Turma MP440 - História e Linguagem da Música Popular IV - Turma A
MP440 A
História e Linguagem da Música Popular IV
Newton da Silva
PB05
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo da história da música popular brasileira das origens aos dias de hoje. Gêneros, estilos, artistas e movimentos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Bossa Nova e o “tempo da delicadeza”
2. A canção engajada.
3. A estridência tropicalista.
4. Canção e desbunde: 1969-1975.
5. A MPB, cultura e política – anos 70.
6. Lira Paulistana: produção independente e experimentalismo.
7. O BRock dos anos 80.
9. Diversidade, fragmentação e novas tradições.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ARIZA, Adonay. Electronic: samba (A música brasileira no contexto das tendências internacionais). São Paulo, Fapesp/Annablume, 2006.
CALADO, Carlos. Tropicália: A história de uma revolução musical. SP, Editora 34, 1997.
CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo, Perspectiva, 1986.
CARVALHO, Gilberto de Chico Buarque: análise poético-musical. RJ, CODECRI, 1984.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. São Paulo, Editora 34, 1996.
DUNN, Christopher. Brutalidade jardim: a Tropicália e surgimento da contracultura brasileira. São Paulo, Editora da UNESP, 2009,
FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegria, alegoria. SP, Kairós, 1979.
FENERICK, José Adriano. Façanhas às próprias custas: a produção musical da vanguarda paulista (1979 – 2000). São Paulo, FAPESP/Annablume, 2007.
GIUMBELLI, Emerson, DINIZ, Júlio Cesar Valladão, NAVES, Santuza Cambraia (orgs.) Leituras sobre música popular: reflexões sobre sonoridades e cultura. RJ, 7 Letras, 2008.
MORELLI, Rita C. L. Indústria fonográfica: um estudo antropológico. Campinas, Editora da UNICAMP. 1991.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação(1950 – 1980). São Paulo, Contexto, 2001.
____________________. A síncopa das idéias: a questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo, Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
NAVES, Santuza/ COELHO, Frederico Oliveira/ BACAL, Tatiana. A MPB em discussão: entrevistas. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2006.
NESTROVSKI, Arthur. Lendo música: 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo, Publifolha, 2007.
SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homen de. A canção no Tempo: 85 anos de músicas brasileira (vol. 2: 1958-1985). São Paulo, Editora 34, 1998.
TATIT, Luiz. O século da canção. São Paulo, Ateliê Editorial, 2004.
__________. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo, EDUSP, 1996.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estudar, analisar e interpretar a criação e a produção da música popular brasileira contemporânea. Investigar as diferentes construções estéticas que se criaram no contexto das novas tecnologias de produção, difusão e consumo. Analisar e interpretar as relações entre a música popular, em particular a canção, e as mudanças do mercado fonográfico hegemônico no século XXI.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
1-) prova I (30%) e prova II (30%); 2-) Trabalho (análise de canção) (30%); 3-) participação em sala de aula (10%)
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 01: Apresentação do curso.
AULA 02: Chico Buarque, Tinhorão entre os fins e as finalidades da canção.
AULA 03: As finalidades e os fins da canção no XX: da cultura à política.
AULA 04: Os fins e as finalidades da canção no século XXI - rede de recados.
AULA 05: Configuração e expansão do mercado fonográfico brasileiro nas décadas de 1980/90: a música popular entre a globalização econômica e a mundialização da cultura.
AULA 06: Mundial, global e autenticidade.
AULA 07: Estudo de caso - a música popular entre a World music e canção de “raiz”.
AULA 08: PROVA I
AULA 09: Análise de canção: métodos e práticas - Tom Jobim/Matita Perê.
AULA 10: Estudo de caso - Racionais MC's e a violência da sociedade contemporânea brasileira.
AULA 11: Estudo de caso - tecnobrega e outros “brasis”.
AULA 12: Estudo de caso - música “independente” ou música comercial à margem do mercado hegemônico da canção brasileira?
AULA 13: Estudo de caso - porque a gente ainda grava discos?
AULA 14: Estudo de caso - o nicho da música instrumental brasileira.
AULA 15: PROVA II+entrega do trabalho pelo Classroom.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, leitura e análise de textos sobre História da Música Popular Brasileira.