositora Maysa
- análise cancional
- análise do comportamento vocal
AULA 7
Escuta e análise do disco Canção do amor demais, considerado um dos marcos da bossa nova, com canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes na voz de Elisete Cardoso.
- análise cancional (composição e arranjos)
- análise do comportamento vocal
AULA 8
Escuta e análise do disco Chega de Saudade, do cantor João Gilberto, considerado o marco essencial da bossa nova
- análise cancional (composição e arranjos)
- análise do comportamento vocal
AULA 9
Discussão sobre o texto 1-Garcia, Walter. Bim Bom – A Contradição sem conflitos de João Gilberto Ed. Paz e Terra.1999 Parte II – Capítulo I O ritmo do canto falado pág. 121 a 131
Escuta e análise de fonogramas de João Gilberto produzidos ao longo de sua carreira
- a relação voz e violão
AULA 10
Escuta e análise de fonogramas extraídos dos discos gravados conjuntamente por Miltinho e Elza Soares na década de 1960
- análise do comportamento vocal
- a improvisação e o uso de efeitos vocais (drives)
AULA 11
Escuta e análise de fonogramas da cantora Leny Andrade
Escuta e análise de fonogramas do cantor e compositor Johnny Alf
- a improvisação na canção popular brasileira
- o scat singing na canção brasileira
AULA 12
Escuta e análise de fonogramas extraídos do disco A música de Tom Jobim (1966)
- análise do comportamento vocal
- análise cancional
Discussão do texto: Tatit, Luiz. O Cancionista. EDUSP. 1995 pag. 160 a 185 Dicção de Tom Jobim
AULA 13
Apresentação dos seminários
AULA 14
Apresentação dos seminários
AULA 15
Apresentação dos Seminários
Metodologia (Plano de Aula)
A partir da escuta de fonogramas, será possivel o reconhecimento das vocalidades que constituiram esse período histórico da canção popular brasileira, correlacionando a presença das vozes com a existência das canções e as articulações de sentido, a partir da percepção das vocalidades que marcaram aquele momento e criaram bases para a canção e as maneiras de cantar que viriam depois.
Observação (Plano de Aula)
Indicações bibliográficas e discográficas complementares poderão surgir caso a docente julgue pertinente e importante para a boa compreensãoe desenovlivmento dos alunos.