Turma MP441 - Canto na Música Popular IV - Turma A
MP441 A
Canto na Música Popular IV
Newton da Silva
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo histórico e técnico do desenvolvimento da voz na música caipira e no samba paulista.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conteúdo programático
AULA 1
Congado, Moçambique, Catopês – as vozes e a tradição nas Minas Gerais
AULA 2
Escuta e análise de alguns fonogramas dos discos
Milton Nascimento – 1967
Courage - 1969
- como se comporta a voz de Milton neste trabalho?
- quais as características das canções desse álbum?
AULA 3
Escuta e análise do Comportamento Vocal (emissão, registro, articulação rítmica, qualidade vocal) a partir da observação da ocorrência no disco Milton (1970)
AULA 4
Outras sonoridades do mundo e o impacto sobre as canções do Clube da Esquina
Miles Davis – Round midnight
Pink Floyd – The dark side of the moon
Beatles – Sargent Peppers Lonely Hart Club Band
AULA 5
Escuta e análise cancional a partir da escuta de fonogramas do disco
Clube da Esquina 1 1972
- Pressuposto teórico (integração entre melodia e letra)
AULA 6
Escuta e análise de dois fonogramas da canção “Trem Azul”
Lo Borges 1972
Elis Regina - Trem Azul 1980
Discussão de texto
Música de Montagem - a composição de música popular no pós-1967 - Capítulo 3 Acontecimentos Musicais pag 89 a 105. É realizações Editora. 2017
AULA 7
Escuta e análise de fonogramas do disco
Milagre dos Peixes (1974)
AULA 8
Escuta e análise do comportamento vocal de fonogramas do disco
Minas (1975)
Leitura: Em busca do povo brasileiro
AULA 9
Escuta e análise de fonogramas dos discos
Missa dos Quilombos (1981)
Anima (1982)
- discussão pautada nos eixos música, política e religiosidade
AULA 10
Escuta e análise de fonogramas do disco
Terra dos Pássaros (Toninho Horta)
- canção instrumental (conceito)
AULA 11
Escuta e análise de fonogramas dos discos
Amor de índio (Beto Guedes)
Via Láctea (Lo Borges)
AULA 12
A música mineira pós-Clube da Esquina
Skank; Titane; Makely Ka; Flavio Henrique; Ceumar
Bibliografia (Catálogo da DAC)
Alvim, Thais N. A Sonoridade Específica do Clube da Esquina – Dissertação de Mestrado – IA - Unicamp
Diniz, Sheyla Castro. “...De tudo que a gente sonhou” amigos e canções do Clube da Esquina. Fapesp/Intermeios 2017.
Molina, Sergio. Música de Montagem - a composição de música popular no pós-1967. Editora É Realizações. 2017
Ridenti, Marcelo. Em busca do povo brasileiro. Editora Record .2000
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Escuta dedicada à música produzida nas Minas Gerais, desde as tradições populares, ao Clube da Esquina, esse lugar mítico que abrigou, durante os anos 1970, a produção musical de um grupo de artistas que se tornou referência para as novas gerações. Além de ouvir criticamente uma parte considerável da produção musical de Milton Nascimento, Toninho Horta, Lo Borges, Beto Guedes, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Nelson Ângelo entre outros, a disciplina propõe mergulhar no canto dos congados e dos moçambiques em busca de parte da tradição musical que também ecoou na música do Clube da Esquina. E, além disso, escuta e análise de parte da obra de artistas pós-Clube que foram impactados por toda essa história musical. Sempre tendo como foco central as diversas abordagens da voz e o material cancional.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
SISTEMA DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
- Frequência e pontualidade (1 ponto)
- Participação em aula (1 ponto)
- Discussão sobre os textos indicados (2 pontos)
Música de Montagem - a composição de música popular no pós-1967 - Capítulo 3 Acontecimentos Musicais pag 89 a 105. É realizações Editora. 201
Trabalho escrito sobre comportamento vocal (6 pontos)
A partir das escutas, das leituras e discussões realizadas, escrever um artigo com até 8 laudas. Fonte Arial 12; espaçamento 1,5; Folha de rosto, Introdução, texto principal, conclusão. Referências bibliográficas e discográficas
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1
Congado, Moçambique, Catopês – as vozes e a tradição nas Minas Gerais
AULA 2
Escuta e análise de alguns fonogramas dos discos
Milton Nascimento – 1967
Courage - 1969
- como se comporta a voz de Milton neste trabalho?
- quais as características das canções desse álbum?
AULA 3
Escuta e análise do Comportamento Vocal (emissão, registro, articulação rítmica, qualidade vocal) a partir da observação da ocorrência no disco Milton (1970)
AULA 4
Outras sonoridades do mundo e o impacto sobre as canções do Clube da Esquina
Miles Davis – Round midnight
Pink Floyd – The dark side of the moon
Beatles – Sargent Peppers Lonely Hart Club Band
AULA 5
Escuta e análise cancional a partir da escuta de fonogramas do disco
Clube da Esquina 1 1972
- Pressuposto teórico (integração entre melodia e letra)
AULA 6
Escuta e análise de dois fonogramas da canção “Trem Azul”
Lo Borges 1972
Elis Regina - Trem Azul 1980
AULA 7
Discussão de texto
Música de Montagem - a composição de música popular no pós-1967 - Capítulo 3 Acontecimentos Musicais pag 89 a 105. É realizações Editora. 2017
AULA 8
Escuta e análise de fonogramas do disco
Milagre dos Peixes (1974)
AULA 9
Escuta e análise do comportamento vocal de fonogramas do disco
Minas (1975)
AULA 10
Escuta e análise de fonogramas dos discos
Missa dos Quilombos (1981)
Anima (1982)
- discussão pautada nos eixos música, política e religiosidade
AULA 11
Escuta e análise de fonogramas do disco
Terra dos Pássaros (Toninho Horta)
- canção instrumental (conceito)
AULA 12
Escuta e análise de fonogramas dos discos
Amor de índio (Beto Guedes)
Via Láctea (Lo Borges)
AULA 13
A música mineira pós-Clube da Esquina
Skank; Titane; Makely Ka; Flavio Henrique; Ceumar
AULA 15
Discussão e esclarecimentos sobre o artigo solicitado no início do semestre
AULA 14
Entrega dos trabalhos e Considerações finais sobre o desenvolvimento da disciplina.
Metodologia (Plano de Aula)
Escuta e análise dos fonogramas descritos;
Embasamento teórico para realização da Análise do comportamento vocal;
Leitura de textos para compreensão do momento musical, político e social vivido no período estudado.
Observação (Plano de Aula)
A partir do desenvolvimento das atividades, poderão surgir demandas complementares com relação às leituras e processos de escuta.