Turma MU056 - Tópicos Especiais em Música III - Turma RM
MU056 RM
Tópicos Especiais em Música III
Google Meet, WhatsApp
Newton da Silva
DM04
16/06/2023 11:34
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo programado de assunto relevante em área específica da música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
será disponibilizado na ocasião do oferecimento da disciplina.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
será disponibilizada na ocasião do oferecimento da disciplina.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- fomentar as discussões entorno das demandas para a atuação profissional;
- possibilitar discussões entorno do papel educativo do artista e da arte;
- possibilitar o contato com artistas da cena independente que possam compartilhar suas experiências profissionais;
- possibilitar o contato com produtores, jornalistas e críticos musicais;
- possiblitar o conhecimento sobre as etapas de produção e o que envolvem;
- fomentar a realiização coletiva;
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Frequência e participação em aula
Apresentação do Projeto: preparar e descrever as etapas de produção de um objeto artístico (show, disco, vídeoclipe, single). A apresentação será no formato seminário contando com o trabalho escrito a ser entregue na mesma data.
Cronograma (Plano de Aula)
AULA 1 - Como organizar uma produção (show; aula show)
AULA 2 - Como organizar uma produção (single, álbum)
AULA 3 - Como obter recursos (Editais, patrocínios, Leis de Incentivo)
AULA 4 - Encontro com profissional da área
AULA 5 - Encontro com profissional da área
AULA 6 - Como organizar um roteiro (show)
AULA 7 - Como organizar um repertório (disco)
AULA 8 - Encontro com profissional da área
AULA 9 - Encontro com profissional da área
AULA 10 – Encontro com profissional da área
AULA 11 – O direito autoral e os direitos conexos (Entidades e afiliação)
AULA 12 – Apresentação de Projetos
AULA 13 – Apresentação de Projetos
AULA 14 – Apresentação de Projetos
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas objetivas com perspectivas definidas de realizações; panorama sobre as leis de incentivo; editais e captação de recursos
Conversas com profissionais da área;
Observação (Plano de Aula)
Atendendo a uma demanda dos proprios alunos, organizei esta disciplina que possui uma perspectiva bastante prática, mas cujo ponto de partida envolve processos reflexivos que geram perguntas e demandam respostas: Como viabilizar um trabalho artístico no momento atual? Por que criar? Para quem? De que maneira viabilizar esses processos? Quais etapas estão envolvidas nesses fazeres? Arte e educação podem andar separadamente? Arte e entretenimento são a mesma coisa?
Enfim, são muitas as questões que levam a toda essa movimentação. Esta disciplina não tem a pretensão de responder a todas as perguntas, mas sim de fomentar o espírito investigativo e apontar alguns caminhos possíveis.