Turma MU059 - Rítmica II - Turma A

Código / Turma

MU059 A

Nome

Rítmica II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom
Criado por
Newton da Silva
Observações Oferecimento

DM35

Atualizado em
16/06/2023 11:34
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Leandro Barsalini

Vinicius de Sousa Fraga

Ementa (Catálogo da DAC)

Treinamento auditivo e prática progressiva rítmica. Conceitos, análise, exercícios e ditados.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Solfejos e ditados com agrupamentos de semicolcheias, compassos simples e compostos. Solfejos e improvisações com ostinatos. Transcrições rítmicas. Exercícios de Rítmica (Gramani). Conceitos rítmicos.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

O cronograma reflete um planejamento prévio, idealizado. Portanto, é passível de ajustes e pequenas alterações, considerando que o fluxo dos acontecimentos no decorrer do tempo não pode e nem deve ser totalmente previsível ou controlável (espero que tenhamos ao menos aprendido essa lição com a pandemia). Caso ocorram, tais alterações pontuais terão como objetivo, em qualquer caso, garantir as melhores condições de aprendizado dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado.

Da mesma maneira e pelos mesmos motivos já expostos, as datas de avaliações podem sofrer alterações. Caso ocorra alguma alteração nesse sentido, os alunos serão comunicados com antecedência mínima de 15 dias da nova data. 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Desenvolver fluência e precisão no solfejo e na escrita de ritmos. Trabalhar a coordenação motora e independência dos membros. Oferecer uma boa fundamentação conceitual.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

2 Avaliações de solfejo / execução de sequências rítmicas (totalizando 50 pontos), nas quais são consideradas a pertinência das execuções em relação ao conteúdo solicitado, manutenção de pulsação, fluência rítmica, expressividade musical.

Avaliação de transcrições (totalizando 30 pontos), nas quais considera-se a capacidade de identificar e registrar através de notação ritmos de excertos musicais acessados auditivamente.

2 avaliações de atividades do Gramani (totalizando 20 pontos), nas quais consideram-se a correta execução dos exercícios conforme solicitado, além da criatividade na sua adaptação a instrumentos e/ou objetos sonoros.

Cronograma (Plano de Aula)

  • SEMANA 1  – solfejos semicolcheias simples com ligaduras I
  • SEMANA 2 – solfejos semi com ligaduras II / Gramani I a
  • SEMANA 3  – solfejos semi com ligaduras III / transcrições  / Gramani I b
  • SEMANA 4 – solfejos semi compostos I / Gamani I d
  • SEMANA 5 - solfejos semi compostos II 
  • SEMANA 6  – AVALIAÇÃO I SOLFEJOS (semi com ligaduras) – entrega 11 set. 
  • SEMANA 7  – solfejos semi compostos III / transcrições
  • SEMANA 8  – solfejos semi compostos IV 
  • SEMANA 9  – solfejos semi compostos com ligaduras I /  Gramani II a
  • SEMANA 10  – solfejos semi compostos com ligaduras II /  Gramani II b
  • SEMANA 11  –  AVALIAÇÃO II SOLFEJOS (semi compostos) - entrega 16 out.
  • SEMANA 12  – Gramani
  • SEMANA 13 - Gramani
  • SEMANA 14 - AVALIAÇÃO GRAMANI - entrega 06 nov.
  • SEMANA 15 - transcrições
  • SEMANA 16 -  AVALIAÇÃO TRANSCRIÇÕES - 20 nov.

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas presenciais semanais; vídeos instrucionais com execução de exercícios rítmicos, solfejos e ditados gravados pelos docentes e material de estudo correlato disponibilizados no classroom; plantões de dúvidas (monitorias) semanais. Transcrições semanais.

Observação (Plano de Aula)

O cronograma reflete um planejamento prévio, idealizado. Portanto, é passível de ajustes e pequenas alterações, considerando que o fluxo dos acontecimentos no decorrer do tempo não pode e nem deve ser totalmente previsível ou controlável. Caso ocorram, tais alterações pontuais terão como objetivo, em qualquer caso, garantir as melhores condições de aprendizado dos alunos em relação ao conteúdo trabalhado.

Da mesma maneira e pelos mesmos motivos já expostos, as datas de avaliações podem sofrer alterações. Caso ocorra alguma alteração nesse sentido, os alunos serão comunicados com antecedência mínima de 15 dias da nova data.