Turma MP641 - Canto na Música Popular VI - Turma A
MP641 A
Canto na Música Popular VI
Newton da Silva
DM04
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo progressivo e sistemático do repertório que caracteriza a vanguarda paulista, bem como a produção alternativa de música na cidade de São Paulo nos anos 1980.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira – um estudo sobre a vanguarda paulista. 2011. Ateliê Editorial. São Paulo
TATIT, Luiz. Todos entoam – ensaios, conversas e canções. Publifolha. 2007
WISNIK, José Miguel. Sem receita – ensaios e canções. 2004. Publifolha. Texto:Te manduco-não-manduco: A Música Popular de São Paulo. Pág. 301 a 317.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Estudo das vozes e das obras de artistas ligados à movimentação denominada Vanguarda Paulista, ocorrida na cidade de São Paulo a partir de final dos anos 1970. Considerado um momento de grande transformação na canção popular brasileira, cujas propostas tanto para o canto quanto para as composições levaram algumas décadas para serem assimiladas pelo público. Além da escuta das vozes desses artistas reconhecidamente ligados à vanguarda na canção popular, como Ná Ozzetti, Suzana Salles, Eliete Negreiros, Tetê Espindola, Luiz Tatit, Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé, também serão tecidas discussões em torno da cena independente bastante alimentada naquele momento e com propostas artísticas bastante diversas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Frequencia e pontualidade (1 ponto)
Participação em aula (1 ponto)
Discussão sobre os textos propostos (4,5 pontos)
MACHADO, Regina. A voz na canção popular brasileira – um estudo sobre a vanguarda paulista
Pag 11 (Prefácio) até pag 62
Pag 63 a 78 Elementos para análise do comportamento vocal
WISNIK, José Miguel. Sem receita – ensaios e canções. Te manduco-não-manduco: A Música Popular de São Paulo. Pág. 301 a 317.
TATIT, Luiz. Todos entoam – ensaios, conversas e canções. Publifolha. 2007.
A transmutação do artista . PÁG 212 a 229
Seminário (3,5 pontos)
Apresentação de seminário focalização a obra de um dos artistas escutados, tendo como centro a realização vocal.
Cronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
AULA 1 Apresentação dos materiais que serão estudados na disciplina e escuta de alguns fonogramas do Grupo RUMO
AULA 2 Escuta analítica da obra Clara Crocodilo de Arrigo Barnabé
AULA 3
Escuta analítica das valsas de Arrigo Barnabé gravadas por Tuca Fernandes e Quinteto D’elas
AULA 4
Escuta analítica do disco Pássaros na Garganta de Tetê Espíndola
AULA 5
Escuta analítica de parte da obra do compositor Itamar Assumpção
AULA 6
Discussão sobre o texto indicado no cronograma
AULA 7
Vocalidades em Itamar Assumpção – compreensão e análise a partir da escuta de fonogramas
AULA 8
Escuta e análise do comportamento vocal a partir de fonogramas da cantora Suzana Salles
AULA 9
Escuta e análise do comportamento vocal a partir de fonogramas da cantora Ná Ozzetti
AULA 10
Escuta e análise cancional e do comportamento vocal a partir de fonogramas do cantor e compositor Luiz Tatit
AULA 11
Apresentação de seminário
AULA 12
Apresentação de seminário
AULA 13
Apresentação de seminário
AULA 14
Aula reservada para finalizações e comentários sobre os seminários apresentados
Metodologia (Plano de Aula)
Escuta de fonogramas para análise do comportamento vocal
Leitura de textos e discussão